A pergunta do Quebra-cabeca 28 foi qual seria o ano desse GTB da foto e qual detalhe para essa afirmação. A reposta correta é 1977, porque vemos o ressalto no painel traseiro devido ao jumelo da suspensão. Outros detalhes marcavam esse GTB com possíveis anos de fabricação, de 1975 2a. série a 1979, mas a certeza do primeiro GTB com ressalto é do final de 1977, quando introduziram as lanternas de Alfa Romeo 2300 TI.
Nos primeiros GTB as lanternas de Saab Sonet III formavam o conjunto com a placa de licença no painel traseiro. Após a inclusão da nova lanterna, a placa desceu dando mais largura ao painel e os frisos desapareceram em prol da placa de licença, que não poderia apenas descer, ficaria chapada. A solução foi uma pequena inclinação nesse painel, entrando mais para a parte interna do carro. Com isso, as duas extremidades inferiores do painel traseiro encontraram as pontas dos jumelos da suspensão, sendo obrigados a criar o tal ressalto.No detalhe o painel antigo de um Puma GTB 1974 sem o ressalto.
Só como curiosidade das muitas que encontramos em GTB. Na foto abaixo um GTB modelo antigo até 1977 1a. série, com painel moderno incluindo ressaltos, sendo adaptados os vincos e as lanternas no painel antigo.
Nesse outro caso, o mesmo tipo de GTB até 1977 1a. série com painel antigo, porém com as lanternas modernas e a placa de licença embaixo. Veja que não tem os ressaltos.
Tivemos vários amigos com a resposta correta, mas dessa vez o ganhador do chaveiro Puma foi o meu amigo Luciano do blog VW SP2 Clássico, pela primeira resposta completa e correta. Tenho a ressaltar que as lanternas traseiras de Alfa, que alguns citaram estar na foto, temos que convir a grande dificuldade de mostrá-la claramente, podendo criar dúvidas, assim como as maçanetas de botão grande ou pequeno, mal dá para perceber o contorno do botão. Aí é exigir muito da turma do pré primário, que pela primeira vez ganhou o prêmio. Parabéns Luciano e a todos que participaram. Agora só falta mandar o chaveiro para Porto Alegre-RS, isto é, se eu tiver o endereço.
3 comentários:
mais uma vez perdi por um cabelo de sapo. nossa, nossa! assim voçê me mata, mais na proxima eu te pego Há eu te pego.
Pode deixar que o endereço já vai seguir via e-mail.
Luciano (já contando os dias para pegar o chaveiro...)
Merecido.
Postar um comentário