sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Miniatura Puma - TwoCats Modelos

PUMA GT 1600 KIT
História / History

A história deste kit é muito interessante e não tão recente. As fotos acima foram tiradas do seu primeiro protótipo há uns dez anos. A obra-prima foi completamente desenvolvida pelo brasileiro Sérgio Enoch, modelador de Belo Horizonte. Ele começou a partir de um Alpine A 110, mas no final da obra, o resultado nada tinha a ver, pois a forma do Puma é muito diferente a de um Alpine. Sem dúvida, a carroceria foi feita e ficou ótima para os amantes deste pequeno GT brasileiro. Uma vez que a carroceria concluída, Sérgio tomou como base as medidas reais do chassis em tamanho original do VW Karmann Ghia, encurtado cerca de 20 centímetros entre eixos. O resultado foi a fidelidade que o Sérgio sempre faz em seu trabalho de modelagem. Isso também foi a grande influência nos atrasos de todo o processo para produzir o kit. O conjunto de obras-primas passou por alguns modelistas interessados ​​em fazer o kit, mas nenhum realmente se interessou, até que Ricardo Trópia (de Ouro Preto-MG) começou a pensar em se tornar um fabricante de kit, ele fez um trabalho de resina apenas para si mesmo. Foi, pelo menos, uma promessa que todos os modeladores no Brasil gostariam de ouvir e isto, como mostrou mais tarde, foi um bom lançamento para um monte de modeladores em todo o mundo. Assim, o kit foi apresentado em outubro de 2008, no Modelcon na cidade de Ouro Preto e rapidamente se espalhou pelos fãs e colecionadores do carro real. Peças do kit foram divididas em dois tipos: as peças de resina e as peças de metal e isso pode mantê-los na mesma idéia do projeto original de Sergio Enoch. Bom, o kit era uma realidade e até mesmo todos os amantes de Puma gostariam de ter seu próprio carro, o modelo GT 69 foi um marco na história da fábrica. Mas algum outro modelo era necessário para completar o show de "Puma importante": o GTS 78 foi iniciado, mas por um terceiro indivíduo, que estava no meio dessa história desde o seu início. Paulo "Fiote" (Fiottimodelos) tinha vendido o seu esportivo Puma GTS 1978 um ano antes e propôs a Ricardo que trabalhasse uma carroceria de Spider, usando todas as partes do kit do GT. Como o ele tinha tirado todas as medidas de seu carro, descobriu um monte de diferenças e "Fiote" teve de fazer muitas peças para a adaptação. Assim, tanto Ricardo e Paulo concordaram em produzir o GTS, como um novo kit e logo a TwoCats Modelos foi criada. A geração de "gatos" pode ser continuada a partir destes dois modelos e o foco agora é a origem do Puma: o Puma GT DKW, que foi criado a partir do Malzoni GT DKW, em 1966. Para isso, o Malzoni real está sendo medido e em breve a obra será iniciada. Para aqueles que gostariam de ver uma evolução dos esportivos Puma será uma grande celebração.

The history of this kit is very interesting and not so recent. The photos above were taken from its first prototype some ten years ago. The master piece was completely developed by Brazilian modeler Sérgio Enoch from Belo Horizonte. He started from an Alpine A 110 but at the end of the work there were nothing from that between the result as the Puma shape is too different from the Alpine’s one. With no doubt, the body was made and looked great for the lovers of this little brazilian GT.Once the body was completed, Sérgio got the real bases for the 1:1 car: the VW Karmanghia’s chassis shortened about 20 centimeters in its wheel base. The result was the fidelity in which Sérgio always did his modeling work. Also this incredible looking like was a great influence that delays all the process to produce the kit. The set of masterpieces passed by some modelers interested to make the kit but none really did that until Ricardo Trópia (from Ouro Preto) got the parts and started to think in become a kit maker once he did resin’s work only for himself. It was, at least, a promise that all the modelers in Brazil would like to hear and this, as showed later, was a good release for a lot of modelers around the world.So the kit was presented in October 2008 at the Modelcon in Ouro Preto city and quickly was spread for the fans and collectors of the real car. The kit’s parts were divided in two types: the resin parts and the metal parts and this could keep them on the same idea of the original project from Sergio Enoch.Good, the kit was a reality and even all of the Puma’s lovers would like to have their own car, the ’69 GT model was a mark in the history of the factory. But some other type was needed to complete the show case of “important Pumas”: The ’78 GTS was started but by a third guy that was among this history since its beginning. Paulo “Fiote” (Fiottimodelos) had sold his 1:1 ’78 Puma GTS one year before and proposed to Ricardo to work a body of the Spider that could use all the parts from the GT. As he had taken all the measurements of his car the work was did and a lot of differences were discovered that “Fiote” had to make lots of parts to the adaptation. So both Ricardo and Paulo agreed to produce the GTS as a new kit and soon the TwoCats Modelos was formed. The generation of “cats” could be continued from these two models and the focus is the origin of the Puma VW: the Puma DKW that was created from the prototype DKW Malzoni in 1966. For that, the real Malzoni is beeing measured and soon the work will be started. For those that would like an evolution of the Puma sport cars it will be a great celebration.

O proprietário do carro real, Josmar Costa de Brasília-DF, forneceu muitas fotos, para um bom trabalho sobre o modelo.

The owner of the real car, Josmar Costa from Brasília-DF, brought lots of photos of that to a good work on the model.

Acima a miniatura do GTS 1978 criada pela TwoCats Modelos, como diz Paulo Fiote (twocatsmodelos@gmail.com):

"O GTS de 1978 já era montado na plataforma da Brasília e é hoje um dos mais desejados entre colecionadores. Foi baseado nas medidas do meu carro e do kit produzido pelo Ricardo que desenvolvi os masters para o GTS.

O kit muito simples, mas com boa precisão, reproduz bem o design da carroceria e rodas e tinha uma pequena quantidade de peças em fotoincisão que finalizavam o modelo com um detalhamento fino e bem próximo do carro real. Cerca de 20 unidades foram produzidas e hoje são muito difíceis de serem encontradas.

O modelo pode ser construído com as duas opções, com a capota no lugar ou não. É possível que este kit seja editado novamente em uma produção muito limitada, incluindo uma opção para o modelo GTE (cupê). É apenas uma possibilidade".

11 comentários:

smarca disse...

Eu comprei o kit do Puma GTE 1950cc de corrida mas descobri que não tenho habilidade manual nenhuma para montar um bom modelo.

Está guardado até hoje na caixa.

Por esse motivo nunca comprei o GTS 78, igual ao meu Puma de verdade.

Se alguém quiser montar para mim, e não precisa ser grátis, dependendo da negociação eu até toparia.

E uma vez montado o GTE de corrida tentaria comprar um kit do GTS 78 para ter também na prateleira.

Podemos trocar serviços também, posso regular e equalizar carburadores, polir rodas, hehehe.

Alguém se habilita?

Hélcio disse...

Pessoal,

onde consigo comprar essa miniatura para montagem? Quem souber, por favor, me passe informações.

Abs,
Hélcio.

smarca disse...

Hélcio, se desejar, diante da minha incapacidade manual, eu vendo o Puma de corrida pra você pelo mesmo preço que comprei mais as despesas de envio se for o caso.

E comprei com um desconto pois comprei 5 kits ao mesmo tempo, 1 pra mim e 4 para o Jürgen e amigos da Alemanha.

Luis Aquino disse...

Estou interesado em comprar os kit mande detalhes; preço, como pagar etc etc e tal. aquino01@uol.com.br

Felipe Nicoliello disse...

O e-mail do Paulo Fiote (TwoCats) está aí na publicação para comprarem.

smarca disse...

E, caso a mensagem tenha se referido a mim (fiquei em dúvida), enviei um e-mail no endereço indicado e já liberei no anti-spam UOL.

Hélcio disse...

Sandro,

seu o amigo que chegou na frente não quiser, me passe preço no meu e-mail cadastrado na lista do pumaclube, pode ser?

abs,
Hélcio.

gabriel disse...

a um tempo atras vi numa revista de carros um replica do porsche de origem americana que era feita em aluminium e que tinha detalhes de ate vhave para o parafusos das rodas.logo penso eu temo tantas latas resicladas e tantos brasileiros de talentos e não damos a menor bola para nossa historia automobilistica será que já não esta na hora de aparecer alguem de peito e banque algo igual a isto que eu falei ou sera que nos vamos continuar a pensar que só é bom miniatura japonesa ou chinesa feita de material não resiclavel. um abraco a todos gabriel

smarca disse...

Hélcio, estou realmente aguardando um retorno do Luís.

Mas como eu fico no modo resumo diário na lista, não tenho acesso aos e-mail´s do pessoal que já foram enviados. Vou mudar para modo normal mas precisaria enviar algum e-mail novo para que eu tivesse acesso.

Ou envie um para "jsdslvnc arroba gmail com" que chega aqui também. Depois eu respondo com um oficial.

smarca disse...

Hélcio, o negócio foi fechado.

Valeu pelo interesse.

Grande abraço!

Daniel Pardo disse...

Sei que esse post é (bem) antigo, mas que pena que o homem não faz mais essas miniaturas, pois elas são praticamente perfeitas.