A calota no detalhe. Percebam que as rodas da Kombi ainda são do modelo fechado, sem ventilação dos freios.
O Puma GT de 1969 continuou praticamente o mesmo, mudando painel e alguns pequenos detalhes de carroceria. Devido a esta foto abaixo - amplamente conhecida - e ao Catalogo de publicidade e de peças, o modelo 1969 ficou marcado por usar rodas de magnésio "Bolo de noiva" fabricadas pela Scorro. Mas isso não é via de regra.
Vejam a foto do Puma número 300 fabricado em 4 de junho de 1969, ele tem rodas de aço e calotas.
Então na foto abaixo, todos falariam ser um 1968 por causa das rodas, mas pode não ser, talvez um 1969, porque as rodas de magnésio eram oferecidas como opcional.
A foto do Catalogo de publicidade que mostra o GT com as rodas de magnésio.As rodas apelidadas de "Bolo de noiva" por ter um desenho rebuscado, como em um bolo de noiva, aparecerem pela primeira vez na pista de Salvador na Bahia-SP, utilizada pelo Puma #17, a estréia do Puma VW nas pistas de corridas. Isso foi em outubro de 1968.
A foto do Catalogo de publicidade que mostra o GT com as rodas de magnésio.As rodas apelidadas de "Bolo de noiva" por ter um desenho rebuscado, como em um bolo de noiva, aparecerem pela primeira vez na pista de Salvador na Bahia-SP, utilizada pelo Puma #17, a estréia do Puma VW nas pistas de corridas. Isso foi em outubro de 1968.
Elas eram oferecidas como opcionais nas medidas 5,5 JK x 13 para a dianteira e 7 JK x 13 para a traseira, com pneus 165 x 13 e 185 x 13 respectivamente. E sua pintura era integral em alumínio uso geral duco, não tinham áreas polidas.
A borboleta - imitação do cubo rápido - era outro item opcional. O proprietário poderia optar pela rodas com as borboletas (foto abaixo) ou sem elas (foto acima), que neste caso usava a tampa central com a marca Scorro.
Todos os Puma GT 4R utilizavam as rodas "Bolo de noiva" 7" na dianteira e 8" na traseira, com borboleta e os aros polidos.
A Scorro fabricou esse modelo de roda também em aro 14 e 15 para utilização nos Bug Kadron e venda para modelos VW.
A borboleta - imitação do cubo rápido - era outro item opcional. O proprietário poderia optar pela rodas com as borboletas (foto abaixo) ou sem elas (foto acima), que neste caso usava a tampa central com a marca Scorro.
Todos os Puma GT 4R utilizavam as rodas "Bolo de noiva" 7" na dianteira e 8" na traseira, com borboleta e os aros polidos.
A Scorro fabricou esse modelo de roda também em aro 14 e 15 para utilização nos Bug Kadron e venda para modelos VW.
A concorrência se agitou com o sucesso das rodas de magnésio da Scorro e a primeira a fazer frente com igual aceitação foi a Italmagnésio, com o modelo "Castelinho" que equipa o Puma abaixo. Essa roda não foi original de nenhum carro, apenas era vendida em loja de acessórios e poderia ser usada também em Fusca e Karman Ghia.
6 comentários:
No "cubo rápido" do Puma GT 1969, ou seja, o de tres pontas, a carinha era fundida em alto relevo?Se não, como era este detalhe?
Ótimo post Felipe!
Tais rodas que todos nós sabemos que foram extremamente valorizadas.
Carlos Eduardo
Felipe, está faltando o quinto parafuso na roda do Puma azul com a roda "castelinho".
Léo,
Era tipo impresso em off-set, sem relevo, apenas o desenho.
Carlos, e na minha opinião as mais bonitas já criadas. O 69 é lindo também por causa dessas rodas. Em 1973 ou 74 conheci um Puma 1969 com rodas de ferro e calotas, o opcional das rodas de magnésio não foi aceito pelo proprietário.
Fernando, é que o proprietário do Gulf azul queria que parecesse mais moderno com quatro parafusos...rsrs
Sr. Nicoliello,
Deixa eu ver se entendi. O Puma classic 1968 vinha com rodas de aço estilo Kombi, mas poderiam vir com as famosas "bolo de noiva"?? E a entrada de ar na parte dianteira que era vertical no de 1968, no de 69 era horizontal?? Eu queria que o senhor me respondesse isso já que é um especialista no assunto, pois tem uma imagem no google de um puma 68, melhor, dizem que é 68, mas acho que é 69: veja só: http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1092&bih=514&tbm=isch&tbnid=Kkp3frWXl55-PM:&imgrefurl=http://carrosomeumundo.blogspot.com/2011/09/puma-gt-1968.html&docid=vluAPEfTshXKoM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-vpCEWA9GA2M/TnFWLq1ZiXI/AAAAAAAAAn0/jd-IfbUCcM4/s1600/gt68_DSC07537%2525255B1%2525255D.JPG&w=1024&h=768&ei=-aSxT7GCJY6E8QSopPmQCQ&zoom=1&iact=hc&vpx=634&vpy=162&dur=769&hovh=194&hovw=259&tx=111&ty=116&sig=111288346544420713014&page=3&tbnh=143&tbnw=178&start=20&ndsp=15&ved=1t:429,r:13,s:20,i:147
Eu acho esse mais bonito que o 68, mas não sei se é tudo original.
Tyrrell,
O Puma GT 1500 1968 vinha com as mesmas rodas de aço aro 14" e tala 5" da Kombi 1968. Somente em outubro de 1968, as rodas de magnésio "bolo de noiva" aro 13" da Scorro estrearam nas pistas, nos 500 km da Bahia. Entrou em linha no inicio de 1969. Então, em 1969 as rodas de magnésio aro 13" eram opcionais, pois ainda o carro vinha com as rodas de aço.
As entradas de ar verticais dianteiras eram unicamente do modelo 1968.
Esse carro da foto está com as rodas "castelinho" fabricadas pela Italmagnésio e nunca foram originais de carro algum. Era acessório vendido em lojas independentes, para ser colocado na linha VW de cinco furos. Além disso, o espelho retrovisor não é original; as bolhas faltam o friso metalizado e o buraco com borracha para respiro do local; faltam as calhas de chuva; e o "brucutu" era o mesmo do Fusca, cromado e não esse de modelo mais atual que está nesse Puma. Como se vê, vc não pode dar crédito a um carro com diversos itens não originais.
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