'Olá Felipe,
Procurando Pumas na Internet descobri o seu Blog por que vi uma miniatura perfeita do Puma #8 feita pelo Ricardo Tropia, cujo telefone já anotei.
Você quando jovem foi vizinho da Comercial MM, que revendia os Pumas em SãoPaulo e onde eram preparados para corrida, então mando um pouco da historia do Puma #8. Os Pumas de corrida eram fabricados em fibra de vidro mais "fina" para ficarem mais leves, na Puma no galpão da antiga Ford, no Ipiranga e vinham sem acabamento, apenas com o banco do piloto para Comercial MM na Avenida Santo Amaro, para serem preparados para corridas. Aí mudávamos a caixa de cambio e o motor era "enxertado" com peças Porsche, carter seco com radiador de óleo colocado no bico do carro, rodas Scorro de magnésio e pneus Cinturato Pirelli. Comecei correndo na rua em Piracicaba - onde nasci - com DKW VEMAG, cujo chefe de equipe era o Jorge Lettry e o Crispim um dos mecânicos, que depois se tornaram os homens que fariam os Pumas. Quando vi o primeiro Puma me apaixonei e comprei um na versão de corrida e o meu primeiro patrocinador foi a Caninha Cavalinho de Piracicaba. O número 8 era mais prático e barato, pois cada circuito que chegávamos os carros locais já tinham números e bastava uma fita preta ele se tornar 48, 81, 18 ou 8, sem ter que pintar (hoje se usam adesivos). Agora as fotos:
Puma #8 de Angi Munhoz vence em Brasília.
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5 comentários:
Milton e Crispim mto jovens tb.
(Ronaldo)
Grande Angi, o Crispim está do mesmo geito! Belas fotos.
Um abraço
Rui
Karacas, fotos realmente historicas!!!!
Parabéns pelo arquivo e pelo depoimento Angi!
Olá Angi,
muito interessante seu artigo. Gostaria de saber mais detalhes sobre as alterações mecânicas. Quais as relações de marchas eram usadas e quais as mudanças no motor? Podendo deixa a gente saber mais sobre o trabalho de vocês.
Abraços
Christian
Caras faz tempo,mas vamos lá: colocavamos um tanque de inox de 15 litros dentro do Puma e um radiador de oleo no bico do carro e no motor uma bomba dupla de oleo ( tocada pelo virabrequim no lugar da correia do gerador) que puxava do carter seco com um pescador colocado em uma caneca no dreno do oleo do motor e comprimia o oleo no motor.
A refrigeração era otima pois tinhamos quase 20 litros de oleo no circuito entre mangueiras, tanque e radiador, o que dava muita durabilidade ao motor que geralmente era de 1900cc.
Bom caras outro dia falo do cambio pra vcs. abraços Angi
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