terça-feira, 15 de março de 2011

Calha de Chuva GTE 1979 em diante

A calha de chuva do modelo GTE, que contorna o vão da porta entre ela e o teto desapareceu na nova carroceria lançada na segunda série de 1976. No novo projeto a Puma considerou um item que deixaria o desenho antiquado, além de ser muito grande, pois deveria terminar depois do vidro lateral traseiro. Antes a calha nos modelos "tubarão" fazia somente o contorno das portas. Então, passados dois anos e com muitas reclamações de banhos indesejáveis, a Puma retornou a calha em 1979. Agora a calha era de plástico preto injetado (antes no tubarão de alumínio polido) e com o mesmo tipo de fixação por rebites.
Na foto abaixo perceba que a calha começa na altura do vinco, para não ser esmagada pela porta.
A calha termina 1 cm após o término do vidro lateral traseiro.
Aqui notamos a fixação por rebites, apesar do modelo fotográfico não ser de plástico e sim de alumínio, mas não muda em nada. A furação dos rebites não são centralizadas porque...
... Quando a porta estiver fechada, não vemos os rebites.
Na parte traseira onde está o vidro lateral, a sequência dos rebites continua, nas mesmas medidas e quantidades. Após a colocação do vidro, a borracha cobre os rebites.
Vejam na foto abaixo grafado com circulo vermelho, o último rebite da porta e o último do vidro lateral, não esquecendo que há necessidade de executar um recorte no final da calha, para ela passar aquele 1 cm. As duas fotos dos vidros laterais e o Puma amarelo são do meu a Sylvio Fujioka de São Paulo-SP.
Como ninguém mais mandou fazer a calha de plástico injetado, muitos estão optando pela de alumínio e pintado-as de preto fosco, ficando praticamente imperceptível.
Essa calha passou para o modelo GTI e foi até os últimos Puma fabricados.

13 comentários:

GTI1993 disse...

Felipão,

Estive durante muito tempo freneticamente buscando por estas calhas. Encontrei essa porcaria de plástico em uma loja, valor bom e tudo mais, e o bendito vendedor negou vender porque tinha que fazer uma embalagem pra me enviar! É mole? Depois disso, desisti de procurar. Pra falar a verdade, nem meu puma anda direito. Depois do encontro em floripa, se rodou 50km é mto.

Abração!

Anderson Lira disse...

Felipe,
Ficou a dúvida quanto à fixação após a porta... =/

Anônimo disse...

Felipe que GTE maravilhosa! Parabens ao dono. Vale ressaltar que o Porsche Carrera ficou com calha ate 1998.

abracos
Kleber

Anônimo disse...

Caro Felipe,
Parabéns pelo excelente artigo. Igual a muitos, tenho buscado, mas sem sucesso encontrar essa calha. Na verdade estou a praticamente 3000 Km do sul maravilha ( Natal ). Mesmo viajando com frequencia muitas vezes não temos tempo. Agradeceria a referencia de alguma firma que comercialize esse item.
Comte. Heriberto.

Dr. JMM disse...

e os 68 felipimpinho, tinha? digo só o 68, pq no 69, temos certeza, mas analisando as 68, as fotos de época, poucas, percebe-se que não as tem. na minha, removemos com todo cuidado e nao vimos vestigios dos rebites... e ai meu velho, lindo, e inteligente gurú? nao esqueça que eu te amo, viu?

Anderson Lira disse...

heriberto, procura o Morello [(11)9541-5741], ele vende no Mercado Livre e no orkut. a dele é em aluminio natural, daí você pinta de preto fosco.

EGO's disse...

Na realidade os processos de obtenção da calha tanto de plástico como em aluminio são por extrusão e não injeção. As calhas que comprei para dois de meus Puma a alguns anos atráz eram peças de plástico com umachapa de aluminio bem fina na parte interna.

Anônimo disse...

Yes, Ego's:

- "A empresa 'Silvatrim' é q fabricava e o pedido mínimo era de um 'grande volume linear', depois era só seccionar e montar."

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Caro Anderson,
Muitissímo obrigado pela informação.
Vou tentar.
Porém permanece a dúvida.....como fica a calha, após a porta ???
Saudações antigomobilísticas.
Heriberto.

Anderson Lira disse...

Heriberto,

Vai ficar a dúvida pairando no ar...

Jajá Felipe nos soluciona...

________________

Ei rapaz... você é de Natal né?
Pois então... sou de João Pessoa-PB.
Dia 02/04 vai ter um encontro de Carros Antigos em Recife.

Vai uma turma daqui de Jampa.

Não topas ir?

Anônimo disse...

Caro Anderson,
Saudações antigomobilisticas. Pois é, somos vizinhos.
Não sabia do evento em Recife, certamente alguém do CCARN deverá comparecer. Lamentavelmente estarei fora do país na referida semana.
Abraço,
Heriberto.

Felipe Nicoliello disse...

Alex, Alex, não pode deixá-lo parado.

Kleber, foi bom ressaltar o fato, afinal Porsche é Porsche e usou por muito tempo.

Comandante,
Acho queo Anderson já respondeu, mas vai o e-mail do Morello: "José Morello filho" .

Edson,
Obrigado pela correção, essas coisas deixam a gente maluco, cada coisa é de um jeito. A calha de alumínio eu sabia que era por extrusão, porque quando procurei para meu Tubarão e não achei, pesquisei para mandar fazer. O processo era esse e eu precisaria fazer 100 kg de alumínio, que daria para fazer 20 mil calhas de 1,15 que vai no Tubarão, haja Puma para absorver. O Ronaldo confirma esse processo da empresa Silvatrim. O plástico eu não sabia que era esse processo.

Anderson e Comandante Heriberto, já completei a matéria no blog.

Felipe Nicoliello disse...

Faltou dizer, hoje faço as calhas das Tubas na mão e na raça.