sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Evento de época - Puma 40 anos de Fundação (3)
Em 2004 realizou-se a festa de 40 anos de fundação da Puma, organizada pelo Puma Club do Brasil - Curitiba, na cidade sede do clube. Aí na foto a turma indo para.... (ajuda) e o meu amigo Christian Lovatto filmando o Uli no Puma prata.
Kit Puma Exportação

Para adaptar o Puma as novas exigências, não compensava, encarecia o produto inviabilizando a exportação.
A solução para ingressar novamente no mercado americano foi remeter os veículos sem a mecânica, como na foto, todo montado, pronto, faltando apenas motor, câmbio, suspensões e freios, se encaixaria na categoria Kit Car. Por isso encontramos nos E.U.A. Puma com carroceria moderno e ano antigo, nesse caso o ano seria o mesmo do Fusca doador da mecânica.
Esquema Elétrico Puma
O esquema elétrico do Puma VW surgiu junto com o Manual do Proprietário exclusivo Puma, em 1976. Serve para os veículos de 1973 a 1978. Para o Puma 1979 com a chave de seta com limpador de para-brisa e botões de tecla, não existiu o esquema elétrico impresso.
Ele vinha dentro do manual, dobrado em quatro partes, formando uma folha A3, ou seja, duas folhas A4 juntas.
Abaixo as páginas do manual, a página 18 com o esquema.
A página 19 com a tabela de lâmpadas.
E a página 20 com a tabela de fusíveis.
Bom divertimento aos aprendizes de eletricidade.




Puma+Arts
Curiosidades - Puma no Motel
As fotos são antigas e na época eu não marcava quem me mandou e onde foram tiradas, mas existe um motel no Brasil com a cama dentro da carroceria de um Puma.




quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Puma de corrida - N° 33
Artigo (39) Garantia Puma
Publicado pela revista Quatro Rodas em setembro de 1973, o artigo comenta a diferença da garantia dada pela Puma em relação aos outros fabricantes. Nem preciso falar que a Puma sempre se diferenciou. Com essa garantia era mais um item a favor do consumidor Puma, em uma época que não existia os órgãos de proteção ao consumidor.
Quebra-cabeça (27) Resposta
Já comentei sobre esse assunto das lanternas para exportação aqui. Para o quebra-cabeça cortei uma foto propositalmente deixando apenas pequenos detalhes, para instigar o espírito de observação que um antigomobilista deve ter.
Vocês decidem em quem e votem nos comentários.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Anuncio (109) Blaupunkt 1970

Taí um modelo de "radinho" para os donos de Puma GT e GTE até 1971. Em 1972 já tinha outras opções.
Artigo (38) Decalque Lemos, Brentar & Cia
E não é que o Edmo ficou bravo? Eu também ficaria, naquela época odiava emblemas e adesivos de concessionários, mas toda regra tem exceção e esta chama-se Comercial MM, era um orgulho ostentar esse adesivo.
Na revista Quatro Rodas de fevereiro de 1973, na coluna do leitor, o Edmo G. Siqueira do Rio de Janeiro-RJ ficou bravo porque estavam colando o adesivo da Lemos, Brentar & Cia no Puma dele. Interessante a leitura e mais ainda a resposta do diretor comercial da Puma, José Maria Hellmeister. Naquele tempo as publicações não faziam com tanta frequência, a intermediação entre leitor e fabricante, como fazem muito hoje. As respostas que as montadoras dão hoje em dia são sisudas, padronizadas e impessoais, não prolongando o assunto e deixando o proprietário na mesma, sem se sentir satisfeito, como se ele fosse mais um. Na época era comum vermos a resposta: a montadora não se manifestou. A Puma sempre foi diferente em tudo, respeitosa, clara, transparente e deixando o consumidor com um bom grau de satisfação. E olha que não existia a lei do consumidor. Por isso que sempre me orgulhei da Puma.
Pesquisa Quatro Rodas do meu amigo Mazinho.
Puma GTB S4 - Artigo de fevereiro de 1981
Na coluna Correio Técnico da revista Quatro Rodas, um leitor pergunta sobre o esportivo mais potente fabricado no Brasil? E a resposta foi o Puma GTB S4, que chamam na matéria de GTB S2 Turbo. Esse Puma devia ser uma cadeira elétrica, pronto para matar os ingênuos.
Que Respeito - GTS 1980
Desrespeito
Esse Puma GTE 1977 cortado para conversível está à venda na Internet, o alerta foi dado pelo meu amigo Luís Wiener. Poderia estar na seção "Humor", mas aqui é mais adequado, por ser um grande desrespeito com o desenho do Puma.
Preferia que estivesse todo modificado para não lembrar que um dia foi um Puma, pura falta de respeito, transformando um automóvel esporte em uma carruagem , não carruagem é bem mais bonita, em uma coisa ridícula.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Feras e Gatas - GT 4R


Pelo retrovisor de um Puma
Desrespeito
Depois vocês falam que gosto de judiar com essas publicações, na verdade as pessoas gostam de judiar dos Puma e não posso ficar calado!
Esse quem mandou foi o meu amigo Marcos Gagliardi:
"Felipe, Olha esse GTB S2 que está anunciado como CHEVROLET CAMARO RS V8 PUMA GTB 1980!!! Esse é frankenstein, grade de Palio, emblema de BMW, lanterna de Corolla... e o farol você consegue presumir do que é?"
Eu não Marcos, mas os meninos aqui conseguem...






Humor - Tomada de ar
Nesse fui alertado desse GTS 1977 com motor VW AP, refrigerado a água, pelo meu amigo Mazinho: "A entrada de ar traseira é algo fantástico". Na verdade, a pessoa que fez a adaptação do motor AP precisou de um pequeno espaço para que o capô fechasse. Ao invés de cortar os dutos internos da tomada de ar e mudar o filtro de ar, ele fez esse ressalto na carroceria. O Puma está em Tubarão-SC.

Lanternas Traseiras Puma GT 1968 a 1969 (3)
Já falamos das lanternas traseiras do modelo GT 1968 a 1969 aqui e aqui 2a. parte. A foto do Puma GT 1969 está em um site de venda, com muito esmero o proprietário estava restaurando esse modelo e decidiu vendê-lo. Tanto cuidado com a originalidade, mas um detalhe passa por pura falta de informação, a posição das lanternas traseiras. Elas deveriam estar mais nas extremidades do carro. Outro detalhe muito comum que me chamou atenção na fotografia é a pintura nas saídas de ar abaixo dos para-choques, os pintores não tomam o devido cuidado de preencher o vão com tinta, portanto cobrem de seus pintores esse detalhe.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Quebra-cabeça (27)
Botão troca de faróis alto e baixo - Puma GT
Nos modelos GT a troca de faróis alto e baixo se dava no pé esquerdo do motorista, como nos Fuscas antigos e outros modelos: Mercedes, Jeep, Aero-Willys, etc.
Não existia a comodidade da troca perto do volante. Esse comando na chave de seta (lampejador) foi lançado no Fusca em 1970. Portanto os modelos Puma GT de 1967 a 1970 ainda utilizavam o botão no assoalho. Vejam a foto do lançamento do GTE em 1970, ainda tinha o botão. Como era um modelo de exposição, muitas coisas ainda não estavam totalmente definidas, como vemos o console diferente e algumas chaves em baixo do painel, uma delas certamente o pisca-alerta.

Sugestão da matéria: Dr. JMM perguntando por causa do seu GT 1968, mais original impossível.
Assinar:
Postagens (Atom)