terça-feira, 23 de agosto de 2011

Puma de amigo - GTE 1974 Branco Lótus

O belo Puma GTE 1974 recém restaurado é do meu amigo Mazinho de Criciúma-SC. As imagens são inaugurais, pois o Puma apenas participou do XV Encontro do Veteran Car Club de Criciúma em Termas do Gravatal-SC, no último final de semana.
Gostei bastante da restauração, quem te viu, quem te vê. Ah, a placa é sensacional, como manda o figurino, com o ano do automóvel. A cor branca, que está na moda atualmente na Europa, fica muito bem no Puma "tubarão". Na época era uma das cores preferidas para automóveis compactos, médios e esportivos, seria como hoje o prata. A justificativa para isso era porque o branco não queimava, já que as cores médias e escuras perdiam seu brilho depois de quatro a cinco anos e no caso de qualquer vermelho, marrom, verde e azul escuro chegavam a desbotar.
O Puma branco é sóbrio, mas ao mesmo tempo se destaca. E Mazinho seguiu as regras impostas pelo Puma Classic, originalidade absoluta e foi além, se tornou meu adepto, com espelho somente do lado do motorista, como era.
Uma coisa muito comum nas restaurações de GTE desse período é não pintarem a saída do ar interno de preto, mas meu amigo seguiu a risca.
Outra coisa importante que também era comum naquele tempo são as rodas todas iguais, com a mesma tala, porque as traseiras tala 7" eram opcionais, mas nem todo mundo pagava. As rodas estão corretamente com o polimento e pintura em preto fosco automotivo. Quando falo em preto fosco automotivo, coloco esse nome comprido, porque existe o preto fosco para construção civil e não é igual, desde a qualidade da tinta como a aparência.
Como padrinho da criança, eu gostei muito.
Apenas o volante que já reclamei com o pai da criança, que não é original, pois do GTE 1973 a 1974, o volante era 340 mm e esse é do modelo 1972 com 320 mm. Mas isso se justifica porque o Mazinho é alto e dirige com o pescoço dobrado, então não bate nas pernas dele, mas se comprometeu a pintar novamente o volante, porque está com tinta brilhante, possivelmente preto fosco vinílico (tinta moderna) e na verdade deveria ser preto fosco... AUTOMOTIVO!
Gostei de ver o conta-giros original, sem as marcas de limite em amarelo e vermelho, que só vieram em 1975.
Internamente mantém sua característica: originalidade. O belo console original, as calhas de chuva, tudo perfeito! Um senão, os acabamentos das maçanetas de abertura da porta estão cromadas e eram em preto, aquele que já cansei de falar.
Os bancos, apesar de não ter o tecido central original (se existisse para comprar ele colocaria), mantém o desenho e formato de fabrica, assim como as laterais de portas e traseiras.
Os limpadores na cor alumínio uso geral, frisos polidos e lavador (brucutu) originais.
Uma coisa que me chamou atenção foi o porta-malas, sempre relegado a segundo plano, nesse caso o Mazinho caprichou ficando exatamente como era, inclusive a cor do tanque...
... E das dobradiças do capô. O reservatório de água do lavador de para-brisa, não é mais o modelo original, mas não compromete por ser muito similar.
E aí estão os protagonistas daquela foto do "O que pensam disto?". Claro que aquela imagem foi editada para não parecer que estavam em cima de uma plataforma de reboque.
Mesmo assim eu teria ficado com o coração na mão, mesmo durante a viagem.
Agora vejam como estava o GTE quando o Mazinho comprou há alguns meses. Na fotografia parece muito bom, mas não para os padrões do proprietário, que até os para-choques trocou.
Parabéns Mazinho, um belo trabalho.

12 comentários:

smarca disse...

Eu só ajeitaria a placa da frente, meio torta, hahaha.

Brincadeira Mazinho ... belíssimo seu carro. Meus parabéns!

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Ele me falou a respeito da placa torta, eu até ia consertar (editar), mas esqueci.

Ricardo Thome disse...

Já era alinhado e bonito antes da restauração. Ficou sensacional!

Parabéns Mazinho!!!! Lindo o seu carro, deve dar um baita orgulho! Muito legal mesmo!

Sobre os para-choques você trocou por que? Eram de alumínio?

Abs.

walter ramos disse...

Mazinho

Vc foi muito consciente do que fez.
Os comentários do Felipe em cima desse trabalho mostram que vc sabia o que estava mudando no carro antes da reforma .
Apesar de esteticamente o visual impressionar antes das mudanças ,vê-se que muitos itens haviam sido modificados .
A arte final ficou exemplar e o Puma , maravilhoso , como deve ser.
Parabéns !
Agora, aproveite o "brinquedo" com saúde e muita alegria .

Walter

Mazinho Rocha disse...

Sandro, a placa está certa torto é o carro rsrsrsrs.Obrigado pelos elogíos.
Ricardo, o carro realmente era muito íntegro, mas a cor era do Astra 99, as rodas e pneus errados e o interior a não ser pelos bancos e painel tbem não estavam certos. Os pára-choques até que estavam bons mas eram de chapa cromada e tinha alguns pontos de ferrugem, mandei cromar novamente e estragaram, ficou um horror. Então nosso amigo Felipe me conseguiu em São Paulo pára-choques novos em aço inox.Obrigado pelos elogíos.
Quero agradecer mesmo é ao Felipe, agora "publicamente" pois já agradeci por e-mail. Ele é o grande responsável pelo resultado final .Desde a escolha na compra do carro até as inúmeras dicas. As calhas de chuva, o console e a soleira do motor são da Puma Classic Parts. Os pára-choques ele mandou fazer em São Paulo(tive que pagá-lo depois senão ele não mandava pra Criciúma rsrsrs).Obrigado Felipe pela ajuda, pelo incentivo, pelas críticas e agora pelos elogíos.Este carro me trouxe as lembranças da juventude, o prazer de trazer de volta à originalidade um clássico com o Puma GTE , me fez criar meu blog Autos Clássicos(culpa do Felipe)mas principalmente trouxe o respeito e a amizade que aprendi a ter pelo grande amigo! Ou será compadre já que ele é o padrinho da criança? rsrsrsrsr
Muuuuuuuito obrigado e um graaaaaande abraço!

Felipe Nicoliello disse...

Ô Compadre Mazinho,
Brigado pelos elogios a minha pessoa sô!

O Mazinho é um exemplo, desde o começo, antes da aquisição, me consultou e sempre me ouviu com muita atenção. As dúvidas procurava saná-las, perguntando maiores detalhes. E olhem que ele não é novato em restauração de antigos.
Um ótimo aluno em Puma, nota DEZ, mostrando assim, que é possível conseguir deixar um carro impecável se trabalhar com afinco e tiver boa vontade. Não precisa ter um caminhão de dinheiro para pagar à outros fazerem.
Com isso, mexeu nos sentimentos do Mazinho que desencadeou outras coisas, pura consequência da paixão pelo antigomobilismo.

Hélcio disse...

O Branco lótus é muito bonito...Por isso deixei a minha com o branco lótus, enquanto alguns falavam pra pintar de tudo que é cor...não me arrependo, a cor é show de bola!

Aproveitando pra perguntar: Felipe, o branco lótus do meu carro me parece um pouco mais "amarelado" que a do Mazinho(pode ser impressão). Quando escolhi a tinha, eles tinham 2 opções de branco lótus e, ambas de 69/70. Sabe me dizer se seria essa diferença da minha em relação à do Mazinho?


abs,
Hélcio.

Helena disse...

Oii Felipe, andei sumida né, foi mal, é que ta corrido, estou acompanhando as postagens mais sem comentar poq nao da tempo mesmo, Mazinho parabéns pelo Puma ESTA LINDO! grande abraço beeeijos (:

Felipe Nicoliello disse...

Hélcio,
Cor não se analisa por fotografia, principalmente se houver pequenas diferenças de tons.
Outro problema é a base utilizada pelos fabricantes, pode haver diferenças de um fabricante para outro. Eu desconheço se há duas tonalidades de branco lótus

Oi Helena sumida, vc não pode faltar nos nossos comentários.

Helena disse...

nao faltarei mais, prometo (:

LEODI disse...

Boa Noite Felipe,

Acabei de adquirir um puma 74 e estou com uma dúvida. No texto vc diz que o volante 74 tinha 340 mm, mas no site do puma clube na página "dicas e curiosidades" diz que de 70 a 74 o volante era de 320 mm. Como preciso comprar um volante qual devo comprar. Obrigado

Felipe Nicoliello disse...

Leodi,
No site existem alguns erros que eram para ser corrigidos, mas resolveram fazer um site novo e até hoje não entrou no ar.
* 1971 a 1972 volante de 320 mm
* 1973 a 1974 volante de 340 mm
* 1975 a 1976 1a. série volante diferente com 320 mm
* 1976 a 1978 volante de dois raios 320 mm
* 1978 a 1984 volante de três raios com 320 mm