terça-feira, 20 de março de 2012

Painel Puma GT 1968

O primeiro painel do Puma GT com motor VW nasceu com um pouco do estilo do Puma  GT DKW, um modernismo da época. Trocando em miúdos, ele tinha parte de metal cromado e parte em madeira imitação de jacarandá contornada por um friso de alumínio polido. O emblema Puma GT continuava na extremidade direita. Os instrumentos seguiam o mesmo grafismo do Fusca, com velocímetro até 210 km/h, conta-giros e marcador de combustível redondo era da Kombi. Os botões foram criação Puma, sendo os mesmos adotados no GT DKW.  
 Havia uma peça nova no painel, as saídas de ar para o interior do veículo no painel. Elas vieram do FNM 2000 JK.
 Abaixo um painel de GT 1968 desmontado onde vemos o buraco para encaixe da saída de ar.
 Mas nem todos GT 1968 eram com essa configuração. A partir de certo momento de 1968, a Puma resolveu mudar o painel do modelo. Como não existem registros da mudança, para saber se seu Puma é da primeira série ou não, vamos aos detalhes. Nos painéis com aplique de metal, não existe saída de ar junto ao para-brisa, sendo ela no painel. O apoio de fibra que recebe os apliques, vemos mais profundidade na parte de madeira que circunda os instrumentos e no restante é mais raso, já que o metal não é espesso como a madeira. Na foto abaixo, com risco azul, mostro a saliência na parte do aplique metálico.
 Nessa foto marquei a espessura da borda do painel, justamente no local do aplique metálico, veja que é pequena.
Abaixo um filme do meu amigo Léo Gaúcho de Brasília-DF mostrando o Puma GT 1968 do meu amigo JMM, com a originalidade do painel. Apenas os botões ainda não haviam sido trocados, aliás, nem o plástico do volante novo Fórmula 1 eles tiraram.


Alguns GT 1968 (mais da metade da produção), exibem o painel totalmente de madeira, agora de imitação de marfim, madeira bem mais clara.Os instrumentos mudaram de grafismo, com fundo preto, mais esportivo e velocímetro só até 200 km/h (tiraram dez kms!!!).
 Para saber se seu Puma 1968 tem esse tipo de painel, olhe perto do para-brisa, se tiver as saídas de ar retangulares e dutos chegando nesse local, pode ter certeza que é painel de madeira. A espessura da borda do painel também é maior em relação ao painel de metal, grafada em azul na imagem abaixo.
 
 Pelos contatos com amigos e proprietários de Puma 1968, um dado que já conhecemos é que o número de produto acima do n° 53, de setembro de 1968, já usa painel de madeira. Portanto, resta saber quantos foram os GT que utilizaram esse raro painel. Pode ser esses 50 ou menos até.

2 comentários:

Deni disse...

Grande Felipe,

Comprei a maçaneta "patinha" na Skill Emblemas e daqui uns dias vou recomeçar a reforma onde vou poder enfim colocar os retrovisores originais e a maçaneta.
Porém, preciso da tua ajuda ou do pessoal habitué do blog para saber a exata posição da maçaneta, visto que terei que retrabalhar a fibra no local, que foi aberta para colocação da maçaneta quadrada (Alfa Ti4).
Obrigado e abraço a todos!

Anônimo disse...

Mais uma aula mestre!!!
Graaaande abraço!