quinta-feira, 22 de março de 2012

Barra de Segurança do Puma GTI / GTC

Por Marcos Virgínio Pasini
No Puma, assim como no VW Brasília, essa barra de segurança passava dentro do para-choque integrado (GTI / GTC) e as extremidades se projetavam sobre o suporte do amortecedor, de modo que, em caso de colisão, elas fossem "cortadas" pelo suporte, causando uma deformação mais progressiva e controlada, dentro do que se podia fazer na época.
Foto eBay
E os veículos Puma exportados para os Estados Unidos, elas foram colocadas para o segundo teste de crash, no qual foi aprovada.
Foto Felipe Nicoliello

Foto Felipe Nicoliello
Marcos V. Pasini é engenheiro mecânico e escritor. Trabalhou na Puma Indústria de Veículos S.A. no período de 1979 a 1982.

6 comentários:

  1. Felipe e Marcos,

    obrigado pelo esclarecimento e as fotos do Crash-Test do Puma. Desde que li o livro eu estava curioso de saber como era esse reforco.

    Abs
    Christian

    ResponderExcluir
  2. Falando em bater a frente do Puma! O Rossato ou alguem tem formas para moldar a frente de um GT 69?

    ResponderExcluir
  3. Anonimo, manda um e-mail para mim que eu te falo quem tem.

    ResponderExcluir
  4. Felipe, ontem o teu blog pirou!!!
    Uma postagem do ano passado .
    Graaaaande abraço, Mazinho!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde....
    Alguém teria mais fotos desse reforço para que eu possa fazer na minha?
    Obrigado
    Cyrillo

    ResponderExcluir
  6. E eu imagino que, assim como na Brasília, o estepe também ajudava a amortecer o impacto frontal.

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.