Ontem tive uma grata surpresa, o meu amigo Luiz Boro de Barretos-SP passou por São Paulo e me deixou um presente. Em dezembro de 1970, no Salão do Automóvel ele recebeu um catalogo da Puma, sobre o GTE 1971. Guardou por 41 anos e agora mandou reproduzi-lo no formato de um grande banner para me presentear. O então desconhecido catalogo em língua portuguesa vem se tornar público aqui no Puma Classic. Esse catalogo, como os outros eram divididos e dobrado em quatro partes, mas aqui no banner, o Luiz Boro juntou todas as partes.

A seguir vamos ver detalhe por detalhe desse catalogo. O título é bem esquisito hoje em dia, mas na época queriam dizer que iriam pegar o Puma nos mínimos detalhes. Outro detalhe, a gama de itens de série que hoje achamos até graça mencionar, mas naquele tempo poucos carros tinham alguns desses itens.


A grande foto do centro do catalogo...

... E seus detalhes.


A partir de agora descemos pelo banner a direita. A primeira foto mostrando a roda de magnésio Scorro, modelo "tijolinho".

Detalhe mostrando a frente.

E a traseira com as novas lanternas com luz de ré.

O painel de jacarandá (antes era de marfim) com o novo console.

As tomadas de ar para o habitáculo, novidade no GTE apresentado em abril de 1970.

As saídas do ar viciado interno, com o lindo adesivo MADE IN BRAZIL.

E abaixo dessas fotos a redação sobre o Puma.


Logo abaixo a ficha técnica e o endereço da fabrica.


Na lado esquerdo do banner vemos a foto de abertura do catalogo.

Abaixo outros detalhes do carro.



E mais texto sobre a vida com um Puma.


Existem pessoas que citam o Puma como um veículo fora de série qualquer, demonstrando ser uma fabrica sem muita importância, porque se prendem na imagem de fabricantes de fundo de quintal, coisa que a Puma não era. Para um produto como o Puma VW, com menos de três anos de vida, já sendo exportado e com catálogos bilíngue bem elaborados, não é para qualquer pequeno fabricante, a Puma nasceu pequena, mas cresceu muito rápido.
5 comentários:
E mesmo que na cidade voce não possa dar vazão as suas emoções mais fortes podes estar certo de uma coisa:ninguem resiste a passagem de um puma
Ainda muito atual.
Falou e disse Alcides.
Se esta 70 fosse vinho diria que foi a melhor safra produzida pela puma ...
gosto muito desse carro, talvez o mais bonito de todos...
Agora eu finalmente entendi o que significa esse prefixo "moto" na frente de uma palavra, moto = movimento (Puma Classic também é cultura) aliás, esse cara que te deu esse folheto depois de guarda-lo por 41 anos, esse parece ser realmente amigo, não é qualquer pessoa que faz isso por alguém.
Postar um comentário