Em 1981 a Puma exportou para os Estados Unidas da América um lote de aproximadamente 150 carros, entre conversíveis e coupês. Chegando ao porto americano, o lote foi barrado na alfandega. A poucos dias havia entrado em vigor a nova legislação para circulação de veículos na terra do Tio San. E os Puma não se adequavam a nova legislação, por isso foram devolvidos. Um grande baque para a Puma, que já enfrentava problemas administrativos. Esse dinheiro fez falta para a Puma, tendo que vender os carros no mercado interno.
Para adaptar o Puma as novas exigências, não compensava, encarecia o produto inviabilizando a exportação.
A solução para ingressar novamente no mercado americano foi remeter os veículos sem a mecânica, como na foto, todo montado, pronto, faltando apenas motor, câmbio, suspensões e freios, se encaixaria na categoria Kit Car. Por isso encontramos nos E.U.A. Puma com carroceria moderno e ano antigo, nesse caso o ano seria o mesmo do Fusca doador da mecânica.
2 comentários:
Nesta época das exportações, colocavam o kit ou dois pumas dentro de um container, um puma ia de ponta cabeça em cima do outro, conclusão estavam com o reservatorio de freio cheio e vazaram em cima dos outros carros e mancharam as pinturas dos carros debaixo, meu irmão Wagner e mais um pessoal da pintura (Cidão e cia)tiveram que montar uma oficina de pintura improvisada no porto mesmo e lá ficaram mais de uma semana trabalhando de manha até a noite sem vir para casa para consertar toda esta cagada, rs
Varlei Martines
Coisa boa Varlei...
Só vc mesmo para nos contar os bastidores da época, coisa que não está escrita em lugar algum, mas não deixa de ser muito interessante.
E fluído de freio queima a pintura.
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