Falamos anteriormente da cinta do estepe Puma aqui. Voltamos a falar por causa do sistema de fixação da cinta, que gerou uma polêmica aqui, por ser feio os parafusos aparentes. Aí surgiu a explicação do Sylvio Pazotto:
"Olá Felipe,
Moro atualmente em Bragança Paulista, estou restaurando uma Puma GTS 78 e leio muito os seus artigos no blog 'PUMA CLASSIC', excelente.
O que me chamou a atenção estes dias foi sobre a fixação do estepe do Puma através de cinta, uma serie fixadas nos parafusos dos para-choques dianteiros e em outra serie em diante no "papo", ficando aparente inclusive.
O meu comentário, como projetista que fui da VW, é que esta foi uma melhoria para dar mais pressão da cinta sobre o ombro do pneu estepe, mantendo o conjunto pressionado e apoiado firme no fundo do "papo", pois a serie anterior, fixada no para-choques, a cinta fica na mesma altura do estepe, mantendo sem pressão e deixando a possibilidade do conjunto 'pular' em piso irregular, acredito ser assim que procederam.
Penso também que deixaram os parafusos aparentes por uma questão de firmeza e reação na cinta, pois se fundissem uma porca ou parafuso na região, a tensão seria razoável para a fibra ter que aguentar. Espero ter colaborado com esta pequena observação.
Abraço Sylvio Roberto Pazotto"
segunda-feira, 21 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ola felipe quando restaurei o meu p018 ele não tinha a cinta do estepe. a fivela estava no porta luvas enferrujada procurei o local de fixação e não encontrei mas axei 2 parafuzos enferrujados no papo posicionados transversalmente o que me fez deduzir que fosse fixado assim e assim esta.valeu felipe gesnei de petropolis
Postar um comentário