sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

História Puma - Geral

Muitos aqui conhecem muito bem a história da Puma. Hoje escrevi uma síntese dessa história para aqueles que não conhecem direito, porque vivo lendo em sites "saladas de frutas", o essencial é correto, mas as misturas de datas e dados é bem grande. Então, vai escrever sobre a Puma? Leia, copie, cole, podem "chupar" na íntegra, mas por favor, informe a história corretamente. Obrigado.

A história da Puma começa em 1964, com um grupo de aficcionados por automobilismo. Jorge Lettry, diretor de Competições da Vemag queria um verdadeiro automóvel esportivo. Por causa disso, Marinho e Milton Masteguin procuram Rino Malzoni e resolvem criar o esportivo solicitado. Em 1965, os três primeiros protótipos do "GT Malzoni" foram entregues a Equipe Vemag que se tornou o bicho papão das corridas. Devido a pedidos, no mesmo ano começaram a fabricação para venda do GT Malzoni de corrida e logo depois para as ruas, sendo produzidos 50 unidades do modelo.
Posteriormente em 1966, o modelo foi estilizado por Anísio Campos e rebatizado de Puma GT, entrando em produção em 1967. A mecânica continuava do DKW 1000 cc.
Como só foi fabricado nesse ano, o Puma GT teve 125 unidades produzidas.
Com a compra da Vemag pela Volkswagen, a produção dos DKW foi encerrada.
Sabendo que não teria o fornecimento da mecânica pela Vemag, a Puma começa a projetar o Puma VW, conhecido como Puma II e este entra em linha de montagem em maio de 1968. No Salão do Automóvel de 1970 é apresentado o Puma GTE Spider , comercializado no principio de 1971. Nesse mesmo ano são atendidos os pedidos de exportação para países da Europa, USA e América do Sul, posteriormente também para África do Sul, que acabou recebendo a licença de fabricação da Puma, que recebia royates da Bromer sul africana.
Em 1974 finalmente entra em produção o Puma Chevrolet, que apareceu como protótipo P-8 em 1971, depois totalmente reformulado e apresentado no Salão de 1972 como Puma GTO e após pequenas alterações, passa a ser chamar Puma GTB (Grã Turismo Brasileiro).
No mesmo ano, 1974, a Puma tenta entrar para o grupo das grandes montadoras apresentando seu carro urbano, o Mini-Puma. Os investimentos não vieram e o sonho foi arquivado.
Em março de 1976 entra em produção os novos modelos de Puma, com chassis do VW Brasília e carroceria redesenhada. As exportações continuam firmes. Na África do Sul é paralisada a produção pela Bromer, retornando a fabricação em 1978, nas mãos da atual empresa Puma Car que ainda produz o Puma.
A fabricação do Puma GTB encerra-se em 1979, depois de conviver alguns meses com seu substituto o Puma GTB S2, que foi apresentado no Salão do Automóvel de 1978. Nesse mesmo salão é apresentado o caminhão leve Puma 4.T e as antigas cabines de caminhões fabricadas para chassis do Chevrolet D-60, que foram produzidas desde 1971, agora é licenciada para uma empresa do interior de São Paulo.
Em 1980, já como modelo 1981, o GTE e GTS são alterados nos desenhos da frente e traseira, recebendo novas designações: GTE passou a se chamar GTI e o conversível GTS a se chamar GTC.
Em 1981 é lançado o Puma P-018, com linhas modernas sem esquecer sua identidade, continuava com a mesma mecânica VW a ar, chassis de VW Brasília, porém com suspensão de arrasto na traseira. Esse projeto foi desenvolvido em paralelo com o Puma P-016 que tinha chassis próprio, motor VW refrigerado a água, tração e motor traseiro. Devido ao alto custo de desenvolvido, esse projeto não foi finalizado, engavetado em 1982.
O sonho do Mini-Puma que outrora era distante, em 1982 surge um novo ânimo e tentativa de salvação da empresa. Um acordo de fabricação com a japonesa Daihatsu seria a alavanca para a Puma crescer, porque chegou em um estágio que não há volta, cresce ou quebra. Mais uma vez a Puma não conseguiu o aval necessário do governo, para o financiamento junto aos japoneses.
Em 1984, muito endividada com leis trabalhistas e consequentemente com seus fornecedores, a Puma encerra sua produção e fecha as portas em 1985.
Em 1986, a recém formada empresa Araucária S.A., de Curitiba, adquire os ativos da Puma, levando tudo para sua cidade e em 1987 retorna a produção do GTB S2, agora com designação ASA de Araucária S.A. e monta o Puma GTI e GTC com mecânica do cliente, pois não conseguia comprar da VW sem pagar a dívida anterior deixada pela Puma SP. A intenção da Araucária visava as exportações e contava com um grande contrato de exportação para a Arábia Saudita, que acabou não acontecendo. Nesse momento aparece o empresário Nívio de Lima, proprietário do Grupo Alfa Metais, que entre outras coisas fabricava eixos e sistema de suspensões para caminhões, pois também era um dos fornecedores Puma. Nívio compra a Araucária S.A. e todo o ativo Puma, com a intenção principal de fabricar caminhões, sua área. Criou a Alfa Metais Veículos, que foi licenciada pela Araucária para produção de veículos e uso de nome. Ele construiu uma nova fábrica na Cidade Industrial de Curitiba e começou a fabricação do Puma AMV já em 1988. Esse modelo tinha como base o Puma GTB S2. Logo depois no mesmo ano, modifica alguns detalhes do Puma P-018 e lança o Puma AM1, com motorização VW a ar. Para receber a mecânica VW, Nivio pagou a dívida contraída pela Puma de São Paulo. É lançado a versão conversível desse modelo chamada de AM2.
No ano seguinte surge o AM3, idêntico na aparência do AM1, mas um pouco mais comprido e com um subchassis traseiro, junto ao chassis original do VW Brasília, para abrigar o motor VW AP-600 refrigerado a água. A versão conversível com motor AP-600 chamava AM4.
No começo dos anos 90, algumas alterações promovidas no AM3 resultaram na substituição do nome, sendo que tanto a versão conversível, como versão Coupê tinham o mesmo nome: AM4.
Com a morte de Nivio a empresa perdeu seu maior visionário e encerrou a produção dos automóveis em 1994, continuando apenas com caminhões até 1998.
Felipe Nicoliello

19 comentários:

Anônimo disse...

FELIPE

Livro...Livro...antes que algum bico faça qq merda...
Parabens Mestre
Grde abraço e tb para todos os pumeiros

branquinho disse...

É verdade hein, cada post vira um capítulo! Felipe na época da Alfa Metais, quem era o mentor do design dos novos carros? Abraços

Sarue , o verdadeiro disse...

Ai ai ai Sr Felipe.... Vc esta ficando um velho pretensioso e arrogante...
Nao és dono da verdade absoluta meu caro...
Mesmo a sua versao, tem fatos que beiram romantiso e nao a realidade...
Para emitir uma informacao realmente fiel, vc nao poderia ter a visao "miope" do assunto!!

Marcos Gagliardi disse...

Ô Saruê, você conhece a história da Puma? Então devia explicar o que não ficou esclarecido pelo Felipe, ficar só criticando o empenho dele no blog não adianta.

gabriel disse...

nota de falecimento.

quero informar a quem possa que fiquei sabendo de uma noticia no blog de um paraibano que possui uma puma felipe que a puma gts 78 bege metalica que tinha aqui em joão pessoa foi totalmente destruida: o cidadão que comprou como disse o tercio que possui o blog arrancou eu disse arrancou todo o revestimento interno original e colocou um revestimento amarelo com branco e pintou o carro com esta cor horrorosa que é este tal de amarelo ferrari da fiat trocou o volante de dois raois por uma porcaria qualquer e até o revestimento do painel ele não deixou salvo. desculpaeu esta ussando teu espaço é que este sabado para mim foi realmente estraga por esta noticia pois o carro era linda perfeita só estava necessitando de uma nova pintura e era segundo dono pois eu mesmo falei com o segundo dono o qual pedia miseros 13.000 mil e acabou vendendo por 9.000 mais eu agradço a deus assim mesmo pois só tmos aquilo e mereçemos. um abraço a todos e abrigado pelo espaço para desabafar

Adalberto disse...

Creio que ao discordar de algum ponto dessa história, caberia colocar a própria versão dos fatos. Assim poderíamos debater sobre o assunto e chegar a um lugar comum. Criticar por criticar não vai resolver absolutamente nada...

Claro que os 20 anos de história da Puma precisariam de muito mais espaço para serem narrados em sua totalidade, mas o importante é que os fatos principais dessa história sejam corretos.

Leio e acompanho a história dessa grande fábrica desde criança. Antes desse blog, muita coisa que se falava sobre a Puma (fábrica) e o Puma (os carros) baseava-se em puro achismo. Graças a Deus apareceu alguém disposto a manter um blog e colocar muita coisa em seu devido lugar. Se eu leio algo que não concordo, coloco minha versão e espero outras opiniões, pois ninguém é o dono da verdade.

Saudações,

Adalberto

Chica da silva disse...

Em nenhum site salada de frutas, o autor se intitula como o verdadeiro sabedor da historia da puna. Somente o babão sr felipe...
Isto é demais...
Que velho pentelho...

Anônimo disse...

"História da puna" e ainda com P minúsculo...

Volta para o Mobral ô Chica da Silva, que o seu sinhozinho está esperando!

Chica da silva disse...

Anonimo (felipe) , desculpe eu estava sem oculos!!

walter ramos disse...

Um comentário

Criticas contrutivas podem e devem ser bem recebidas.
O papel do critico nestas situações deve ser de trazer informações e fatos que acrescentem dados ao conteudo da materia em pauta.
Fazer criticas desprovidas de conteudo e de fatos relevantes ao
assunto criticado, mostra pelo menos que a opinião do critico é puramente passional, não racional.
Assim , pouco credito merece .
Quem leu este post, seguramente alguma coisa aprendeu . Isto é o que interessa, para quem gosta do
PUMA !

Walter

odilonx disse...

CARO WALTER, EU TE PERGUNTO E ESTES IMBECIS TRAVESTIDOS DE ANONIMOS,ENTENDEM ALGUMA COISA?? OU MELHOR SABEM AO MENOS LER??SAO SERES MISERAVEIS E MEDIOCRES QUE SE ALIMENTAM DA PROPRIA INVEJA E DO SONHO EM SER ALGUEM NA SUA MISERA VIDA,SAO SERES QUE NASCERAM E SEMPRE VIVERAO NA SARJETA.É ISSO O QUE PENSO.

Sergio Campos disse...

Eu adoro antigomobilismo e mais especificamente carros esportivos, principalmente os brasileiros, das minhas memórias de menino, e sinceramente considero o Pumaclassic um divisor de águas, no que tange ao quesitos informaçao e comportamento. Resumindo, primeiro porque aqui temos quantidade e qualidade de informaçao. Antes,reinava a ideia de que Puma era "tudo igual" e as opinioes eram na base do chutometro. Segundo, em relaçao a comportamento, hoje em dia é muito interessante observar que as pessoas adquiriram o saudável habito de PERGUNTAR, antes de AFIRMAR. Dá para notar isto nos foruns. Eu acho que é necessária muita generosidade, competencia e dedicaçao para manter um blog dinamico como este. O Felipe seria pretencioso se ele nao soubesse o que escreve, mas ele sabe melhor do que ninquem. Seria arrogante se nao estivesse disposto a aprender sempre , e ele sempre esta disposto a ouvir. Basta conversar com ele para perceber isto. A fascinante historia da Puma, que escreve um capitulo unico dentro do processo de industrializaçao e urbanizaçao no pais , e a impressionante riqueza de detalhes e diferenças entre os diversos modelos dos carros Puma estao muito bem representadas aqui neste blog.

sandrogte disse...

Olá Felipe, existe algum material, foto do P-016? Eu já ouvi falar mas nunca vi nada. Será que o Rossato tem alguma coisa pra gente publicar?

smarca disse...

P-016:

http://www.pumaclassic.com.br/2010/03/puma-p-016.html

http://www.pumaclassic.com.br/2010/02/puma-p-016.html

Felipe Nicoliello disse...

Caros amigos,

Primeiramente muito obrigado pelo apoio.
Não se deixem levar por comentários imbecis ou de imbecis que se escondem no anonimato, como aqueles garotos de antigamente que tocavam a campainha e saiam correndo.

Não sou o dono da verdade, quem são os donos das verdades são as pessoas que me informaram, que de uma forma ou de outra estiveram ligadas a Puma, a saber:
Jorge Lettry, Milton Masteguin, Miguel Crispin, Anísio Campos, Ronaldo de Almeida Brochado, Paulo Sérgio Fonseca, Marcos Pasini, Newton Masteguin, José Martins, Angi Munhoz, Jan Balder, Rubens Rossato, Varlei Martins e Jorge Rocha, somados ao meu conhecimento de observação vivida da história e leitura de fatos e tudo sobre Puma durante 45 anos.

O que mais me irrita quando falam sobre Puma são as datas e números, essas afirmadas nessa síntese que escrevi são comprovadas por arquivos documentados pela imprensa ou relatadas pelas pessoas acima.

Outros dados são colhidos por muitos amigos que tenho no Puma Classic, como vocês, que me enviam matérias, revistas, fotos, documentos e tudo que comprove a história Puma. O que faço é apenas reunir os dados e divulgar para que essa história seja compreendida, pois nenhuma história é completa apenas com algumas informações, temos que entendê-la como um todo.

Para vocês saberem, esse imbecil que se esconde com vários pseudônimos, conhece meus velhos amigos de automobilismo e ao mesmo tempo conhece amigos recentes que estão ligados ao Puma, portanto me conhece muito bem. E se me conhece tão bem assim, deveria saber que não acesso computador em final de semana e muito menos faria um comentário anônimo.

Gabriel, triste notícia.

Luis Wiener disse...

Felipe...resumindo:
NÃO dê a mínima para este tipo de intervenção sem a mínima educação e somente com o propósito de atacar o lado pessoal, apenas DELETE para o bem de todo o BLOG e em respeito a quem se dedica à ele.
Acredito que críticas SEMPRE serão bem vindas,como tem acontecido, mas à falta de respeito...isso nem o MASTERCARD paga!

Luis Wiener disse...

Não sei vcs, mas o
...velho pretensioso e arrogante...o babão sr felipe...o velho pentelho...
Tem é me AUXILIADO E MUITO em minha conservação e preservação de minha PUMA.

gabriel disse...

e eu que estou deevendo a ele um material com um puma raly que fiquei de mandar e até agora não pude pois eu já havia scaniado o material e meu filho não teve o que fazer passou a minha pasta para a pasta dele e acbo que meu material, digo o material do velho babão arrogante se perdeu digo foi corronpido por virus e agora estou com dificuldade porque a inpressora não esta configurada, mais assim que eu puder vou mandar. pois eu quero ganhar tambem um livro quando ele sair e por falar em livro que fim levou um chaveiro do jogo de advinhação para saber que ano era a gtb e porque dizendo qual era o detalhe dr. pretencioso,um abraço desse amigo irritante e prepotente gabriel

Anônimo disse...

Já dizia o velho beduíno (Ibrahim), os cães ladram e a caravana passa... Abs! Paulo (Fpolis)