Devido a utilização do mesmo nome dos primeiros GT Malzoni de 1964, hoje vamos desmistificar o esportivo lançado em 1976. Esse carro foi projeto pelo Kiko Malzoni, filho de Rino Malzoni que projetou o GT Malzoni, Puma VW, GT 4R e GTB. Nesse projeto Kiko teve ajuda de Wladimir Martins e começou a ser fabricado em Cascadura, no Rio de Janeiro. Só que as vendas não foram as esperadas, assim a empresa de Marques Indústria e Comércio de Veículos de Matão-SP comprou o ferramental e direitos de fabricação. A história se confunde, porque Kiko mora no Rio de Janeiro e todos sabem que Rino tinha a fazenda Chimbó em Matão, portanto não sabemos se essa empresa era de Kiko, mesmo porque o nome continuou sendo Malzoni.
O esportivo tinha o conceito da maioria dos fora-de-séries brasileiros, utilizava plataforma VW com carroceria de fibra de vidro. A fórmula para 1978 ainda era boa, mas acredito que o desenho desse Malzoni GTM não agradou. Com um estilo inspirado no Maserati Khamsin, Kiko não conseguiu o mesmo resultado do italiano. Olhando de frente até que é simpático e moderno, idêntico ao Maserati, mas passando pela lateral, a história começava a mudar, linhas retas e agressivas terminavam em uma traseira tímida e desproporcional. Comparando com o projeto Puma P-09, a lateral era mais arredondada e suas linhas subiam para a traseira, dando um aspecto mais encorpado. Seu defeito seria, se tivesse sido lançado, o pouco comprimento para o desenho que se proponha, mas logo depois corrigido no projeto do Paulo Sérgio, com o aumento da distância entre eixos, como mostramos na publicação anterior.
Na reportagem da Quatro Rodas de Agosto de 1978 é aquilo que sempre ouvimos de esportivos derivados de VW, falta de potência e caro, mudando um pouco do discurso nos detalhes de carro para carro.
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Nenhum dos dois sofriam o corte na plataforma do VW Brasília, a distância entre eixos era os 2400 mm normais de qualquer VW a ar. Na reportagem da Quatro Rodas de maio de 1978 pegaram um pouco mais leve, mas o título já diz tudo.
Tanto o Malzoni GTM como o WMV não tiveram sua produção continuada, sendo interrompida no final da década. Em 1983 a WMV foi vendida para a Polystilo, que modificou o modelo anterior, mudou de nome para WM II e passou a fabricá-lo no bairro de Madureira no Rio de Janeiro e começou a publicidade nas revistas do setor.
Na frente, o desenho permaneceu quase inalterado, a lateral ficou mais arredondada como no Projeto Puma P-09 e a traseira cresceu. Está certo que o estilo da dianteira foi claramente inspirado no Maserati Khamsin, mas as laterais são inspiradas no Alfa Romeo Montreal, como mostram as fotos abaixo da reportagem da revista Fusca & Cia, em um exemplar todo original, com apenas as rodas alteradas (mais modernas).
Discutível essa tomada de ar e o vidro lateral, mas convenhamos que o carro ganhou um aspecto mais harmônico e proporcional.
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6 comentários:
oi Felipe,realmente o malzoni para esportivo só a linha ,e assim mesmo discutível..o meu 78 depois dos 150 começa levantar a dianteira o carro vira um barco...imagina um motor mais potente. um perigo...a solução é colocar um apzinho é e faltandoo caso do meu tirar aquele papo redondo e passar o radiador do ap p/frente enclinado para forçar o ar p/baixo sera q. vai ficar bom..ta m
Não sei lhe dizer, na teoria daria certo, mas acho que só isso não resolve o problema, talvez a inclusão de um pequeno spoiler, como no WM II pode ajudar muito a segurar a frente.
obrigado filipinho..só q. ele ainda ta parado..fico sonhando nem sei se o motor apzão vai pegar..desculpe o q. é Wm II pode mandar foto p/ m.schimitz@hotmail.com
o q. é wm II pode mandar foto para m.schimitz@hotmail.com
Gostaria de saber qual o número da edição da revista Fusca que tem este modelo WM II? grato
Boa tarde...estou a procura do número e capa da edição que fala sobre esse MWV pois acho que nesse exemplar tem uma propaganda que procuro Mercedes-Benz LS 1924..se puderem me ajudar...Agradeço. E forte abraço.
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