Aqui falei de outro caso de Garantia Puma. Hoje, com ajuda do meu amigo Mazinho, que pesquisa assuntos Puma, publico um artigo que saiu na revista Quatro Rodas, edição n° 242 de setembro de 1980, na seção Correio Técnico, sobre a aquisição de um Puma zero km sem a revisão de entrega.
Como sempre a resposta Puma é esclarecedora e coloca os pingos nos "is", capacidade de um grande homem dos negócios e diretor administrativo da empresa, Sr. José Maria Hellmeister. Sua genialidade em conduzir os negócios era fora do normal e se dependesse somente dele, acredito que a Puma seria hoje firme e forte. Pena que não o conheci pessoalmente, não deu tempo, ele foi embora antes disso acontecer.
Veja a resposta que ele encaminha a revista, com muita educação e firmeza, sua resposta é no mínimo elogiável e dá pleno direito ao consumidor. Não como vemos as respostas das montadoras hoje em dia, em jornais e revistas especializadas, evasivas e sem comprometimento, todas temendo a imagem da empresa perante o público, ou seja, respostas para não comprometer. Só que eles se esquecem que não existem mais consumidor idiota, hoje a grande maioria esmagadora é informada e tem capacidade de julgar quase todas as situações, a Internet contribuiu muito para isso e as pessoas estão ficando mais cultas. A Puma já fazia em 1980, aquilo que muitas empresas terão que fazer em um futuro próximo, serem objetivas, não subestimar o consumidor e acima de tudo ter atitude e firmeza em suas ações. Parabéns ao saudoso Hellmeister, um homem de atitude.
Um comentário:
Foram várias cartas respondidas pelo Sr. Hellmeister nas Quatro Rodas que eu lia quando moleque. Realmente ele sabia muito bem como por os "pingos nos is" e sempre com muita firmeza e educação.
Só fui saber como ele era quando passei a frequentar esse Blog, e vi algumas fotos dele. Uma que eu gosto bastante é aquela com ele, o Milton e o Luiz Roberto, junto a uma maquete de Stand da Puma.
Que Deus o tenha em um ótimo lugar. Precisávamos de mais pessoas como ele aqui entre nós.
Adalberto
Postar um comentário