Encontrei em um posto de combustível em Brasília-DF, em outubro de 2011. O meu espanto foi grande, porque parecia um expositor de óleos da década de 50/60/70/80, a qual a Bardahl utilizava como propaganda, o seu mascote Detetive Bardahl, com os bonequinhos da Turminha Brava: Zé dos Anéis Presos; Antônio Sujo; Chico Válvula Presa e Carvãozinho. Campanha iniciada nos U.S.A. nos anos 40, no Brasil começou na década seguinte. Nos anos 60, a Turminha Brava ganhou uma nova aliada brasileira, a estonteante Clarimunda. Na década de 80 veio um novo integrante bandido, o Kidsgaste, um tipo carioca que atacava os motores a álcool, combustível novo na época.
Nos anos 90 os desenhos passaram a ser mais elaborados e os personagens ganharam novo estilo. A magia e o carisma conseguido nas primeiras décadas foi perdendo o glamour adquerido, tanto que nessa placa em Brasília, os desenhos ainda são como aqueles da década de 60 e não os mais atuais. Prova que os mais modernos não fizeram tanto sucesso como os antigos.
Felipónnnnnnnnnnn
ResponderExcluirEm algumas feiras de turismo que estive presente, tem um cara que sempre vai vestido de detetive Bardhal e uma p┼┼┼ gostoza vestida de clarimunda, estava muito interessante
Bjs--------------------Alemão
Muito legal essa visão retrô que vc postou.
ResponderExcluirRealmente , os desenhos da época eram muito mais elaborados.
Valeu pela recordação.
walter
Achei muito legal rever essas figuras
ResponderExcluirque por muitos anos andaram pelas TVs
a fazer propagandas.
Valeu recordar os personagens !
Wwalter