Bem como quase ninguém conseguiu ler em holandês, aí vai a reportagem sobre o mesmo tema da revista brasileira Fusca & Cia de janeiro de 2011. Parece que está virando moda a comparação dos dois modelos, afinal os dois esportivos brasileiros, que lutaram pela mesma fatia de mercado.
Um dia farei a mesma matéria com os dois modelos do ano de 1972 e mostrar os detalhes, onde a VW tentou aproximar seu esportivo do concorrente Puma. Por sua vez a Puma nem ligou, no ano seguinte mudou seus modelos sem se basear em nada no concorrente, deixando mais longe suas diferenças. Nessa época ficou nítido o perfil do comprador do Puma e do SP2, não eram pessoas com o mesmo ideal.A matéria é boa e com dados corretos. Graças a deus isso está mudando para melhor.
Não posso deixar de falar sobre Puma, principalmente sua originalidade e citar que as maçanetas de vidro do Puma da foto não são originais, nem tão pouco o relógio análogo no console. Eles eram vendidos em lojas de acessórios para personalização. Falo isso porque muitos as vezes pensam que saiu em alguma reportagem é referência e nem sempre isso é verdade e aqui não posso deixar passar, da mesma maneira que falo dos veículos que eu fotografo.
Na reportagem uma única coisa eu discordo do Roberto Marks, quanto a posição de dirigir, que ele cita ser bem melhor no SP2. Eu particularmente não gosto, apesar do SP2 ter um interior de encher os olhos, bem mais requintado, eu prefiro a posição do Puma com graça de carro de corrida.
As rodas do Puma das fotos não estão com a pintura correta (ver aqui), a cor do tanque de combustível também não, matéria que logo será publicada no Puma Classic. As considerações do SP2 eu deixo para meu amigo Luciano do http://vwsp2classico.blogspot.com/.
Faltou dizer que a reportagem foi enviada pelo meu amigo Ricardo Thomé.
12 comentários:
duas lendas. mas o puma é sempre puma.
No tempo em que rugiu, não teve predador a altura.
Caro Felipe, estamos no aguardo do comparativo PumaClassic dos carros 72. Forte abraço
Felipe, pra quem tem mais de 1,80m como eu que tenho 1,83m o SP2 é muito mais confortável. Se coloco o banco na última regulagem não alcanço nos pedais. Já no GTE fico com as pernas dobradas.
Claro que o Puma tem uma "pegada" mais esportiva.
Didelis apkabinimas (Graaaande abraço em Lituano rsrsrs)!
Felipe
Independente do comparativo , dos detalhes de originalidade e outras observações , esse GTE verde está lindo !!!
Que carro. Enche os olhos e provoca salivação !
Abraços .
Walter Ramos
Sem dúvida JM.
Calma Fernando.
Mazinho, só você mesmo, fazer um blog em lituano só para tentar achar um Puma?! Na Lituania claro.
Ninguém mandou você ser alto, não é esportivo.rsrs
Mas a Puma também pensou em você quando lançou o novo GTE em 1976, com o teto mais alto que o tubarão. Veja na foto que está na capa da revista, a altura do SP é bem maior, e esportivo NÃO pode ser alto. Puma é Puma, o nome diz tudo... Tá eu sei, sou fanático.
Walter, estou vendo que você é como eu...FANÁTICO!
Tive os dois carros, hoje tenho Puma.
Posso dizer que não tenho nenhuma saudade do SP2, e nenhum arrependimento de te-lo vendido.
Tenho os dois e minha altura é 1.84 quando eu entro dentro do carro é tão bom que não quero sair
Parabéns pelo 02 icones da industria brasileira deixa os grincos de boca aberta valeu
Marcos Kowalczuk
Puma GTb SII/GTS 79 e SP2 73
ola grande Felipe, hoje possuo um sp2 vermelho 76 e um tubarao branco 75 (esse acho q vc conhece, esta esperando a pp no Rubbo). esses carros eram sonhos de infancia e hoje consegui realiza-los. pra mim, dirigir estes carros hoje é como "viajar no tempo", imaginando a sensaçao dos donos desfilando com eles la pelos anos de 76/77 (colocar uma musica da epoca ajuda), devia ser incrivel. assim que conseguir, te mando umas fotos.
grande abraço
André Toma
Ao contrário do que diz a reportagem, o SP2 nunca teve banco de tecido. De 72 a 74 era courvim com couro opcional, e 75 e 76 só courvim.
O carro da reportagem está com a forração do Monza 92 e os caras pensam que é original... é fogo viu.
Anônimo,
Quando li essa parte de bancos com tecido, eu torci o nariz, mas como não é minha especialidade e temos muitos "experts" no assunto SP aqui no blog, deixei quieto. Mas é assim mesmo, as pessoas inventam para justificar o por quê de seus carros estarem daquele jeito.
Boa noite Felipe, será que vc consegue me dizer qual edição é esta revista?
abs
Eduardo
eu novamente... acabei descobrindo o número da edição logo após ter realizado a pergunta, caso mais alguem tem curiosidade, é a edição 68.
abraços
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