A rara foto colorida do MB Moldex foi publicada na revista Fatos & Fotos de 21 de dezembro de 1963, enviada pelo meu amigo Eduardo Tonin.
O MB Moldex foi apresentado no Salão do Automóvel de 1961, realizado em São Paulo-SP. Com mecânica do DKW-Vemag foi o primeiro automóvel brasileiro fabricado com carroceria em fibra de vidro. O segundo foi Willys Interlagos e o terceiro o GT Malzoni. Não se tem notícias da quantidade fabricada, mas estima-se que apenas três unidades foram produzidas. Devido ao alto preço, o dobro de um DKW Belcar, não teve sucesso de vendas. Desenhado por Roberto Eugenio Stieler e financiado por Rodolfo Rivolta, os sócios fizeram pesquisas na apresentação do modelo no Salão, para saber a reação do público na época, perguntando se tinham sugestões para o veículo que estavam apresentando. Uma boa política junto ao consumidor.
O nome MB Moldex significava: MB - mecânica brasileira e Moldex o nome da fabrica já existente que o fabricou. Ele contava com tanque de combustível de 80 litros e uma capota rígida removível. A capota de lona conversível nunca foi fabricada. O para-brisa era do FNM JK, assim como o motor de limpador de duas velocidades, o único a contar com tal equipamento naquele tempo no Brasil. O acabamento da carroceria não era dos melhores, esse era preço pago pela inexperiência com o novo material. A proposta era boa, porque o desenho da frente lembrava os esportivos projetados pelo estúdio italiano Pininfarina e nas laterais traseiras o desenho rígido de influência alemã, com um grande apelo de esportivo para passeio, diferentemente dos esportivos criados posteriormente, como Interlagos e Malzoni, que eram esportivos de competição, mas nem isso o salvou. Para um indústria automobilística que estava nascendo como a brasileira, esse projeto chegou cedo demais. Talvez se tivesse vindo alguns anos depois teria mais sucesso. O público brasileiro ainda se acostumava com novos produtos nacionais de uso diário, dificilmente aceitaria um automóvel esportivo e pelo preço, a comparação com os importados era inevitável, sempre pendendo pelas grandes marcas estrangeiras.
Hoje sabemos da existência de um exemplar nas mãos de um colecionador.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
O tempo passou mais as coisas não mudaram muito, um carro brasileiro feito artesanalmente em fibra de vidro, mecanica e outros detalhes adaptados de grandes montadoras, traz algumas inovações no projeto, desenho lembrando carros europeus, apelo esportivo, poucas unidades fabrica, o dobro do preço de outros carros, dificil aceitação por ser comparado com os importados.
Sera que um dia isso vai mudar!!!!
Mais uma nova pra mim...sempre achei que o INTERLAGOS fora o 1° carro em fibra produzido no Brasil.
por estas e por outras é que não deixo de verificar os posts deste grande blog!!
Parabéns Felipe e seguidores!
O carro "PRESIDENTE" não foi o primeiro?
Wilson,
A IBAP - Indústria Brasileira de Automóveis Presidente foi fundada em 1963 e afundada em 1968, antes mesmo de começar a produzir o primeiro automóvel totalmente brasileiro. Apenas cinco protótipos foram produzidos.
Acho que existem 2, um que esteve no ML muito tempo(uma carroceria montada sobre chassis KG) e um outro(também pessimo estado) que ao que parece estava no mesmo terreno do ultimo FNM Onça encontrado
Pena eu não ter fotos
O carro que estava anunciado no ML era um "Carroçaria Brasília", plataforma KG, fabricado em Petrópolis. Existem dois MB Moldex conhecidos: um de um colecionador, veículo que estava com sua família, e o outro que estava no mesmo terreno do Onça. Ambos em fase de restauro.
Amadeu.
Postar um comentário