A reportagem da revista Oficina de novembro/dezembro de 1972, enviada pelo meu amigo Eduardo Tonin, traz sobre o motor de oito cilindros que a Puma queria criar. No mesmo molde dos Fittipaldi, que fizeram o Fusca com dois motores VW a ar emendados, a Puma também tentou e não deu certo. O Miguel Crispim não participou deste projeto, era comandado pelo Milton Masteguin. A carência de melhores motores e a falta de dinheiro era tão grande, que todos tentavam de tudo, para melhorar o desempenho dos esportivos nacionais e a Puma, como uma boa competidora em corridas, não fugia a regra.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Reportagens - Oficina 1972 - Motor 8 cilindros
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12 comentários:
Caros colegas Pumeiros,
Por falar em Pumas de corrida, vejam que interessante este anúncio de um Puma bastante modificado:
http://www.jameslist.com/advert/138719/for-sale-vw-race-car
Será que é esse motor que está no Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo/RS ?
Sempre ouvi histórias sobre este projeto mas é a primeira vez que vejo fotos. Impressionante !
Bem lembrado João Cesar talvez seja este motor mesmo que esta no museu...
No blog que cita anisio http://www.obvio.ind.br/O%20VW%20Fusca-Fittipaldi%20de%20dois%20motores.htm conta a história do "fusca fitipaldi" com o motor 8 cilindros. vale a pena dar uma olhada. Abraços!!!
Posso estar enganado, me corrijam se estiver, mas o do museu é o motor Jamaro.
Este motor equipava o protótipo Jamaro construido pelos irmãos Jair e Jairo Amaro. O bimotor só foi usado em testes do protótipo, Bob Sharp e Vicente Domingues o pilotaram algumas vezes. Originalmente era um 2600cc (dois 1300) hoje equipado com kits 1500 é 3.0, foi recuperado por Paulo Trevisan e está funcionando, mas ainda sofre com problemas de lubrificação.
Chico Biela, conhecido dos amantes dos boxers está atualmente trabalhando na construção de outro B8 (boxer 8 cilindros) que chama de Nexus-8, junto trabalha num B6 (Nexus-6) e um B2(Nexus-2).
Benicio,
Já falei deste Puma três vezes, veja em:
http://www.pumaclassic.com.br/2009/06/puma-pelo-mundo.html
http://www.pumaclassic.com.br/2009/06/puma-pelo-mundo-off-road-2.html
http://www.pumaclassic.com.br/2010/04/puma-pelo-mundo-off-road-3.html
Moçada,
O Stael está correto, o primeiro projeto é o Jamaro, depois o motor dos irmãos Fittipaldi e por último o motor 8 cil. da Puma. Existem diferenças entre si, mas a filosofia a mesma, ou seja, fazer dois motores a ar VW funcionarem juntos. Mas nenhum deles teve a ousadia e dinheiro para fazer o que a VW fez para o motor do Bugatti, juntar dois V8 Audi lateralmente, formando o motor em "W". Talvez se junta-se os dois motores a ar na forma de cruz, poderia dar certo, quase um rotativo. Ó eu viajando na maionese...
Faz muito bem Felipe, se não fosse viajando na maionese, quem fabricaria carros de corrida numa fazenda do interior. Nessa fazenda fariam um carro para tentar o recorde nacional de velocidade, que seria conseguido e tal recorde sustentado por várias décadas. Viajar na maionese as vezes dá certo.
Não quero contestar ninguém, mas no blog do Mestre Joca saiu informação de que os irmãos Jair e Jairo Amaro já declararam não ter sido eles os construtores do motor vw 8 cilindros: http://mestrejoca.blogspot.com/2010/03/mitos-e-verdades7.html ...
Vale a pena ler o texto do Joca e os comentários, inclusive do Trevisan.
Independente de ter sido ou não construído pelos irmãos, o motor do Trevisan é o mesmo da Puma?
http://www.fotolog.com.br/berlineta/41958023
Sei não amigos mas a origem do motor que esta com o Trevisam talvez seja o da puma mesmo, inclusive o João lembrou bem sobre a discursão que rolou no blog do mestre joca..
Fantastico. Ja tive 3 pumas e sou um fã da marca. Nunca tinha ouvido falar neste motor.
Este site já virou parada obrigatoria no meu deia a dia
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