Já falamos alguma coisa sobre o assunto em Revestimentos Laterais Internos. Agora falaremos mais especificamente sobre a maçaneta do vidro do Puma desde seu início.
Esse modelo de maçaneta saiu pela primeira vez no Fissore DKW. Como muitas das coisas dos primeiros Puma GT DKW eram derivadas do Fissore, as maçanetas não fugiam a regra, afinal todo mecanismo da porta, como fechadura, maçaneta de abertura, etc. vinham desse carro.Quando a Puma lançou em 1968 o novo Puma GT com motorização VW, continuou com o mesmo sistema das portas do antigo GT. As mesmas maçanetas, trincos, mecanismo e fechadura do Fissore. Só que a Vemag DKW fechou as portas em 1967, mas essa maçaneta continuou sendo fabricada, pois a Volkswagen, que comprou a Vemag, aproveitou essa maçaneta para colocar em seu novo lançamento para 1969, o VW 1600 4 portas, o famoso "Zé do Caixão". Uma das poucas peças aproveitadas da linha DKW pela Volkswagen. Depois do "Zé do Caixão", elas também foram instaladas no VW Variant, VW TL e Karmann Ghia.
Aí como o mercado é forte para esse tipo de maçaneta com vários automóveis utilizando, as réplicas vieram para abastecer o mercado de antigos. Claro que as réplicas nem sempre são tão boas como as originais. O primeiro detalhe é a capa plástica que cobre o metal, a original tem o desenho bem mais detalhado e de qualidade superior.
Pelo verso, vemos que a maçaneta original tem um encaixe mais perfeito do plástico, além de conter um rebite metálico de melhor qualidade para não soltar facilmente o botão e as estrias que encaixam na máquina do vidro tem um acabamento melhor, mostrando ser mais bem tratado o metal, para não gastar facilmente..
Essas maçanetas originais eram fabricadas pela Ellen Metalúrgica e Cromados Ltda.
As imagens foram gentilmente cedidas pelos meus amigos Léo Gaúcho e JM.
Pelo verso, vemos que a maçaneta original tem um encaixe mais perfeito do plástico, além de conter um rebite metálico de melhor qualidade para não soltar facilmente o botão e as estrias que encaixam na máquina do vidro tem um acabamento melhor, mostrando ser mais bem tratado o metal, para não gastar facilmente..
Essas maçanetas originais eram fabricadas pela Ellen Metalúrgica e Cromados Ltda.
As imagens foram gentilmente cedidas pelos meus amigos Léo Gaúcho e JM.
10 comentários:
Buenas! Uma dúvida: Para o modelo GTE TUBARÃO 1975 é este o modelo então?
huuumm...gostei da unha vermelha do Léo Gaúcho, ficou parecendo aquelas moças do mulan rouge... tale quale.... hehehehe
Sim, todos os Tubarões e os conversíveis de 1971 até 1976 1a. série.
JM,
Tem certeza que essa unha é do Léo? Sei não, parece unha de profissional pomposo, de terno e gravata...
JM
Vi este post no seu blog.
Onde mesmo vc conseguiu as peças?
Abraços
Walter
É sim Felipimpinho... com cerveja, e o léozito usa terninho, tipo "tailer", acho que é assim que se escreve, e gravatinha, borboletinha e de crochê.
Walter, comprei do Elsio de São Paulo. Gente finíssima, ele tinha mais dois ou três pares. Me manda um email e pvt que te passo o contacto dele. Felipe, nunca vi uma mamãe noel com nariz tão grande... tá linda, santa.
Pessoal, pra ficar registrado essa manivela se encontra também no site do Guedes e Miranda: http://www.guedesemiranda.com.br/manivela-de-vidro-variant%2f-tl%2f-ze-do-caixao/-/43/2391/&cm1=20&cm2=23&m=B&-1.volkswagen-cm1-20&-1.3-variant%2f-tl%2f-ze-do-caixao-cm2-23
Abraços, Branquinho!
Ola amigos então qual maquina de vidro é usada na GTE ano 1973, sera que alguém podeira ne ajudar, ja ouvi falar que é do Opala outros dizem que é do fusca???
Amarildo,
Para os chassis começados por SP 143... que é seu caso, as maquinas de vidro são as dos Fuscas, porém com os lados invertidos, a da direita do Fusca no lado esquerdo do Puma.
Para os chassis começados por SP 102... as máquinas de vidro são as do vidro traseiro do Opala 2 portas ou as do Chevette.
Felipe Nicoliello, o modelo correto pro meu entao é o do opala (maquina do vidro)? Tenho um GTE 75... Infelizmente comprei o meu com vidros elétricos e nao sei qual o modelo de maquina de vidro correta, obrigado desde ja, apesar de nao comentar constantemente sou um grande admirador da enciclopédi que és!
Caro amigo do comentário acima, obrigado.
No seu Puma é máquina do Fusca invertida, lado direito do Fusca no lado esquerdo do Puma e lado esquerdo do Fusca no lado direito do Puma. Tem que fazer uma pequena adaptação, mas nada muito difícil.
Isso é valido para Puma com chassi iniciado por SP 143....
Para Puma com chassi iniciado por SP 102... a máquina do vidro é a do Chevette/Opala coupê vidro traseiro.
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