As tomadas de ar para o motor do Puma conversível (GTE Spider) quando foi lançado tiveram que estar em outro local diferente do Puma coupé (GT e GTE). Para isso a engenharia Puma colocou a entrada para refrigeração do motor no capô traseiro. Inicialmente no GTE Spider eram duas tomadas que mandavam o fluxo de ar para o compartimento interno do motor.

Elas eram contornadas por um filete na cor preta e ao fundo uma tela de alumínio laminada na
carroceria.

Mesmo com o opcional do
aerofólio, as tomadas eram no mesmo lugar.


No Salão do Automóvel realizado em
dezembro de 1972, a Puma apresentou as novas
carrocerias para o Puma de 1973, com muitas diferenças nas proporções, mais nítidas no modelo
coupé (tubarão).

No novo
GTS 1973 - novo nome do Puma conversível - a tomada de ar passou a ser única no
capô traseiro. No mesmo formato e sistema, apenas maior por serem unidas as duas tomadas anteriores.


O sistema de fluxo de ar do modelo Tubarão considero mais eficiente, porque o ar entra quase
direto na traseira da caixa de ventilação dos cilindros (capela). No conversível até 1976 1a. série, o ar percorre todo compartimento interno do motor para chegar na entrada da ventilação forçada. Por isso a manutenção da borracha que isola o compartimento do motor do conversível, da parte baixa e externa do motor é muito importante, para que o ar quente que passou pelos cilindros e foi expulso na parte externa inferior, não entre no compartimento interno do motor, para não ser levado novamente a "capela" e fazer a refrigeração com ar quente, não refrigerando nada.

Em 1976, as novas
carrocerias adotam nova entrada de ar e novo sistema de ventilação. Agora os dois modelos
Coupé e Conversível utilizam o mesmo método.

O local de entrada ficou mais para o centro do
capô e
adotava duas grades de filetes metálicos pintadas em preto fosco
automotivo.

Mais tarde, para facilitar a produção, as grades eram
confeccionadas em plástico
ABS preto.

Elas eram de fácil instalação, fixadas por pequenos parafusos pretos nas extremidades, dando um acabamento requintado ao carro, além de exercerem bem suas funções.

Na foto abaixo vemos o local onde são encaixadas as grades das tomadas de ar e seu formato, com duas aberturas no alto do
capô.

Depois de pintado o veículo, a parte interna da placa
direcional do ar era pintada de preto fosco
automotivo, como na foto abaixo. Pintava-se também de preto fosco o centro entre as duas grades (divisória), para que depois de instaladas as grades, não apresentasse a divisão. Na foto ainda não foi pintada.

Depois de instaladas as grades, com o centro pintado de preto fosco.

Na foto abaixo, vemos um Puma que não foi pintado o centro, aparecendo um tracejado da cor do carro, não muito bonito.

O alinhamento das grades eram no mesmo nível do
capô, sem estar ressaltado ou abaixo.

O funcionamento do sistema de entrada de ar do novos Puma eram mais eficientes que os anteriores
conversíveis.

Como vimos anteriormente,
embaixo das grades existia uma placa que
direcionavam o ar a abertura no alto do
capô. Pelo lado interno do
capô podemos compreender melhor o fluxo do ar, que era dirigido por cima da "capela" passando para sua parte traseira, onde existe o local de captação do ar para o ventilador, que forçará este ir para os cilindros, refrigerando-os e sendo expulsos para baixo do veículo. O princípio é o mesmo desde o
projeto de
Ferdinand Porsche para o
Fusca, mas se não conhecê-lo, podemos fazer bobagem.

No Puma P-018, como nos
AM1,
AM2, o sistema
adotado era o mesmo dos modelos
GTE,
GTS, que passou o mesmo para o
GTI,
GTC, que acabamos de mencionar, com o mesmo sistema e as mesmas grades. Muda apenas nos modelos
AM3 e
AM4
Coupé, que tem uma grade de saída de ar, ao invés de tomada, afinal utilizam motor (
AP 600 e 800) refrigerado a água. Curiosamente o Puma
AM4 Conversível, também com motor
AP800, tem as mesmas grades dos
GTE /
GTS, mas suas funções são diferentes, elas captam o ar e mandam
direto para o radiador na traseira.
15 comentários:
Muito bem explicado,sem dúvida nenhuma.
Otima materia...
Felipe
Tenho a mesma sensação que vc quando comenta que a carroceria do PUMA GTE até 1975(Tubarão ) ,proporcionaria uma melhor tomada de ar para o motor.
A propria anatomia da carroceria, com suas entradas de ar seria responsavel pelo fato.
No modelo GTS - 1976 , que ainda mantem a traseira mais inclinada que os posteriores , tb dá a sensação de melhor ventilação .
Parece que estas "impressões"não causaram transtornos maiores no sistema de ventilação .
De toda maneira , a matéria está bem ilustrativa e muito intuitiva.
Parabéns.
Walter Ramos
No meu Puma 78 o meio da fibra onde as grades se encaixam não foram pintadas de preto automotivo, estando da cor da carroceria.
Uma maneira de contornar isso é retirar as grades, aplicar fita adesiva preta no local e instalando por cima as 2 grades novamente.
Ainda não fiz isso apenas por preguiça de ter que retocar de preto a cabeça dos parafusos, que sempre acabam marcados pela chave Philips.
Santa preguiça hein, Sandro!
Como gostaria de enxergar essas grades de alumínio produzidas na ferramentaria da Puma. Ronaldo e PS podem falar mais destas, em post passado já tivemos falando disso.
Abraços
Stael Alves
Felipe,
Gostaria de ver uma postagem sobre o conjunto da entrada de ar frontal, com a explicação sobre as borboletas que existem abaixo do painel.
Abraço
Muito obrigado Afonso, Luby e Walter.
Anderson,
Veja em http://www.pumaclassic.com.br/search/label/Ar%20Interno
0la. pelo que observo na tampa do motor que esiste um asautor porque o ar quente que acumula dentro do motor tem que sair ok oque funciona melhor e o espartano 1972 que o ar entra pelas laterais e sai por sima da tampa e debaicho do parachoque.
Beto,
Acho que vc está fazendo uma confusão tremenda ou eu não entendi.
O compartimento do motor é isolado e lá só entra ar frio, para ser puxado pela ventoinha da caixa. O ar quente está depois que passa pelas camisas e sai por baixo, por isso o Puma tem aquelas aberturas na saia traseira, para melhor fluir o ar quente que passou pelas camisas. Agora exaustor? Não entendi.
ola turma decupeme se eu tiver errado mas tenho um puma gte 1972 que esta em reforma a um bom tempo ele tem entradas de ar nas laterais tubarão a tampa do motor e aquéla grande com duas gradinhas e na parte de sima e debaicho dos parachoques traseiros tem uns furos redondos quando o motor esta quente os gases saem tipo evaporação por sima da tampa e por baicho dos parachoques é oque observei. um forte abraço a todos
OLA AMIGOS.gostaria de fazer uma observação para rematarmos as duvidas . acho que as tomadas de ar do puma tampa traseira e os furos de baixo do para choque traseiro faz as duas função.CAPITA E EXAUSTA.capita em quanto esta em movimento e exausta em quanto ta parado. um abraço de puma a todos.
Meu puma tem a grande de alumínio!!
Olá amigos venho tirar uma duvida pois não compreendi muito bem, o puma que saiu com as entradas de ar duplas no capô traseiro, foram produzidos de que ano a que ano? Só saiu no modelo gte spyder ou saiu em pumas gts também? Desde já grato!
Ola fabião, apenas no GTE Spyder, todo modelo conversível apos 1973 é chamado de GTS e possuem entradas unicas sendo que na 2a serie (de 1976 a frente) tanto o puma GTE e GTS possuem a mesma entrada de ar.
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