No Puma GTS a situação quando ao posicionamento das lanternas também é crítico quando alteram sua posição original. Achar o local exata requer certas observações e medição da distância lateral em um Puma original.
Vejam o Puma do meu amigo Mauro Mendonça, a primeira vista parece original, mas...
... Percebam que as lanternas estão mais abaixo e fora do alinhamento, brigando com a linha de reentrância do painel traseiro. Como regra, as lanternas obedecem uma linha horizontal em nível. Na imagem abaixo fiz alguns riscos para vocês perceberem que nenhuma linha da traseira do GTS é paralela a outra. Isso se deve ao fato de obedecerem as linhas curvas do desenho, que os projetistas as utilizam para dar graça e leveza as formas. Porque se fossem linhas retas seriam duras, brutas e pesadas, é só ver um carro-forte. Uma linha curva é mais suave que uma linha reta e na natureza só encontrarmos formas curvilíneas.
A linha a ser colocada a lanterna deve obedecer a mesma linha da placa de identificação ou do vinco abaixo dela. Essa linha é o nível do horizonte, qualquer outra vai dar aparência de alguma coisa torta. A posição da lanterna mais acima é para não invadir o espaço da linha abaixo dela, a de reentrância do painel traseiro.
Apesar do GTE Spider ter um painel traseiro um pouco diferente do GTS, a mesma regra pode ser utilizada, mas sempre pegando a medida inicial da distância do final da lanterna com painel traseiro em um Puma original. Reparem que nesse Spider as lanternas foram instaladas tomando como base a linha de reentrância do painel traseiro, dando um aspecto de lanternas tortas, caídas para as extremidades.
Apesar do GTE Spider ter um painel traseiro um pouco diferente do GTS, a mesma regra pode ser utilizada, mas sempre pegando a medida inicial da distância do final da lanterna com painel traseiro em um Puma original. Reparem que nesse Spider as lanternas foram instaladas tomando como base a linha de reentrância do painel traseiro, dando um aspecto de lanternas tortas, caídas para as extremidades.
3 comentários:
Obrigado Felipe...
esse era um dos assuntos que iria te perguntar, pois como vou trocar as lanternas pelas originais terei que fazer a marcação. Estava usando as fotos do seu GTS como referencia, mas esse post esclareceu mais o assunto.
Felipe, Ja fiz umas alteracoes de posicao na lanterna... elevando um pouco mais conforme foto da cinza.. assim que tiver finalizado o acabamento e a repintura envio novas fotos... para postagem ai do antes e do depois... Valeu MM
Claro Mauro,
Gostamos de ver a perseverança Puma, coisa que não acontece com frequência em outras marcas. Principalmente Fuscas da década de 50, cada um coloca a lanterna traseira em uma altura do para-lama.
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