quarta-feira, 14 de março de 2012

Puma pelo mundo - GTI 1984 (2)

Como vocês gostaram do GTI à venda no eBay, chupei algumas fotos para serem apreciadas aqui. Vamos ver quanto tempo elas vão durar até me mandarem tirar.
 O GTI não é dos Puma mais famosos, principalmente em sua terra natal, onde temos muitos outros modelos mais admirados, mas este aqui está fazendo sucesso até no Brasil.
 O detalhe da lanterna lateral traseira é obrigatório nos E.U.A. Olhando esse Puma, os mais conservadores que não gostam do GTI, pelas lanternas e para-choques de borrachão, vão mudar de opinião e achá-lo até simpático.
 Realmente as rodas Fuchs ficaram muito bem nesse modelo de Puma. Talvez esse tenha sido o erro da Puma naquele tempo. Quando do lançamento do GTI e GTC em final de 1980, as rodas deveriam ser outras, um modelo mais novo e moderno, mas preferiram continuar com as rodas aro 14" de 1979, que  lembravam o desenho das mesmas rodas de 1976. Foi muito conservadorismo por parte da Puma.
 Apesar do proprietário dizer que a pintura não está muito boa, ela ainda chama atenção.Neste aspecto o prata é bom, apesar de atualmente ser uma cor muito comum nos grandes centros brasileiros.
O vidro término traseiro, assim como o ar quente, é indispensável em um país onde o frio impera.
E o detalhe do raro botão designando o desembaçador traseiro, quando no Brasil, essa última tecla é um botão sem função, com o desenho de apenas um ponto, aqui vemos o desenho de uma resistência. Outro detalhe a alavanca do ar quente perto do freio de mão.
 O painel original, com a ventilação forçada oriunda do Ford Del Rey, console exportação com relógio análogo VDO ao centro. Na bolota da alavanca do cambio fica a dúvida, se já era de linha em 1984 esse tipo de empunhadura. Mas um detalhe que não compromete em nada o belo exemplar. A tampa do porta-luvas é aquela questão que muitos consumidores não gostaram da troca do modelo, por não ter o botão com chave, sendo que a fabrica foi obrigada a trocar pelas antigas tampas, em muitos GTI e GTC fabricados.
 Os bancos originais depois de 25 anos ainda estão em perfeito estado. Os reclinadores eram os milimétricos. Esse banco, para mim, é o mais bonito de todos os Puma.
 O motor de 2.275 cc parece normal por fora, só parece.
 A criatividade da tampa de gasolina, interessante, mas não original.

11 comentários:

  1. Felipe, esta tampa parece com a que te falei, mas a que vende aqui é cromada.

    ResponderExcluir
  2. Felipe, observe no clipe abaixo o curso do limpador de para-brisa do passageiro. É bem visível.

    Ele vai mais ou menos até o nariz do passageiro e não varre todo o vidro.

    Isso me incomodou nas 2 vezes que meu Puma tomou chuva, hehehe.

    Por isso modifiquei o sistema do meu GTS e agora ele vai até o final do vidro. Aproveitei e aumentei ligeiramente o curso do limpador do motorista também, pouca coisa.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos bancos, das rodas e principalmente do motor do bicho.
    abs
    Helio Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito do console com o reloginho, mas acho que o sistema de ventilação forçada não tem nada a ver com o design geral do carro... De resto, o carro é lindo!

    ResponderExcluir
  5. Com relação ao botão com o ponto! Nas GTS como a minha ele liga a luz interna que está acomodada em baixo do painel ! Confere?

    ResponderExcluir
  6. Felipe, no meu GTE o botão com o "ponto" que vcs dizem estar acionando o desembaçador traseiro servia para acionar o esguichador do reservatório de água do parabrisa. Isto é original?
    Meu GTE é 80 modelo GTI.

    ResponderExcluir
  7. Glauber,
    É o que tinha na época para adaptação, vc sabe que para fazer uma peça exclusiva, os pedidos devem ser aos milhares para compensar a produção.
    Flávio,
    Realmente no GTS ele serve para acionar a luz interna.
    Sandro GTE,
    Não, o esguichador era acionada na alavanca do limpador de para-brisa, vai ver que trocaram a chave de seta e colocaram uma da VW que não tem o lavador elétrico.

    ResponderExcluir
  8. E o velocimetro constando MPH? Só na exportação?
    Gurgel

    ResponderExcluir
  9. Gente se alguem sober quem quer comprar um puma GTE 1979,vermelho chave reserva, manual do proprietario, e nota fiscal de compra,rodas originais favor entrar em contato.
    Ps: Muito lindo o puma encontra se em São Sebastião do Paraiso MG

    ResponderExcluir
  10. Felipe sou novo aqui.Gostaria de parabenizá-lo pelo ecxelente trabalho que se dispõe a fazer, informando a todos sobre pumas.Bem adiquiri minha gts 77 e ela tem esta lavanca menor ao lado do freio de mao, voce teria fotos de onde ela e acionada sei que é por cabos, no final onde estao presos?Obrigado.

    Fernando GTS 77 Goiania Goiás

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.