quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sistema de ar quente GT/GTE/GTS/GTI/GTC (2)

Falei anteriormente do sistema de ar quente Puma aqui. Hoje completamos outra parte da matéria, a ligação da mufla que envolve o cano de escapamento, com a caixa de ventilação do motor (ventoinha).
Conforme o Catalogo de Peças do Concessionário, as peças que unem o sistema são duas. A mais conhecida, feita de plástico sanfonado vai entre a lata do compartimento do motor até a ventoinha. A segunda peça pouco conhecida é um tubo flexível de borracha sanfonado, que liga a mufla a outra peça dee plástico sanfonada. Esse sistema é todo Volkswagen, igual em todos modelos da linha VW a ar.
Como borracha estraga com o tempo, somados a difícil tarefa de comprar essa peça original, mesmo na época em que era fabricada, os proprietários substituíam por tubos de alumínio flexível, de encaixe perfeito e durabilidade muito maior.
 Abaixo fotos com várias posições da entrada da mufla, que recebe o ar forçado da ventoinha para ser aquecido na mufla, depois direcionado para uma válvula comandada pelo motorista, que abre ou fecha essa passagem do ar, posteriormente indo para uma tubulação incorporada na carroceria, que leva ao interior do veículo.
 
 
 
 
Na foto abaixo um Puma sem a mufla e a ligação do sistema de ar quente. 

13 comentários:

Felipe Nicoliello disse...

E aí Chiadeiro é falta de assunto?
Coisa que não falta é tema técnico, difícil é preparar as publicações.

Luis Wynns disse...

Felipe tenho vontade de instalar esse sistema no meu GTE, so que ja ouvi falar muito vezes que se tiver algum vazamento na mufla esse sistema pode ser perigoso, como vc avalia isso??

João Cesar Santos disse...

Felipe, no sistema de ar-quente da puma não tem aquelas "panelas" que abraçam os canos de escapamento dos cilindros 1 e 4 como tem nos vw?

Flávio disse...

Pessoal! Instalei o ar quente na minha GTS 79! Não foi fácil encontrar a mufla,e as mangueiras para montar o conjunto.

Conheço um senhor que a vida inteira concertou fuscas e derivados e ele sempre comenta que as pessoas compravam os carros novos e com medo daquela história que podia se intoxicar levavam o carro zero km na oficina e mandavam tirar a peças e para tirá-la era só na base do formão e do martelo inutilizando a peça que obviamente ia para o lixo,por isto destas peças serem tão raras.As minhas peças consegui usadas de um Buggy,troquei com o proprietario por dois tubos em curva novos ,restaurei e instalei.

A questão dos gases dentro do carro poderá aconteçer se o cano de descarga que passa por dentro da mufla estiver furado,mas é muito dificil! E se o sistema estiver bem instalado funciona que é uma maravilha.

Anônimo disse...

Parabéns Felipe! Como sempre, dás um banho! (como se diz aqui na Ilha)
Quando comprei meu carro não tinha mais o sistema o de aquecimento, então procurei comprar a mufla, o tubo flexível do ar quente (com filtro de lã dentro) e o flexivel sanfonado da caixa do motor, mas falta a conexão do flexível da caixa do motor até a mufla (que para atrapalhar, tem fazer uma meia volta em torno do escapamento). No meu caso, a pessoa que trabalha com escapamento, utilizou tubos de outro escape para improvisar a junção. Ficou parecido com o teu modelo do flexível de alumínio, só que de ferro. Se tivesses postado este artigo antes, terias nos poupado trabalho.. rs. Valeu! Abraço! Paulo (Fpolis)

Felipe Nicoliello disse...

João,
Que panelas? Desculpe não entendi.

Paulo, obrigado.
Infelizmente falta tempo para organizar todos os assuntos e publicá-los.

Flávio e Luís,
Realmente, se o cano que passa dentro da mufla, aquele que promove o aquecimento do ar estiver furado, os gases do motor vão junto com o ar que foi aquecido. Eles apodrecem sim, assim como as muflas também. E não é só por esse cano que pode entrar gases, as junções onde existem abraçadeiras e os tubos nessa matéria citados, porque o ar que circula embaixo do motor é repleto de gases, por causa do retorno do escapamento. Quando o escape manda os gases para trás, uma parte volta por causa da turbulência aerodinâmica formada na traseira do veículo.
Eu particularmente sou contrário ao uso desse sistema, porque qualquer pequena falha vai incomodar os mais sensíveis. Além disso o ar que veem da ventoinha não é 100% limpo, isso ninguém me convence. Faltou fazerem testes de qualidade do ar com esse sistema ligado. Nos motores a água, o aquecimento do ar interno é feito pela água, mais puro que esse, mas nunca ouvi ou vi algum teste a respeito da qualidade do ar no sistema de aquecimento dos carros modernos, talvez porque também tem problemas.
Não ainda, o único sistema que presta é o aquecimento por carvão (lareira) ou resistência elétrica. O primeiro sei que não dá para utilizar em carros. O segundo desconfio não ser possível, mas se for é o mais viável.
Até aquele aquecimento residencial elétrico de serpentina com óleo emite um odor sentido pelos sensíveis.

walter ramos disse...

Concordo com o Felipe.

No meu carro deixei de usar esse sistema porque começou a exalar um
cheiro tão ruim quando acionado, tinha uma eficiencia muito questionada em dias de chuva forte , que não valia a pena usa-lo.
Está lá colocado , mas não abro a valvula de acionamento ao lado da alavanca de cambio.
Hj em dia , só saio em dias sem chuva, portanto com zero de possibilidade de embaçamento no parabrisa.

Walter

João Cesar Santos disse...

Felipe... as panelas são as peças que compoem o escapamento original para o sistema com ar quente... é a peça que fica entre a peça numero 3 e a braçadeira 13 deste desenho: http://imageshack.us/photo/my-images/210/sistemadearquente.jpg

João Cesar Santos disse...

Felipe... as panelas são as peças que compoem o escapamento original para o sistema com ar quente... é a peça que fica entre a peça numero 3 e a braçadeira 13 deste desenho: http://imageshack.us/photo/my-images/210/sistemadearquente.jpg

Claude Fondeville disse...

O meu PUMA GTS quando comprei faz uns 4 anos não tinha o sistema de aquecimento e as saidas de ar da ventoinha estavam sem tampa !!!

Comprei facilmente todos os componentes e remontei, funciona às mil maravilhas.

Para quem acha que é perigoso é só pensar que este sistema é o mesmo que o usado nos fuscas que rodam nos duros invernos europeus e por lá ninguem reclama nem sente frio dentro o carrinho .

branquinho disse...

Estava comentando com a minha esposa sobre reativar este sistema no nosso GTS, a primeira pergunta foi: Eu não vou ficar cheirando fumaça né? rsrsrs Chega a este ponto?

Felipe Nicoliello disse...

João,
No Puma não tinha essa peça devido ao escapamento esportivo.

Claude,
A maior diferença entre nós e os europeus é a umidade do ar, aqui muito maior e suscetível a proliferação da ferrugem. O cano de escape que passa dentro da mufla enferruja com muita facilidade, ainda mais com nossa gasolina cheia de álcool. Aliás temos álcool na gasolina desde a década de 70.

Diogo,
Não chega a esse ponto, a não ser que o motor esteja queimando óleo. O maior problema é irritação respiratória, quando começar a sentir odor de poluição ou mesmo sentir irritação no nariz quando ligar o sistema, pode verificar que existe vazamento.
Se não quiser consertar é só andar com uma máscara e tubo de oxigênio no carro.

Carla leitao disse...

Olá, alguém pode me ajudar?To como uma Gts 1978 é preciso colocar o sistema funcionando pra tirar placa preta, mas os dutos estão rasgados e mufla pifou. Onde encontro às pecas?obrigada!