Em janeiro o Jürgen Lafery, nosso representante técnico da Puma em Bremen, me contou que a VW Classic o havia procurado em busca de peças para um Puma. A VW Classic é um departamento da VW que mantém uma frota de clássicos da marca para utilização em rallyes históricos. Os carros são cedidos a VIP’s para participarem de rallyes “leves” como rallye Montafon, 2.000 km pela Alemanha, etc. O Puma em questão é um GTS 79 que foi comprado no sul da Alemanha para ser restaurado e exposto na feira “Techno Classica” deste ano em Essen. É a maior feira internacional de carros antigos e comemora em 2011 o vigésimo terceiro ano, com 20 alas repletas de tudo aquilo que nós gostamos. Além da presença de muitos fabricantes, haverá 200 stands de clubes de marcas e 300 revendedores especializados em clássicos, oferecendo 2.500 carros, desde um BMW 320 por 2.000 Euros até um Mercedes 540 K por 2 milhões. A previsão é de 180 mil visitantes de trinta países. O Jürgen me deu o nome da pessoa que está tocando este projeto e eu entrei em contato com ele. Marcamos um dia e no início de março fui visitá-lo para ver o Puma e o resto da coleção. Tem boas coisas, inclusive um Karmann Ghia TC em perfeito estado e também um SP2 que já foi comprado e está a caminho. O Puma foi comprado sem motor e estava com painel e volante de madeira, além de ter lanternas traseiras redondas (tipo Corvette). Perguntado sobre como eles haviam chegado ao Puma, o responsável pelo projeto me respondeu que foi devido à VW ter comprado uma parte da coleção da Karmann. Eu não sei como surgiu esta suposta ligação da Puma com a Karmann. Eu o alertei para o fato de que a Puma era uma marca independente e apenas durante um tempo foi utilizado o chassi do Karmann Ghia. Depois lendo a última Motor Klassik , eu vi que o Puma, junto com outros clássicos ligados à VW, fará parte de uma exposição no stand da VW para comemorar o lançamento do novo Golf conversível. Para a restauração do GTS não foram poupados custos. O motor foi encomendado a um preparador e será um 1800 cc com cerca de 90 cavalos DIN. Infelizmente não há uma forte preocupação em manter 100% da originalidade do carro, nem parece ter sido feita uma pesquisa mais profunda sobre a marca Puma. Foi decidido manter as lanternas redondas, porque foram consideradas mais bonitas dos que as originais. Felizmente o painel de madeira não agradou, voltando o painel e volante original. Aqui só os interessados por VW a ar conhecem a marca e os modelos GTE e GTS. Ambos são vistos com muita simpatia e no dia a dia despertam muito interesse. Os modelos com técnica DKW e os GTB são praticamente desconhecidos. Eu espero que o resto dos trabalhos tenha preservado o caráter do carro, faltava terminar a tapeçaria e os revestimentos internos. Quinta feira, dia 31 irei à feira e poderemos conferir o resultado. Em relação à exposição do GTS em Essen, há chances de o carro ser exposto em condições de prestigiar a marca. É um excelente palco e o GTS tem um carisma muito forte. Quem é interessado vai se informar e ver o que é o Puma. Depois da feira haverá a presença do GTS em rallyes, com ampla divulgação na mídia especializada. Isto também vai ajudar a difundir a marca. Mandarei fotos da feira e vou acompanhar a divulgação nas revistas. Aqui o link da Techno Classica Essen, em versão inglêsa.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Eventos - Techno Classica 2011
Por Christian Heinemann
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Excelente matéria que recebeu e compartilhou Felipe.
Gostei também dos anúncios de Pumas à venda no blog, com 2 carros fantásticos de cara!
Apenas não consegui ver o preço pedido, embora o link mencione este informação.
Se algum dia for vender meu Puma, ou comprar outro, quem é que sabe o futuro, será através do Puma Classic, com certeza. Mais provável a segunda opção, já que apenas meus custos superaram o mercado, hahaha.
Parabéns por mais esta iniciativa.
Que beleza de evento .
Deu pra ver meu sonho de consumo em versões que sempre gostei , mais antigas (Porsche ) .
Mas , nosso digno e nobre representante se apresentou com pompa e gala .Puma é sempre Puma , tanto lá e mais aqui .
Legal a reportagem , Felipe .
walter Ramos
Postar um comentário