terça-feira, 29 de março de 2011

Fora de área - Brasília Carroceria Esporte (2)

Um esportivo muito falado pela falta de conhecimento das pessoas e pelo seu desaparecimento. Há muito tempo o carro apareceu em site de venda de veículos e o curioso do meu amigo Albano me perguntou que carro era aquele. Foi aí que comecei a minha investigação disparando em várias direções e setores do antigomobilismo. Cheguei a tentar na Europa, através do meu amigo Dario Faria, que solicitou ao Mr. Bob Shaill, o maior especialista em VW do mundo, mas tudo em vão. Aí apareceu a reportagem sobre o carro. Tudo isso foi publicado aqui. Há pouco dias o carro retornou ao site de vendas, agora como Karmann Ghia protótipo. Claro que era ele mesmo, a notícia correu e por sorte foi vendido ao um colecionador de São Paulo. Esse colecionador não é um colecionador clássico ou que tem qualquer tipo de carro, é um colecionador da área, especializado em esportivos, principalmente os de baixa produção, como Brasinca 4200 GT, Interlagos, Malzoni, Puma DKW, Puma GTE Spider, etc. Alguns o conhecem, outros já ouviram falar, mas ele preserva muito nossa história automobilística: o meu amigo Sérgio Campos. As fotos que ele me encaminhou mostram melhor o carro projetado no começo dos anos 60, sobre a plataforma VW e seu estado até surpreende, por não ter sido muito modificado. Ele deve ser restaurado em breve, para logo brilhar nos grandes eventos e ilustrar nossa indústria automobilística.

6 comentários:

ramoswr disse...

Felipe

Este carro tem nome de batismo?


Walter Ramos

Felipe Nicoliello disse...

Walter, o nome era Brasília Esporte, mas nada registrado no INPI.

Anônimo disse...

Já acompanho por vários meses a saga da origem deste(s) carro(s). Penso, seriamente, que poderia ser um "Justicialista" (alguém já ouviu falar??). A diferença é o motor na dianteira, igual aos antigos VW Gol; depois passaram o motor para a traseira; até as maçanetas das porta são iguais, e na mesma posição. À época em que apareceu no Brasil, final dos anos 50, sua fábrica, e seus fabricantes já havim sido proibidos de atuarem no país de origem. Pode ser só especulação...
Carlos Miguez / BH

Sergio disse...

O "Justicialista" foi um carro fabricado na Argentina. O Brasilia Sport 1961 segundo algumas fontes foi fabricado em Petropolis. O cliente fornecia o chassis VW (neste caso o chassis é de um Karmann Ghia alemao) e recebia o carro com a carroceria, customizada. O design clássico, foi inspirado nos cabriolet esportivos europeus, com esta curva sensual na cintura. A maioria destas informaçoes esta na revista "Automóveis" de 1960, da qual ele foi destaque na capa. O nome, em homenagem a inauguraçao de Brasilia, o fato de ser todo em chapa e estar muito bem preservado (nota-se apenas alguns detalhes que foram mudados nestes anos todos), faz deste belo carro uma item importante dentro do contexto dos fora de série no Brasil e no mundo ( isto tb pelo fato de ser conversivel e com mecanica VW ) . Eu creio que seria imperativo conseguirmos mais informaçoes sobre o "carrocerie" italiano de Petrópolis que o idealizou e produziu.

Juliana disse...

Absolutamente lindo este carro!

Anônimo disse...

Malcomparando, mas acreditando 'nesta simpatia toda':

- "...nos anos 80 rabisquei rapidamente -a pedido de um empresário local!- um carrinho assim, em concepção tipo bug!"

O cara queria fabricar...
mas eu estava c/ mto serviço.

(Ronaldo)