Por Sylvio Fujioka
Os Puma não saíam de fábrica com som, era um acessório "aftermarket" cabendo ao proprietário colocar o modelo de rádio / rádio toca-fitas, antena e alto-falantes. Os falantes na dianteira eram dispostos em caixas pequenas (feitas sob medida ou prontas como as da Nissei / Sanyo / MotoRádio) e atrás, no caso do GTE podiam ser colocados falantes de 6" coaxial ou woofer com tweeter, nos lados abaixo dos vidros pequenos traseiros. No caso do GTS era colocado em caixas pequenas, como no caso da dianteira.
Hoje em dia, pode-se adquirir as caixinhas da Bravox e colocá-las com velcro, colado na caixa. O carpete da forração adere ao velcro.
Para seguir um padrão original, hoje é mais difícil, pois as telas de ferros estampados com pintura eletrostática preta,
que iam na frente dos alto-falantes não se encontram mais.
Hoje os auto-falantes são um tanto quanto "enfeitados" demais para os carros antigos.
Os rádios toca-fitas eram os mais utilizados, o TKR cara preta foi fabricado até 1978, posteriormente eram usados os TKR's modelo CRF-159M e o CRF-260M (este com painel, botões e knobs cromados).
Os rádios toca-fitas eram os mais utilizados, o TKR cara preta foi fabricado até 1978, posteriormente eram usados os TKR's modelo CRF-159M e o CRF-260M (este com painel, botões e knobs cromados).
O que mais combina com o Puma a partir de 1979 era o Roadstar Grand Prix, por ter painel preto, knob imitando um "volantinho" e iluminação verde, casando com a iluminação verde do painel do Puma. Era o modelo mais sofisticado da Roadstar, com auto-reverse, e na prática sintoniza melhor que os TKR. Comprovei isso na Av. Paulista em São Paulo e bem próximo a torre de transmissão da rádio Transamérica. O Roadstar não misturou estações fortes, já o TKR apresentou forte interferência nestes locais. Existia também os Mitsubishi agora com FM (modelo RX-77), mas custava o dobro doTKR, painel cromado. A imagem abaixo é do modelo Mitsubishi só com AM, mas o que diferenciava este do modelo FM era apenas o dial.
13 comentários:
E o P-018 84???rsrsrs
O TKR e Roadstar eram ótimos tanto na sintonia como o toca fitas mas este Mitsubishi era péssimo...Tinha um amplificador fraco e sem pureza no som. O TKR era o melhor dos três.
Quando comprei minha fera, veio com um Motoradio modelo Falcão e um amplificador Tojo :D
Deni Marinho
Por coincidencia da matéria publicada, tenho um Roadstar Grand Prix autoreverse instalado no meu carro , juntamente com alto falantes com tela de ferro pintado , acessórios que coloquei no carro por volta de 1979\1980 .
O som continua impecavel , e o Felipe publicou uma materia no blog , acho que em fevereiro deste ano , onde mostra o toca fitas .
No momento , o som foi retirado do carro pois o mesmo encontra-se em reforma geral.
Quem tiver curiosidade , pode olhar no blog a matéria (GTE|75 - bege alabastro ) .
Abraços
Walter Ramos
ué...vc nao gastou seu precioso tempo para explicar aos leitores que seria "O" Puma e nao "A" Puma??
e agora vc escreve "...casando com a iluminação verde do painel da Puma" .
por aí se vê que suas correçoes, detalhamentos e explicaçoes nem sempre sao verossimeis...
menos soberba sr felipe...
Sr. Anônimo,
A matéria foi escrita pelo meu amigo Sylvio, apesar de minha verificação, alguma coisa sempre passe, principalmente quando a gente está com a PORRA da matéria pronta para publicar as 23:00 horas e não entra e ainda por cima o google não salvou tudo e temos que começar tudo de novo.
Se não te agrada a minha pessoa, me acha arrogante, soberbo ou sei lá o que, vá procurar sua turma, que deve ser uma turma de FDP's e não entre aqui, aproveita e VTNSC!
corrigindo para o corn: "alguma coisa passa"
Felipe... Não ligue não... sempre vai existir pessoas que por incapacidade perde o seu "precioso" tempo procurando por algum "escorregãozinho" sem a menor importancia... para tentar diminuir a outra pessoa no intuito de iludir-se achando-se bom o suficiente para criticar alguém!
Beijinhos... Adoro suas postagens. E vc não é nada soberbo...pelo contrário!!!
Ylana
Boa Felipe, este tal anônimo não deve ter dinheiro pra comprar UM PUMA e fica aí bisbilhotando e enchendo o saco.
Tá vendo, Felipe? Moderação mode [on] evita esse tipo de babacas (mas não todo tipo de babacas). Já tinha falado...
Sandrogte, Puma custa barato. Qualquer zé mané pode comprar.
Puma barato é SUCATA como qualquer outro carro novo que também pode virar sucata, kkkkkkkkkkkkkkk
Sandro e YLana,
Obrigado pelo apoio.
Irineu,
Já foi a época, com o mercado retraído dos antigos, todas as marcas abaixaram de preços, menos o Puma, hoje um ótimo Puma conversível tem o mesmo valor de um MP Lafer, que sempre liderou os preços dos fora-de-série.
É o que o Sandro falou, para Puma barato só tem lixo, que as vezes nem para sucata serve, afinal fibra não é comprada para reciclagem.
Só para ver como a ironia da vida é f#da... nas décadas de 90 até o início dos anos 2000, ninguém queria esses rádios antigos, quem os tinham, deixavam empoeirados num canto daquele quartinho da bagunça, pois diziam que o som parecia com uma "caixa de abelha", hoje no entanto, os caboclos estão tudo correndo atrás das "caixas de abelhas" pra comprar e quem tem um som antigo está colocando ele pra funcionar.
Postar um comentário