Milha - Foco concentrado para não dispersar a luz e garantir longo alcance, por isso seu vidro é liso. A instalação deve ser feita na altura dos faróis normais para uso em estradas e na capota para uso off-road.
Neblina - Foco disperso horizontalmente para espalhar a luz, por isso seu vidro canelado. A instalação deve ser feita o mais próximo do nível do solo para evitar o reflexo da luz nas gotículas de condensação da água evaporada.
"A neblina é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense."
Depois do contato há elevação. Por isso na neblina sempre devemos utilizar os faróis baixos, para a luz penetrar por baixo da condensação e alcançar uma distância maior de visibilidade. Se usarmos os faróis altos ou de milha, o foco encontrará uma barreira: a neblina ainda em suspensão.
4 comentários:
Muito legal o post, agora estive pensando: Os publicitários de antigamente realmente eram muito bons, uma página, uma imagem e poucas palavras para venderem um produto!!! Parabéns :)
Felipe
Muito didática , como sempre , suas explicações sobre os farois auxiliares .
Vc saberia dizer se ainda fabrica-se
o BI_IODO da Cibié ?
Tenho no meu GTE/75 e talvez precise de um novo par .
Abraços .
Walter Ramos
Bom dia Felipe,
Você podia explicar um dia, sobre a frente da puma.
Algumas Pumas tem um 'vinco' no capô, que vai descendo e abrindo em direção a placa, onde fica o símbolo da Puma, como a de recriação do espartano, por exemplo, e outras já são lisas. E ambas possuem a entrada de ar lateral e não o vidro. Sempre tive essas dúvida.
Queria saber quando cada desenho foi feito e se teve alguma outra modificação menos visível.
Obrigado
Abraço
Rafael Maia
Walter,
faz alguns anos que não fabrica mais, cuide bem dos seus. Hoje só fabricam os blocos óticos da Rossi e alguns de marcas desconhecidas, sem a mesma qualidade Cibié.
Rafael,
Já está no ar a matéria para explicação.
Postar um comentário