Começando o ano com uma questão e o principal VALE CHAVEIRO PUMA da Automodelli para a primeira resposta correta. Qual o nome dado pela Puma para o projeto da foto abaixo e em que ano?
Projeto de um pequeno veículo de passageiros, concebido entre 71/72, recebeu o nome de projeto W em homenagem a Wilson Draunzio Brasiliense, um dos mais entusiamados colaboradores do projeto. Usava motor holandês DAF. Conhecido como Mini-Puma, foi apresentado no salão do automovel de 74 mas nunca entrou em produção.
Depois dos comentários acima, com tantos detalhes, quase desisti de opinar. Mas, uma vaga lembrança me diz que este projeto seria o CUORE, automóvel de pequenas proporções que seria fabricado em parceria com uma grande montadora asiática.
Retificando as datas: Projeto concebido entre 70 e 72, ano em que foi arquivado. Em 74 foi realizado às pressas para ser apresentado no salão do automovel. Modificações no projeto e construção do prototipo foram feitas em apenas 4 meses, envolvendo diretamente o trabalho de 35 pessoas numa média diária de 10 horas. Na construção desse protótipo foram empregados Cr$578.000,00 e envolvidos cerca de quinhentos fornecedores da fábrica.
Fernando o CUORE era um veículo fabricado pela DAIHATSU (aliás, ainda é). Em 1982, uma associação entre a Puma e a fabricante do Cuore visava a fabricação dele no Brasil com o nome de Mini-Puma.
Se não for o projeto W pelo menos aprendi mais essa!!
Stael, minha colocação foi mero palpite baseado no tamanho das rodas, que me pareceu ser um aro quinze de 4,5 polegadas com pneus 5.60x15 ou 165.70x15 fusca ou TL - Variant - Karmann Ghia, distância entre eixos e o motor que não me pareceu ser um 6 cilindros Chevrolet.(4100 ou 250S) Mas, quem sou eu para afirmar alguma coisa diante de tanto conhecimento, invejável diga-se de passagem. Abraço, Fernando
Fernando, só fiz a colocação em função das datas, pois a parceria Puma/Daihatsu data de 1984 e a foto é da linha de montagem do inicio dos anos 70. E outra não sou nenhum conhecedor, tudo que tenho aprendido sobre Puma, tá sendo aqui no blog mesmo, agradeço o Felipe por isso.
Felipe, não fui taxativo, é mero palpite. Só me baseie na aparência do motor que lembra o DAF e na distância entre eixos. Sei que falta uma coisinha: o nome inicial do projeto, pois, ele só ganhou o nome de "Projeto W" após a morte do Wilson Brasiliense.
Rafael, o MiniPuma é em chassi tubular. O que se vê na foto é exatamente um chassi tubular confeccionado em tubos de secção quadrada. O motor já acho muito baixo pra ser um chevrolet da linha opala, seja ele qual for.
Grande Rafael, sinceramente não sabia da existência de uma réplica do mini, apesar de já ter ouvido rumores.
Se prestar bem atenção na foto vemos que a réplica não tem suspenção e que o eixo traseiro é um dos tubos que compõe o chassi. Daí "minha" conclusão é que esta é uma réplica estática, ou seja, sem motor, apenas uma maquete em tamanho real.
Podemos estar todos errados realmente, mas algo me diz exatamente o contrário(ou pelo menos assim quero pensar)rsrsrs.
Rafael, não tem ninguém especialista em Puma, somos todos aprendizes, só existem aqueles que tem informações novas a transmitir. A coisa funciona assim, eu aprendo com o Felipe, o Felipe com o Paulo Sergio, este com o Ronaldo, e assim vai...É uma troca de informações, tendo o Felipe como ponto de apoio a essa troca.
Felipe, falei muito e não dei uma resposta à pergunta,aí vai: - a Puma deu o nome ao projeto de "Projeto W" quando foi "desengavetado" em 74, já após a morte do Wilson Brasiliense.
Acho bom eu parar de falar porque se não for esse, eu vou quebrar a cara feio demais, rsrsrs.
Caro Stael Alves, gostaria de saber se você tem alguma outra informação sobre Wilson Brasiliense, sou neta dele e procurando histórias sobre a participação dele no projeto encontrei o seu blog. Agradeço desde já Priscila Brasiliense.
Caro Stael Alves estava procurando algumas informações sobre meu avô Wilson D. Brasiliense e encontrei seu blog, gostaria de saber se você sabe algo mais sobre a participação dele no projeto. Agradeço a atenção.
O Puma Classic não é do Stael Alves, ele é um amigo fazendo o comentário sobre a pergunta que fiz a todos. Para saber mais sobre seu avô, escreva prá mim: felipenicoliello@gmail.com
Caro amigo, Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.
1971, projeto P8, será??
ResponderExcluirPuma GT0 (depois GTB) em 1972??
ResponderExcluirMINI-PUMA, DE 1974
ResponderExcluirFelipão, só pra completar o Rafael: Projeto p8, realizado em 1971, e divulgado no segundo semestre de 71.
ResponderExcluirProjeto de um pequeno veículo de passageiros, concebido entre 71/72, recebeu o nome de projeto W em homenagem a Wilson Draunzio Brasiliense, um dos mais entusiamados colaboradores do projeto. Usava motor holandês DAF. Conhecido como Mini-Puma, foi apresentado no salão do automovel de 74 mas nunca entrou em produção.
ResponderExcluirSó pra lembrar o Wilson morreu em serviço na Puma, levando um Puma de competição do Paraná para são Paulo.
ResponderExcluirDepois dos comentários acima, com tantos detalhes, quase desisti de opinar.
ResponderExcluirMas, uma vaga lembrança me diz que este projeto seria o CUORE, automóvel de pequenas proporções que seria fabricado em parceria com uma grande montadora asiática.
Retificando as datas: Projeto concebido entre 70 e 72, ano em que foi arquivado. Em 74 foi realizado às pressas para ser apresentado no salão do automovel. Modificações no projeto e construção do prototipo foram feitas em apenas 4 meses, envolvendo diretamente o trabalho de 35 pessoas numa média diária de 10 horas. Na construção desse protótipo foram empregados Cr$578.000,00 e envolvidos cerca de quinhentos fornecedores da fábrica.
ResponderExcluirFernando o CUORE era um veículo fabricado pela DAIHATSU (aliás, ainda é). Em 1982, uma associação entre a Puma e a fabricante do Cuore visava a fabricação dele no Brasil com o nome de Mini-Puma.
Se não for o projeto W pelo menos aprendi mais essa!!
Stael, minha colocação foi mero palpite baseado no tamanho das rodas, que me pareceu ser um aro quinze de 4,5 polegadas com pneus 5.60x15 ou 165.70x15 fusca ou TL - Variant - Karmann Ghia, distância entre eixos e o motor que não me pareceu ser um 6 cilindros Chevrolet.(4100 ou 250S)
ResponderExcluirMas, quem sou eu para afirmar alguma coisa diante de tanto conhecimento, invejável diga-se de passagem.
Abraço, Fernando
Será que o Stael vai fazer coleção de chaveiros?
ResponderExcluirA resposta dele é taxativa e foi dada com muita firmeza, mas será correta?
e agora, olhando com atenção, não parece um motor GM mesmo!
ResponderExcluirFernando, só fiz a colocação em função das datas, pois a parceria Puma/Daihatsu data de 1984 e a foto é da linha de montagem do inicio dos anos 70. E outra não sou nenhum conhecedor, tudo que tenho aprendido sobre Puma, tá sendo aqui no blog mesmo, agradeço o Felipe por isso.
ResponderExcluirFelipe, não fui taxativo, é mero palpite. Só me baseie na aparência do motor que lembra o DAF e na distância entre eixos. Sei que falta uma coisinha: o nome inicial do projeto, pois, ele só ganhou o nome de "Projeto W" após a morte do Wilson Brasiliense.
Wilson Dráusio Camargo Brasiliense era meu avô...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRafael, o MiniPuma é em chassi tubular. O que se vê na foto é exatamente um chassi tubular confeccionado em tubos de secção quadrada. O motor já acho muito baixo pra ser um chevrolet da linha opala, seja ele qual for.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrande Rafael, sinceramente não sabia da existência de uma réplica do mini, apesar de já ter ouvido rumores.
ResponderExcluirSe prestar bem atenção na foto vemos que a réplica não tem suspenção e que o eixo traseiro é um dos tubos que compõe o chassi. Daí "minha" conclusão é que esta é uma réplica estática, ou seja, sem motor, apenas uma maquete em tamanho real.
Podemos estar todos errados realmente, mas algo me diz exatamente o contrário(ou pelo menos assim quero pensar)rsrsrs.
Forte abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRafael, não tem ninguém especialista em Puma, somos todos aprendizes, só existem aqueles que tem informações novas a transmitir. A coisa funciona assim, eu aprendo com o Felipe, o Felipe com o Paulo Sergio, este com o Ronaldo, e assim vai...É uma troca de informações, tendo o Felipe como ponto de apoio a essa troca.
ResponderExcluirFelipe, falei muito e não dei uma resposta à pergunta,aí vai:
- a Puma deu o nome ao projeto de "Projeto W" quando foi "desengavetado" em 74, já após a morte do Wilson Brasiliense.
Acho bom eu parar de falar porque se não for esse, eu vou quebrar a cara feio demais, rsrsrs.
Forte abraço a todos.
Felipe, relendo minhas respostas, vi que fui e voltei, resumindo:
ResponderExcluirO projeto é "Projeto W".
Tem mais uma coisa que queria comentar, mais vou deixar pra depois da resposta.
ResponderExcluirSerá que tem resposta?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro Stael Alves, gostaria de saber se você tem alguma outra informação sobre Wilson Brasiliense, sou neta dele e procurando histórias sobre a participação dele no projeto encontrei o seu blog. Agradeço desde já Priscila Brasiliense.
ResponderExcluirCaro Stael Alves estava procurando algumas informações sobre meu avô Wilson D. Brasiliense e encontrei seu blog, gostaria de saber se você sabe algo mais sobre a participação dele no projeto. Agradeço a atenção.
ResponderExcluirPriscila, bom dia.
ResponderExcluirO Puma Classic não é do Stael Alves, ele é um amigo fazendo o comentário sobre a pergunta que fiz a todos.
Para saber mais sobre seu avô, escreva prá mim:
felipenicoliello@gmail.com
Felipe Nicoliello Boa noite!
ResponderExcluirMe desculpe pela confusão, te mandei o E-mail, obrigada pela atenção.
Priscila Brasiliense.