O reporter fotográfico do Puma Classic e amigo, Antonio Alberti Neto não deixou escapar a imagem de um Puma GTE 19...(?). Por ser um veículo placa preta, eu que conheço um pouco de Puma deveria saber, mas não sei, porque as maçanetas estão alteradas e por causa disso, como confiar que as rodas estão corretas? A coisa mais comum que existe entre os anos 1976 2a. série e 1980 são rodas trocadas, por serem muito parecidas. Nesse Quebra-cabeça eu não ganharia o chaveiro.
Por isso acredito ser muito importante em Puma manter certas características originais, mesmo não sendo item excludente para a placa preta, aquele item que desclassifica o carro para avaliação. Tudo bem, maçaneta perde pontos, mas em Puma, trocar as maçanetas modificam a carroceria e esse item modificação da carroceria é excludente. Está bem, não vamos ser rígidos ao extremo e aceitarmos a maçaneta externa de Alfa Romeo no lugar da original. Voltamos no meu pensamento anterior, certas características do Puma determinam seu ano só no olhar e a principais são as maçanetas e rodas para os modelos de 1976 a 1980. Depois vamos ver o painel e volante. Então sou partidário de não aceitar maçanetas trocadas em Puma, porque elas determinam o ano do carro em apenas um olhar, se for a "patinha" de 1976 2a. série a 1978 1a. série; se for a de botão de 1978 2a. série até 1980, nos modelos GTE e GTS.E falar que é difícil achar essas maçanetas originais para reposição é forçar a barra, porque hoje são fabricadas e estão à venda nos dois modelos. Tenho dó dos proprietários de 1968 até 1972, que usavam as maçanetas de Fissore, que hoje viraram manga de sutiã. Para esses casos a situação era utilizar as maçanetas do VW SP2 muito próximas a do Fissore, mas até essas andam sumidas. Restou para esses proprietários sentar na calçada e chorar ou colocar maçanetas de Niva ou Fiat 147, que fatalmente serão percebidas as diferenças, mas agridem menos que outras originais Puma de modelo mais novos.
Para vocês verem como as maçanetas são importantes, outro dia vi um GTB S2 perfeito de 1982 a 1984, quando fui saber do proprietário que era um GTB S2 ASA 1987 fabricado pela Araucária. O proprietário anterior trocou as maçanetas originais do ASA, que eram as de Alfa Romeo 2300, pelas maçanetas de botão do GTB S2 fabricado até 1984. No olhar ninguém vai saber que se trata de um GTB S2 ASA, fabricado apenas em 1987.
E placa preta é para quê? Não seria para identificarmos um carro original de fabrica?
Eu concordo com o Felipe, carro com placa preta deve ter alguns cuidados especiais... Mas o carro na minha opinião de leigo está maravilhoso... como é bom ver um puma bem conservado, sem as modificações Xuning , com deformações na fibra e descaracterização total (ou quase) dos belos felinos... por isto, parabenizo o proprietário... belo exemplar...
ResponderExcluirE as rodas ainda foram diamantadas e ficaram com aquele vinco nos aros...que pena.
ResponderExcluirFelipe vc me deixou preocupado, estou restaurando um GTE77 e as maçanetas dele são de botão não as patinhas, como vc diz, no meu doc informa GTE77/78
ResponderExcluirLuis, como a esquentar a moringa, pq em 77 só a de patinha.
ResponderExcluirAproveitando o assunto. Achei esse carro anunciado. É verdade? Não reparei neste modelo aqui no blog.
ResponderExcluirhttp://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&vid=9bfa4f3d-862c-4c1f-9da4-67c87dc88457
Mas é aquele tal negócio, você tem um critério rígido para avaliar a placa preta, porém, outros clubes têm outros totalmente diferentes e como nós sabemos que tem clubes por ai que dão placa preta até pra carrinho de pipoca ai o negócio fica realmente difícil.
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