sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Lanternas dianteiras Puma 1971 / 1972

Em dezembro de 2010 na publicação Levantando a lebre - Lanternas dianteiras citei da possibilidade das lanternas dianteiras (de Corcel) terem sido mudadas já em 1971, e não somente em 1972 como acreditávamos.
Em cansáveis pesquisas na arqueologia Puma descobri um artigo publicado no Jornal do Brasil, em setembro de 1971, onde falam claramente da mudança da referida lanterna, aumento do porta-malas e mudança da armação da capota.
Vejam que nesse artigo também falam da mudança do porta-malas, sempre se referindo ao modelo conversível, concluindo que, a partir de setembro de 1971 todos GTE Spider de 1972 tem as lanternas de Corcel; acesso nas laterais internas do porta-malas, onde vai o estepe e armação de capota mais simples (antes era tipo do Karmann Ghia, bem complexa). Nos GTE (coupê) essas mudanças de lanternas e porta-malas podem ter demorado um pouco mais. Por isso encontramos GTE 1972 com o porta-malas fechado e outros não. A melhoria no acabamento se deve ao uso do tecido freeze no centro dos bancos, antes courvin.
O motor de oito cilindros boxer a ar, ideia que rondava as pistas de corridas no começo da década, mostra que a Puma também entrou naquela onda e como muitos não teve o esperado sucesso.

9 comentários:

Anônimo disse...

O meu Sypder 71 (foto já publicada no blog)tem essa lanterna.
Abraços,
Carlos Alberto Torres

carlos Alberto Torres disse...

Em complemento, post de 11/01/2011.

Cesar Costa disse...

Tenho a impressão que este é o motor criado no Rio e que hoje está com o Trevisan

Felipe Nicoliello disse...

Exato Carlos.

Cesar,
Como falei existiram algumas frentes de trabalho sobre a junção dos motores vw a ar, uma delas foi dos irmãos Fittipaldi, com o Fusca de dois motores, literalmente dois motores ligados entre si. O da Puma era dois blocos soldados com um único virabrequim, mas não acredito ser aquele que está com o Trevisan. A dele deve ser daquele que é intitulado o autor da ideia: Jamaro, dos irmãos Jair e Jairo Amaro.
Veja mais sobre esse motor em http://www.pumaclassic.com.br/2010/11/reportagens-oficina-1972-motor-8.html

Cesar Costa disse...

O do Trevisan é o Jamaro (que nem foi feito pelos irmãos, segundo um deles), mas tenho uma foto no meu www.fotolog.com/berlineta deste motor no chão da fábrica da Puma e visualmente é identico ao Jamaro.

Felipe Nicoliello disse...

Difícil é achar a foto no seu Fotolog.
Mas como vc falou, visualmente é idêntico, internamente acredito que no Puma era mais elaborado pelas condições que a fabrica tinha em ferramental e engenharia. Não se esqueça que ali ainda trabalhava um engenheiro que conhecia pouca coisa de motor, o grande Lettry.

gabriel disse...

eu localizei uma vez no you tube um video que mostrava o motor jamaro sendo acionado depois de 40 anos e que ele estava num fusca azul dando umas voltas la pelo lado do rio grande ché. isso esta no blog do mestre joca, é uma postagem de 2009, o bichinho ronca bem; existe uma versão feita por outro cidadão que tem um blog de nome chico biela na foto blogspot
esta lá se alguem quiser ver é só acessar valeu. um abraço a todos

Cesar Costa disse...

Este Fusca azul é do Trevisan e o Chico Biela está fazendo um de seis e outro de oito cilindros, mas acho que nenhum dos dois roncou ainda

Anônimo disse...

Este motor 8 cilindros ficou jogado no chão da puma muito tempo, rs, quem esta na foto do lado direito e o Sr Nelson chefe da mecanica da puma ficou até fechar a puma na Pres Wilson

Varlei Martines