Já falamos sobre o assunto aqui. Hoje volto para fazer uma correção, para entender melhor, leiam a matéria anterior, depois voltem aqui.
Nessa matéria falo sobre a fixação da cinta que iniciou-se a partir de 1973, sendo fixadas pelos parafusos dos para-choques e não como nos modelos de 1976 em diante, que eram dois parafusos aparentes no papo do Puma. Isso sempre me fez coçar a cabeça, porque fixar a cinta nos parafusos dos para-choques dá um trabalho imenso e nunca encontrei vestígios de parafusos aparentes nos modelos de 1973 a 1975. Já nos "tubarões" e conversíveis de 1976 existem os parafusos. Para minha surpresa, o meu amigo Mazinho achou a foto acima em algum lugar na Internet e na descrição da foto fala em Puma GTE 1974. Vendo atentamente a foto percebemos se tratar de um GTE 1973 zero km. A foto de época deve ter sido da Puma, porque foi fotografado no Monumento do Ipiranga, o mesmo local daquela conhecida foto onde aparece um Puma GTE amarelo, Puma DKW, GT Malzoni, Puma 4R e buggy Kadron, que creditamos a autoria a Karl Ludvigsen, mas na verdade ele disse ao meu amigo Ronaldo Brochado, que a foto foi dada à ele pela Puma. A maioria das fotos de propaganda Puma eram no Museu ou Monumento do Ipiranga, por ser bonito e próximo a fabrica.
Então olhando atentamente para foto desse Puma vemos o parafuso no papo, logo abaixo do para-choque, como nos Puma de 1976 em diante. Será? Foi o único que vi até hoje e como conheci em 1974 dois Puma zero km dos meus vizinhos, não tinham esses parafusos. Se esses Puma tivessem, mesmo naquela época (eu já era detalhista ao extremo), ficaria gravado na minha memória, porque é uma solução nada criativa. Eu continuo com minha tese de fixação nos parafusos dos para-choques.
quinta-feira, 3 de março de 2011
Levantando a lebre - Cinta do estepe 1973 a 1975
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8 comentários:
Felipe
No meu carro , aquele GTE/75 bege alabastro que vc publicou recentemente no blog , os parafusos que fixam as cintas do estepe encontram-se abaixo dos parachoques.
Será que a fabrica tinha algum motivo para fazer a modificação em alguns modelos e outros não ?
Pelo que vc mostra e comenta , tem carros de anos diferentes com o mesmo sistema .Realmente , é muito mais facil soltar os referidos parafusos quando estão no "papo" .
Abraços .
Walter Ramos
A cor do cinto do estepe ... ahhh !!!
No passado consegui meu cinto de 3 pontas, fivela e tecido cinza.
Logo depois o Felipe me publica que a cor da cinta é bege.
Aí não dava mais, só trocando, mas ficou cinza mesmo.
Algum dia quero ver um cinto original para ter a exata noção do tom de bege e guardar na memória.
Se algum dia for mexer novamente nisso eu mando trocar, é algo muito fácil de ser feito.
[ ]ão Felipe !!!
Walter,
Pode até ser que alguns modelos 1975 como o seu, fabricados a partir de outubro de 1975 tenham esse parafuso como nos modelos 1976, assim como as rodas de raios. O GTS da minha esposa - extremamente original por ser segunda proprietária - foi fabricado em 15 de dezembro de 1975 e tem os parafusos.
Sandro Marcato,
É para quem não sabe o "smarca" é ele. Agora contei na rede...
Pode deixar que pegarei uma amostra para vc. Se eu conseguir tirar a foto sem alteração de cor eu publico. Veja que mesmo as fotos de época de revistas a cor parece cinza, mas é um cinza bege. Mais importante que a cor da cinta ser cinza preto ou cinza bege é ter a presilha (fivela) correta na "cor" de metal zincado em branco (como chamam os profissionais da área quando se referirem ao zincado cinza), porque muitas pessoas pintam a fivela de preto.
Felipe, cada dia aprendo mais.. é incrível a capacidade de ensinamento do seu blog.
Não canso de ler e aprender.... parabéns...
Obrigado Eduardo Luis.
Felipe
A cor do cinto no meu carro é a mesma que vc falou , ou seja, cor de areia mais inclinado para o castor.
Não sei se me expressei bem !
Walter Ramos
O Marco Da Skiil Emblemas está fabricando o conjunto, cinto e fivela.
Apesar do preço não ser o mais camarada, seus produtos sempre são muito fiéis aos originais.
Você pode Felipe!
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