quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo - Happy New Year - 2012

Que seus objetivos se tornem um alvo a ser alcançado. Com vontade e determinação sempre conseguimos.
Hoje encerro as publicações de 2011 para curtir e apagar as minhas velinhas. Um ano novo começa hoje para mim, o de número 57.
Até o ano que vem moçada e muito obrigado por fazerem desse espaço o melhor sobre veículos Puma.

Reportagens - Autoesporte 1976 - GTE / GTS

Na revista Autoesporte de abril de 1976 trouxe a matéria sobre as primeiras impressões do novo Puma GTE que tinha acabado de ser lançado.
Nessa reportagem não falam grandes novidades para quem conhece Puma, a principal foi citarem que a troca de chassis utilizado pela Puma. Antes o tipo 143 que era do Karmann Ghia, agora o tipo 102 de Brasília. Mostrando com isso porque o número de chassis de Puma começa com SP, fabricado em São Paulo-SP;  143 ou 102 o tipo de chassis e finalmente o número de série do chassis. Pela grande mudança dos dois modelos GTE e GTS, até que citam pouco, principalmente não falaram que a carroceria é totalmente outra. Em um ponto dizem sobre a alteração do desenho dos para-brisas para utilização de pneus CN-36, mas aí houve um erro gráfico, no lugar de para-brisas, leia-se para-lamas. Uma coisa pouco falava, mas citaram na matéria é sobre os vidros das portas, que no novo modelo são curvos, ante os vidros retos do modelo anterior. No mais é aquilo que ficou mais confortável, lanternas maiores, volante menor, painel com porta-luvas, etc.

Nota de Falecimento - Aldo Besson

Morre em Porto Alegre um dos criadores do Miura, Aldo Besson. O sepultamento foi na última terça-feira.  Na foto abaixo, Itelmar Gobbi no Miura vermelho, sócio de Aldo Besson no Miura branco. A notícia foi veiculado no Miura Clube RS  e alertada a mim pelo amigo Eduardo Nogueira.
O Miura que teve mais de dez mil unidades produzidas foi criado em 1975 ainda com motorização VW a ar na traseira, passando nos anos 80 para VW AP e motor dianteiro. Foram muitos modelos lançados: Saga, 787, X8, Top Sport e X11 e inovou com tecnologia desde os primeiros com regulagem de altura do volante comandada eletricamente. Mais tarde entrou na era de computação, com avisos de voz para alertar falta de cinto de segurança; abastecimento; freio de mão puxado e retirar a chave da ignição. Devido a forte concorrência dos automóveis importados no início de 1990 com a liberação das importações, a produção dos Miura encerrou-se em 1992.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cartaz Puma (6) AM4 Coupê

O Puma AM4 foi o último da série de motor refrigerado a água, que começou com o AM3 em 1989. Fabricado de entre 1992 a 1994, o AM4 Coupê não atingiu mais de uma dezena e meia de unidades produzidas. Em 1994 a Alfa Metais encerrou a produção de automóveis, continuando apenas com caminhões.
Em relação ao AM3 as principais mudanças foram a adição do motor 1.8 (AP) em relação ao AP 600 (1.6) anterior; radiador duplo de água; aerofólio; rodas Binno 7" x 14" com pneus 195/60 HR 14; e molduras nas tomadas de ar laterais.

Anuncio (115) Phonogram

O anuncio foi veiculado em março de 1975 na revista Status Motor, uma edição especial da extinta revista Status. Não tem Puma na foto e nada relacionado ao tema, mas está lá o toca-fitas mais imponente até meados daquela década, o Mitsubishi Auto-reverse, com procura automática de estações de rádio. Com a chegada do TKR "cara preta" em final de 1975, sua hegemonia acabou, mesmo com o lançamento desse Mitsubishi com FM na mesma época. Tanto que hoje em dia é muito raro encontramos esse modelo Mitsubishi com FM, porque venderam muito pouco.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Catálogo Puma AM1 e AM2

O Puma AM1 foi o relançamento do Puma P-018 pela Alfa Metais. As únicas alterações significativas ficaram por conta de custos de produção, continuando com o motor VW boxer a ar. Assim as maçanetas redondas exclusivas do P-018 deram lugar as maçanetas de Opala Diplomata; as rodas de aro 15" traseiras do P-018  passaram a ser iguais as dianteiras de aro 14" no AM1 e a suspensão traseira com o sistema de semi-eixos bipartidos com duas juntas homocinéticas, a suspensão de arrasto, deixou de existir nos novos modelos, utilizando apenas o  chassis de Brasília com suas suspensões. Essas modificações se aplicam no AM2, que nada mais é que um AM1 conversível. O tanque a princípio, no AM1 e AM2 continuou atrás dos bancos, como no P-018, após o lançamento do AM3, que tinha o tanque dianteiro original VW, os AM1 e AM2 também passaram a ter o tanque na frente.
Interessante notar na ficha técnica a coluna Equipamentos Especiais, que hoje em dia, em muitos automóveis são de série e outros itens são obrigatórios.

Fora de área - Miniaturas Fabricação

Por Christian Heinemann da Alemanha
Aproveitando o embalo, em outro extremo uma reportagem sobre o desenvolvimento e produção de modelos em escala 1:87 (escala HO), da empresa Herpa.
Para ver entre no link Volkswagen Classic e depois role a barra até o final e clique em fotogalarie, como mostra na imagem abaixo.

Fora de área - Miniaturas Fabrica Porsche

Por Christian Heinemann
Para quem gosta de Porsche 356 a manufatura de Martin Taxis, um ex-bancário que resolveu criar seus próprios modelos em escala 1:87. No site mostram também  fotos de outros carros criado por ele, mas o highlight é o diorama da fábrica Porsche nos anos 1955 e 1956, com cenas da produção do 356. Ele conta que depois de atingir 1.000 horas trabalahndo no projeto parou de contar. Hoje a "fábrica" pertence a um colecionador americano. O modelo mais complicado é o Maserati tipo 61 Birdcage, com 60 peças, até os pedais são perfurados. Todos os modelos são fundidos em metal.
 
 
 
 
 
Todas as fotos podem ser vistas aqui: Motor-Klassik. O site da empresa do Martin é High Tech Modell.

Dia A Dia

"Este flagrante foi captado por mim de dentro do 'busão', no dia 23 de dezembro, numa movimentada avenida de Porto Alegre-RS, em plena hora do 'rusch'.
Um grande abraço  e boas festas a todos.  Luciano Pinheiro"
Nessa época os felinos gostam de aparecer, acho que é tempo de acasalamento.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lançamento 2012 - Espelho Puma de para-lama

 O meu amigo Edward Champoski que faz reproduções dos espelhos fabricados pela Puma lançará o espelho conhecido nos anos 60 e 70 por "Monza" para os modelos: Puma GT de 1968 a 1970;  GTE de 1970 a 1972 e GTE Spider de 1971 a 1972. Mas isso somente para janeiro de 2012.
 Como sempre o trabalho do Edward beira a perfeição.
 Com todos os detalhes idênticos ao original.
 Em alguns pontos ele aperfeiçoou com tecnologia moderna, como por exemplo:
1) Porca estampada que segura maquinário substituída por uma com retem, mas as unidades seguiram com uma estampada caso o cliente queira colocar a que vinha de fabrica (de baixo custo);
2) Parafusos de fixação e porcas (estampadas) originais são um pouco mais grossas, mando um conjunto mais condizente com o porte do retrovisor, além do padrão original para o cliente, cromados e oxidados.
E a grande novidade, preço diferenciado para quem for leitor do Puma Classic. Isso é bom demais.
Contatos somente em janeiro com Edward no email: edwardchamposki@yahoo.com.br.  

Dia A Dia

Afinal recebemos a tão prometida mensagem de nossa amiga Helena, a pumeira mais jovem do Brasil.
"Bom, eu estou de viagem a Brasília-DF visitando meus tios e meu pai. Ontem quinta feira (22/12) eu estava na quadra 114 sul, quando avistei um Puma GTS vermelho falei na hora pra minha tia parar o carro! Foi muito engraçado ela até levou um susto e acabou ficando com dor de cabeça rs.
Mas valeu a pena tirei algumas fotos (:
Um grande abraço, feliz natal a você e a sua familia,
Helena
É o olhar de uma jovem fotografa.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal 2011 - Merry Christmas

O sucesso do Puma Classic foi feito por vocês, por isso muito obrigado.
Um feliz Natal repleto de paz, amor e muitas, muitas alegrias.

The success of the Puma Classic is because of you, so thank you.
A happy Christmas filled with peace, love and many, many joys.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Papo Puma - Por trás da placa dianteira

Esse papo Puma não é conversa, bem que eu gostaria, mas precisamos mostrar detalhes do Puma.
Vejam abaixo um GTE Spider 1971 com a frente original. Até em algum momento de 1972 não existia o ressalto para abrigar a placa de licença dianteira. Era totalmente liso tanto no GTE como GTE Spider.
Alguns GTE e GTE Spider de 1972 começaram a ter o ressalto. Nesse ano, principalmente nos GTE Spider o ressalto aparecia, já nos GTE é mais raro. Não existe afirmações lógicas para a mudança, mas podemos imaginar que foi um modo de adequar o Puma para exportação. Com esse ressalto a placa "descansa" melhor, mostrando mais qualidade no produto.
A partir da nova carroceria lançada em 1973 e apresentada no Salão do Automóvel de 1972, todos os Puma até 1980 contavam com esse ressalto grafado na foto abaixo.
Na foto de divulgação da fabrica, com placa "Puma Spider" podemos ver claramente o ressalto para a placa. Não estranharam não verem as lanternas laterais? Como esse ressalto deve ter vindo mais para o final do ano, as lanternas também estavam deixando a moda e foram retiradas aos poucos. Em 1973 não veio nem em sonho.
E no Puma GTE Spider 1972 para exportação fotografado na Suíça, também vemos o detalhe e sem as lanternas laterais.
Em outra foto de um Spider 1972 sendo restaurado pelo meu amigo Matheus Contim, o detalhe é mostrado claramente, por cima...
... E por baixo.

Dia após Dia

Esse é aquele famoso Puma das cobras, aranhas e outros bichos. O GTE 1976 é do meu amigo Marcos Gagliardi, que está condenado a ficar dia após dia.

Cartaz Puma (5) AM2

Imagem cedida pelo meu amigo Marcelo Martins Farias, que recebeu de outro amigo: Rubens Rossato.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nota de Falecimento - Luiz Gaúcho

Recebi a triste notícia do meu amigo Jaques Claudino que o meu grande amigo Luiz Gaúcho, Luiz Carlos Ritta Moreira de 62 anos veio a falecer no último sábado em acidente de automóvel. A notícia foi dada aqui.  Ele estava sozinho no seu Corsa que bateu de frente com um Uno com quatro ocupantes, todos vieram a falecer.
Sempre sorridente, ele dizia ser o gaúcho mais catarinense do Brasil, porque nascera no Rio Grande do Sul e morava há muitos anos na cidade de Pomerode em Santa Catarina. Abaixo o seu Puma Tubarão com sua esposa no evento VI Encontro Nacional do Puma, em Foz do Iguaçu-PR, no ano de 2009.
Carreata em direção a Usina de Itaipu em Foz de Iguaçu. Foto Jaques Claudino.
Luiz descanse em paz.

Miniatura Puma (21)

A história dessa equipe que faz miniaturas já foi contada aqui e hoje trago o Puma Espartano 1950 cc que foi conduzido pelo grande piloto Angi Munhoz, pela equipe MM.
Foi o primeiro Puma Espartano a ser criado para as corridas...
...E um grande vencedor.