sexta-feira, 1 de julho de 2011

Reportagens - Quatro Rodas Abril 2008

Na seção Grandes Brasileiros, da revista Quatro Rodas de abril de 2008, contou um pouco da história Puma. O consultor da revista fui eu, mas a redação e a escolha do automóvel das fotos foram da revista. O jornalista em questão, Fabiano Pereira, muito competente por sinal, pesquisou a história na redação da própria revista e suas dúvidas foram sanadas por mim, via telefone, já que a editora não permite que nenhuma redação saia da empresa. Então ele foi lendo e eu aprovando ou não. Estava tudo certo, mas na questão da suspensão do P-018, ele entendeu errado, afinal o P-018 saiu com suspensão de Variant II na traseira , mas não com a Mc Pherson dianteira. Apenas esse erro que passou desapercebido por nós dois, tudo porque a redação lida é muito mais eficiente para correção que a falada. Para completar a redação da matéria ficou um pouco extensa e o diagramador, editor, ou sei lá de quem é a competência, cortou uma parte do texto, proporcionando um grave erro: "Em 1970, a primeira grande mudança. A Puma passa a utilizar o chassis de Brasília...", pondo em cheque a minha competência e principalmente a do repórter. Mas isso são acontecimentos de grandes empresas que necessitam de muita agilidade e nem sempre sai tudo perfeito da primeira vez, tanto que no "Grandes Brasileiros" posterior com o Puma GTE Spider, foi a mesma dupla, eu e o Fabiano e saiu tudo certo.
Algumas pessoas aproveitaram para me atacar e criticar, porque esses, sempre procuram um defeito para poder destruir, construir algo de bom jamais no conceito deles. Eu nem liguei, pelo contrário, por causa desses erros acabei conhecendo o ex-engenheiro da Puma e hoje meu grande amigo Marcos V. Pasini.
Hoje no site da Quatro Rodas, a matéria foi corrigida, mostrando a competência da revista. Aquele que foi impresso fica para história sem nenhum desmérito, porque está muito bem escrita.

7 comentários:

smarca disse...

Hehehe ... não sei e não quero saber quem critica, a não ser que sejam críticas construtivas, fáceis de saber que são.

A verdade é que é mais fácil criticar do que fazer e a inveja deve ser um sentimento terrível para quem o tem.

Apenas siga em frente que os verdadeiros amigos e admiradores sempre estarão por perto sendo amigos, admirando a obra e ajudando.

Afonso disse...

Bom dia!
Felipe Nicoliello:
Quem te conhece e sabe do seu trabalho nao procura erros!

Thomas B. disse...

Hello Felipe,

there are two kinds of people: the one who does and the other one who speakes about the doing. Don´t care. Everybody knows what you are doing well!

best regards
Thomas

Anônimo disse...

Caro mestre
Os cães ladram, e a caravana passa.
Abraço,
Comte. Heriberto.

Jaques disse...

Felipe, o erro foi da Quatro Rodas. Que utilizem as críticas para tornar a seção "Erramos" cada vez mais rara.
Disponibilizei mais algumas reportagens ontem a noite: www.pumagt.com/reportagem.jsf

ramoswr disse...

Grande Felipe

Quem conhece , confia.
Muitas e muitas vezes , vc balizou notas e referencias para todos nós , que gostamos dos carros Puma.
Informações corretas sempre foram a marca de sua participação nestes comentários . O interesse maior sempre foi para o bem da coletividade , assim como para preservar a imagem e história desses carros.
Isto dito , continuarei usando e abusando dos seus conhecimentos , toda vez que tiver dúvidas em relação a itens do meu carro em particular.
A confiança nas pessoas é construida pelos gestos e atitudes ao longo do tempo ,coisa que vc faz sempre com muita honestidade.
Continue nesta trilha que o tempo já mostrou ser a correta.

Abraços.

Walter Ramos

PS : Amigo , já "internei" meu carro para pintar . Logo vou te acionar.

smarca disse...

Detalhe que percebi agora: o preço.

Em Set/70 = Cr$ 28.325
Atualizado = R$ 103.823

Independente dos critérios de atualização adotados pela revista, se correção monetária, cesta de moedas ou mesmo um lanche McDonald´s, o valor atualizado salta aos olhos, ainda mais se considerarmos o estilo de vida de pouco mais de 40 anos atrás, inegavelmente mais simples que atualmente.

Assim como a margem das montadoras instaladas no país é uma grande caixa-preta e devem existir bons motivos para isso, a margem da Puma também nunca saberemos.

Bem como de outros pequenos fabricantes ainda instalados.

Pensando melhor, mudei de idéia em relação à um certo carrinho que curti visualmente em Águas de Lindóia, principalmente após saber que ainda utiliza o mesmo quadro de suspensão dianteira e a mesma caixa de direção utilizados nos Pumas VW, ainda que existam estudos para a utilização de uma caixa de direção de outro veículo.

Talvez se tivesse uma solução própria de chassis, suspensão, etc. como um Intermeccanica, sem demérito nenhuma para a empresa nacional, reconhecida e muito bem internacionalmente, fosse mais atrativo do ponto de vista técnico, sempre o fator preponderante de minhas análises pessoais.