Há quase dois anos, o meu amigo Dario Faria fez a publicação Fusca Classic sobre "O Primo Porsche", onde ele falava sobre parte da história da família Porsche, sendo novamente publicada hoje. Com o falecimento de Ferdinand Alexander Porsche, aos 76 anos, no dia 5 de abril de 2012, o Puma Classic vem prestar uma homenagem ao grande homem e designer.
Dr. Ing. Ferdinand Porsche com seus netos: Ferdinand Piech à direita, filho de Dr. Anton Piech e Louise Porsche e a esquerda Ferdinand Alexander "Butzi" Porsche, filho de Ferdinand "Ferry" Porsche e nas mãos do avô Porsche o pequeno modelo do 356/001, este o primeiro veículo que receberia o carismático nome Porsche, o inicio de uma saga de esportivos respeitada no mundo todo .Foi designado ao jovem Ferdinand Alexander Porsche, apelidado de "Butzi" a tarefa de desenhar o sucessor do já consagrado Porsche 356, e o primeiro modelo definitivo deste trabalho foi apresentado no Salão de Frankfurt em setembro de 1963 com a designação Typ 901, conforme demonstra a placa de licença do carro exposto, mas a Peugeot francesa reivindicou os direitos sobre a patente de ter modelos de carros com a designação de três números e um zero ao centro deste e assim a Porsche achou por bem trocar o nome para 911 para evitar problemas nas vendas para o mercado francês e surge a saga dos famosos Porsche 911.
A foto acima mostra um modelo Porsche 911 ano 1967 equipado com motor 6 cilindros e com as esportivas rodas em liga leve marca Fuchs, a marca Porsche sempre foi sinônimo de velocidade e elegância, mas com um valôr de lançamento muito alto de 21.000 DM (marcos alemães), próximo a 25% a mais que o modelo anterior: o Porsche 356 que estava saindo de linha.
Acima um raro modelo Porsche 912 ano 1968 no encontro da Luz em São Paulo. Segundo conta-se que uma decisão da diretoria da Porsche foi tomada para atender o depto de vendas, concluiu-se que era necessário deixar que muito mais pessoas tivessem a oportunidade de comprar um modelo Porsche,
e assim surgiu o modelo Porsche 912 em abril de 1965 com um preço de 16.250 DM (marcos alemães) e com um motor de 4 cilindros, 90 cv este modelo foi produzido até o final de 1968 quando sofreu a concorrência interna do modelo Porsche 911T que era vendida ao preço de 17.500 DM, apenas 2.100 DM a mais que o modelo 912.
fotos: Dario Faria; book The Porsche complete history.
Tenho a completar a história de Ferdinand Alexander Porsche, que ingressou na empresa em 1958, na engenharia Porsche e posteriormente assumindo o cargo de chefe do departamento de estilo da marca alemã em 1962. Seu pai Ferry Porsche como grande empresario e fundador da Porsche, visando a disputa entre os primos, seu filho Butzi e seu sobrinho Piech, aprovou em conselho, que nenhum familiar poderia ser empregado da empresa, participando apenas do conselho, quando da abertura do capital da empresa no começo dos anos 70. Com isso Ferdinand Alexander montou a Porsche Design Studio em 1972, projetando diversos objetos entre óculos, canetas e utensílios para cozinhas, se tornando uma empresa de sucesso. Já seu primo Ferdinand Piech, foi trabalhar em uma pequena empresa: ser presidente da Volkswagen.
Ferry tinha toda a visão do mundo, quando encarrou o projeto Cisitalia e salvou seu pai da prisão francesa; quando fundou a Porsche, iniciando o projeto 356 e se transferindo para a Áustria; e quando separou os dois gênios da família.
3 comentários:
Muito legal essa matéria.
A mim, um fanatico e apaixonado seguidor desses carros, muito me sensibilizou.
Uma obra de arte como esses carros, imortalizam o criador" per seculum seculorum"!
Walter
Descanse em paz! Porsche 911 na minha opinião o carro esporte mais lindo de todos os tempos!!
E tudo isso começou com "Titio Ferdinand", o criador do mito Fusca, que deu origem ao Porsche (não o contrário, como muita gente pensa)
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