quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mecânica - Pastilhas de Freio

Todos sabem que o Puma VW utilizava os mesmos freios da linha VW a ar. O que pouca gente sabe é que a mesma pastilha de freio a disco dessa linha, também era compartilhada com o Alfa Romeo 2300 brasileiro.
Vejam nas fotos do meu amigo Sylvio Fujioka, que comprou as pastilhas de freio para seu Alfa e percebeu a inscrição na caixa: "Alfa Romeo - Puma - VW".
 O Alfa Romeo 2300 utilizava freio a disco nas rodas traseiras e apesar dos discos serem diferentes da linha VW, a pinça era a mesma, portanto a mesma pastilha.
Essas pastilhas marca FRAS-LE são muito boas, freiam bem e são macias, não ocasionando ruídos por se adaptarem logo as ondulações do disco, mas por causa disso duram pouco.
Aí fica a dúvida no ar: na primeira foto publicada, a da caixa, está escrito Sistema Teves. Será que tem a ver com aquele jogador argentino, é bom mas durou pouco?

5 comentários:

  1. Uma observação !

    Da mesma época dessa marca tinha as pastilhas e lonas de freio Lonaflex.
    O fabricante atestava a maior flexibilidade tanto das lonas como das pastilhas , com baixo risco de vitrificação , portanto com maior segurança e menor indice de desgaste do sistema de freio do veiculo.
    Falo tudo isso pq nos anos setenta, tinha um tio que representava a Lonaflex e rezava essa cartilha para mim.
    Eu , só escutava! Acabei memorizando ! Se era verdade , não sei.

    Walter

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  2. As pastilhas antigas tinham na sua composição um boa quantidade de amianto, que foram proibidos por serem cancerígenos.
    Isso fazia com que fossem mais macias, talvez não durassem tanto como as modernas, mas por outro lado, judiavam menos dos discos. E dificilmente ficavam vitrificadas, prejudicando as frenagens.
    Há uns dois anos atrás, no evento de Serra Negra, tinha um vendedor de peças do interior de Sampa, fazendo promoção de um lote dessas pastilhas antigas ("5 reaus").
    Comprei alguns jogos, estou usando e elas tem uma outra GRANDE vantagem: Não soltam aquele maldito pó preto, que sujam as nossa rodas polidas.

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  3. Romeu,
    Obrigado pela complementação da matéria. É isso mesmo, eu tinha esquecido do maldito amianto, que ajudava tanto a gente em muitas peças e de diversas atividades, mas ao mesmo tempo matava os funcionários que as fabricavam. Então melhor deixá-lo para lá.
    O amianto era usado em telhas, caixas de água, vasos, etc., uma infinidade de produtos. Sua maior propriedade era a leveza do material, durabilidade, custo baixo e fácil fabricação, porque ele sempre entrou como uma agregado, complemento de outra composição.

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  4. Bom dia senhores;

    A PD/5 no material PD/910 é um dos primeiros itens do nosso portfólio de pastilhas, hoje a Fras-le comercializa todos os seus produtos livre de amianto, esta mesma pastilha pode ser encontrada em qualquer ponto de distribuição da Fras-le no material PD/980 que é um material de alta estabilidade à fricção, é uma formulação standard de alto desempenho e durabilidade, livre de amianto.

    No Brasil temos a linha CERAMAXX que é MATERIAL DE FRICÇÃO CERÂMICA DE ALTA PERFORMANCE, TECNOLOGIA FRAS-LE WHEEL-KLEAN,EM GERAL: MAIOR DESEMPENHO EM PODER DE FRENAGEM, RUIDO, DESGASTE, PÓ NA RODA E TREPIDAÇÃO DO PEDAL.

    Ante qualquer dudiva sobre aplicações podem acessar o nosso catalogo eletronico (http://catalogo.fras-le.com.br/).

    Para conhecer melhor os nossos produtos podem entrar o site da nossa empresa.

    www.fras-le.com.br

    Confira no link abixo uma das tantas conquistas da Fras-le:
    http://sistemasweb.randon.com.br/fras-le/sharepoint/zztextos/premio%20inova%2014.02.12.htm

    Atenciosamente.

    Ricardo Medina Sánchez
    Analista de Marketing - Produto
    Fras-le S.A.
    Tel: +(55.54) 3289 1999
    Fax: +(55.54) 3289 1921
    www.fras-le.com

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  5. Alguns cruzamentos de referência.
    fonte: AlfaRomeoBR Clube.

    Aplicação.
    Pastilha de freio traseira Alfa Romeo 2300.
    *55,55mm largura X 53,00mm altura x 14,75mm espessura.
    mesma da linha VW 1600.

    Fras-le - PD5

    Ferodo - FDB-3B (fora de linha) a mais proxima atualmente em produção é FDB-3M (53x56x15)

    Cobreq - N-201

    Bosch - PB-0015

    Bendix - BX-15

    lista de veiculos a usar a mesma referência FDB-3B:
    fonte: website Ferodo UK.

    ALFA ROMEO 1750-2000
    ALFA ROMEO 2300-B-Ti-Ti4-SL-Rio Export
    ALFA ROMEO GIULIA
    ALFA ROMEO GT
    ALFA ROMEO GTA
    ALFA ROMEO MONTREAL
    ALFA ROMEO SPIDER (58-94)
    BMW 2.6- 3200 V8
    BMW 2000-3.2
    BMW 2500-3.3
    DAF 55
    DAF 66
    GLAS 04
    GLAS V 8
    NSU 1000
    NSU 1200
    NSU PRINZ
    NSU RO 80
    NSU SPIDER
    OPEL KADETT B
    OPEL OLYMPIA A
    PORSCHE 356
    PORSCHE 911 (911)
    PORSCHE 912
    PORSCHE 914
    SAAB 90
    SAAB 99
    SAAB 900 I
    SAAB 900 Turbo I
    TALBOT SIMCA 1000
    TALBOT SIMCA 1100
    VAUXHALL COMBO (D)
    VOLVO 66
    VW KAEFER
    VW KARMANN GHIA

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