Por Ronaldo Nazar
Luiz Pereira Bueno nasceu em São Paulo, 16 de janeiro de 1937.
Cresceu em volta de carros e oficinas mecânicas.
Começou sua carreira em 1958 nas mil milhas Brasileiras em Interlagos ao lado de outra lenda do automobilismo, Bird Clemente. Integrou o departamento de competições da Willys Overland do Brasil desde o seu inicio, sob a tutela de Christian Heinz o "Bino". Dali formaram a maior e melhor equipe de competições que o Brasil já possuiu. Após a morte prematura de Christian nas 24 Horas de Le Mans de 1963, Luis Antonio Greco assumiu o comando da equipe e formou um verdadeiro time de "Ases". Além de Luizinho integravam a equipe, Bird Clemente, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi JR.Emerson Fittipaldi,Chico Lameirão, Carol Figueiredo.
Luizinho iria colecionar uma série imensa de vitórias nas principais provas brasileiras.Venceu Mil Milhas, 24 horas , 500 km, 1000 km, 12 horas, 3 horas de velocidade.
Foi campeão brasileiro por 5 vezes. 1967,1968,1972,1973,1975.Fo i para a Europa e participou da temporada de F Ford em 1969 tendo como chefe de equipe Stirling Moss. Foi vice campeão, mesmo tendo começado a correr no meio do campeonato. Participou da primeira temporada de F Ford no Brasil o Torneio BUA .
Venceu a etapa do Rio de Janeiro. Participou de forma brilhante da temporada de Formula 3 no Brasil correndo contra Alan Jones, Toni Trimmer, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi, as feras da categoria na época. Correu 2 provas de Formula 1 ambas realizadas no Brasil .
A primeira em 1972 quando foi disputada a primeira corrida de F1 no País. Pilotou um March 711 formando dupla de equipe com Ronnie Peterson.Nos treinos para a corrida Luiz bateu o recorde do anel externo de Interlagos feito que permanece até hoje. Em 1973 participou correndo com um Surtees em companhia de José Carlos Pace. Foi co-proprietario daquela que foi a grande equipe de competição do Brasil nos anos 70.
Na equipe Hollywood, imortalizou o Porsche 908, o Opala , o Marverick Berta , e o protótipo Berta Hollywood.
É o piloto que uniu a era amadoristica de Chico Landi, ao profissionalismo que tem inicio em Emerson Fittipaldi.
Enfim o Peroba, como ficou conhecido nas pistas, devido à sua grande resistência fisica , parte deixando um fabuloso legado no automobilismo brasileiro.
3 comentários:
Descanse em paz!
Era um grande vencedor!
(Ronaldo)
Deixou a vida ,mas, permanecerá para sempre na história do automobilismo brasileiro.
Certamente encontrará o descanso merecido.
Postar um comentário