Em cansáveis pesquisas na arqueologia Puma descobri um artigo publicado no Jornal do Brasil, em setembro de 1971, onde falam claramente da mudança da referida lanterna, aumento do porta-malas e mudança da armação da capota.
Vejam que nesse artigo também falam da mudança do porta-malas, sempre se referindo ao modelo conversível, concluindo que, a partir de setembro de 1971 todos GTE Spider de 1972 tem as lanternas de Corcel; acesso nas laterais internas do porta-malas, onde vai o estepe e armação de capota mais simples (antes era tipo do Karmann Ghia, bem complexa). Nos GTE (coupê) essas mudanças de lanternas e porta-malas podem ter demorado um pouco mais. Por isso encontramos GTE 1972 com o porta-malas fechado e outros não. A melhoria no acabamento se deve ao uso do tecido freeze no centro dos bancos, antes courvin.O motor de oito cilindros boxer a ar, ideia que rondava as pistas de corridas no começo da década, mostra que a Puma também entrou naquela onda e como muitos não teve o esperado sucesso.
9 comentários:
O meu Sypder 71 (foto já publicada no blog)tem essa lanterna.
Abraços,
Carlos Alberto Torres
Em complemento, post de 11/01/2011.
Tenho a impressão que este é o motor criado no Rio e que hoje está com o Trevisan
Exato Carlos.
Cesar,
Como falei existiram algumas frentes de trabalho sobre a junção dos motores vw a ar, uma delas foi dos irmãos Fittipaldi, com o Fusca de dois motores, literalmente dois motores ligados entre si. O da Puma era dois blocos soldados com um único virabrequim, mas não acredito ser aquele que está com o Trevisan. A dele deve ser daquele que é intitulado o autor da ideia: Jamaro, dos irmãos Jair e Jairo Amaro.
Veja mais sobre esse motor em http://www.pumaclassic.com.br/2010/11/reportagens-oficina-1972-motor-8.html
O do Trevisan é o Jamaro (que nem foi feito pelos irmãos, segundo um deles), mas tenho uma foto no meu www.fotolog.com/berlineta deste motor no chão da fábrica da Puma e visualmente é identico ao Jamaro.
Difícil é achar a foto no seu Fotolog.
Mas como vc falou, visualmente é idêntico, internamente acredito que no Puma era mais elaborado pelas condições que a fabrica tinha em ferramental e engenharia. Não se esqueça que ali ainda trabalhava um engenheiro que conhecia pouca coisa de motor, o grande Lettry.
eu localizei uma vez no you tube um video que mostrava o motor jamaro sendo acionado depois de 40 anos e que ele estava num fusca azul dando umas voltas la pelo lado do rio grande ché. isso esta no blog do mestre joca, é uma postagem de 2009, o bichinho ronca bem; existe uma versão feita por outro cidadão que tem um blog de nome chico biela na foto blogspot
esta lá se alguem quiser ver é só acessar valeu. um abraço a todos
Este Fusca azul é do Trevisan e o Chico Biela está fazendo um de seis e outro de oito cilindros, mas acho que nenhum dos dois roncou ainda
Este motor 8 cilindros ficou jogado no chão da puma muito tempo, rs, quem esta na foto do lado direito e o Sr Nelson chefe da mecanica da puma ficou até fechar a puma na Pres Wilson
Varlei Martines
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