segunda-feira, 9 de abril de 2012

Carro Antigo Roubado - Precauções

Esse Puma GT DKW do Teodoro de Porto Alegre-RS foi roubado em agosto de 2009. Logo depois, de tanta divulgação na Internet, foi encontrado em perfeito estado.
De lá para cá tornou-se comum sabermos de veículos antigos roubados. Com o grande impulso do antigomobilismo no Brasil nos últimos quatro ou cinco anos, principalmente os jovens aderiram com vontade a moda do carro antigo. Sem muito dinheiro começaram a comprar carros ainda por restaurar, melhorando consideravelmente o mercado de peças de antigos. Por tabela, as peças antigas e usadas também tiveram maior procura, aliadas a facilidade da Internet, surgiu novas fontes desse mercado. Igualmente ao mercado de reposição de peças de automóveis mais novos, algumas podem ser oriundas do mercado de roubo ou furto de carros. Com o alto preço praticado pelas vendas de antigos, favorece o aumento de preços das peças e consequentemente, o nascimento do mercado ilegal. Para isso, carros antigos são roubados e desmontados, abastecendo o mercado de peças antigas de algumas fontes. A grande maioria dos comerciantes  desse tipo de peças, frequentadores de feiras de antigos, tomam o devido cuidado na hora de comprar as peças para revenda, procurando saber a procedência e outros dados importantes para se resguardarem de eventuais problemas e, quando desconfiam de alguma coisa, preferem declinar da compra. Mas como o mercado não vive apenas desses comerciantes honestos, que estão sempre nas feiras ou fixos em lojas, os gatunos conseguem penetrar com diversas outras formas de comércio. A Internet é uma das grandes fontes, pois é difícil saber a origem e principalmente por não ter endereço fixo ou fácil de achar, ao contrário de comerciantes de lojas, que também vendem na Internet, mas tem atendimento em endereço fixo, com muito a zelar. Por isso, de a preferência àqueles que sejam estabelecidos.
Apesar da Internet ser a grande vilã nesse caso de peças roubadas, ela se torna a grande heroína na conquista da recuperação do antigo. Por causa da grande divulgação entre as pessoas, principalmente entre os colecionadores, inibindo a ação dos bandidos, cada vez mais são recuperados os carros antigos roubados.
Mesmo assim é bom não facilitar, os clássicos não dispõem de sistemas anti-furto confiáveis e mesmo que tenham, os ladrões são profissionais, estudando detalhes antes do roubo, não são oportunistas como os roubos de carros para assaltos. Como o número tem crescido consideravelmente, evitar parar nas ruas é um bom começo, mesmo que tenha travas. Hoje é comum saber que carros foram "arrastados" para guinchos plataforma. Evite guardar mensalmente em estacionamentos que tenham visão dos carros para quem passa na rua, pode motivar alguma encomenda. A garagem onde fica o antigo também não poderá ter visão externa pelo mesmo motivo, caso não tenha jeito, procure cobrir com uma capa, para diminuir as chances de saberem o modelo da marca e seu estado de conservação, criar interrogação é uma dificuldade para o larápio. Outra modalidade moderna é a instalação de rastreadores, que ajudam, mas não são 100 % garantidos. Tudo que puder criar de dificuldade, acaba inibindo a ação dos bandidos. Quando em exposição de clássicos, tenha uma placa decorativa para colocar sobre as placas de licença, pois é fácil conseguir o endereço através das placas. Se o carro fica no mesmo endereço registrado no documento é a fonte para saber onde encontrá-lo e levá-lo. Fuga da rotina, isso é válido para qualquer tipo de roubo ou furto, e claro, vale para os antigos também. Lavar carro clássico na rua, nem pensar, você está mostrando a todos sua preciosidade com endereço e atitude que faz. Aquela frase muito usada antigamente: "quem vai querer esse carro velho", está fora de moda, hoje está cheio de gente querendo carros velhos, mesmo ainda por restaurar, porque tem peças para abastecimento de um mercado negro.

9 comentários:

Glauber disse...

Felipe, ótimo argumento para um post! Eu, que procuro muita coisa na Internet, nunca tinha pensado em pesquisar a procedência da peça.
Aproveito o ensejo para perguntar: alguém sabe de alguma seguradora que trabalhe com automóveis antigos?

walter ramos disse...

A proposito da matéria, no ultimo domingo saiu uma reportagem abordando
o assunto em pauta. Tem até aquele Puma GTE, com lanternas traseiras de Opala , que foi roubado e não mais encontrado.
Glauber, na referida reportagem tambem se comenta da impossibilidade de fazer seguro para esse tipo de veiculo pq não há valor de mercado definido, portanto as seguradoras deixaram esse segmento orfão.

Walter

walter ramos disse...

Um adendo:
Esqueci de citar a fonte.
Foi na Folha de São Paulo.

walter

Glauber disse...

Eu tinha visto uma matéria na internet dizendo que havia uma corretora chamada arizza especializada nesse tipo de seguro, mas não consegui ir contato direito com eles. Lembro-se que, na época em que fui atrás, eles ficaram de me mandar cotação e não mandaram. A reportagem está neste link: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/seguros/noticias/quanto-custa-o-seguro-de-barcos-bicicletas-avioes-e-carros-antigos?p=2#link

Felipe Nicoliello disse...

Walter,
Vários canais de informação abordaram esse tema, justamente por causa do aumento de 16% nas ocorrências, O Estado tb publicou algo. Mas nenhum se aprofundou sobre os destinos das peças e os cuidados e prevenções contra roubo, por isso minha publicação.

Glauber,
Há sete ou oito anos surgiu uma seguradora visando esse filão de mercado, quando fui ver era somente contra terceiros, seguro barato até para os carros novos. Quando falamos em roubo ou acidentes, nenhuma seguradora vai correr esse risco, porque não é mensurável, a não ser seguros específicos, como percurso do carro antigo até um evento, com tudo relacionado, com um valor pré determinado, como segurar pernas de modelo ou joelhos de jogador de futebol, com muitas restrições para atender o seguro.

Flávio disse...

Certa vez fiz uma pesquisa sobre seguradoras para automóveis antigos e descobri a Indiana seguros!
Na época,há seis ou sete anos atrás um seguro para minha GTS 79 custava em torno de $3.000,00 a $4.000,00

caio disse...

cara eu tenho um caravan comodoro 89 e fiz seguro pela porto fácil fácil, nem faz vistoria.

boa sorte!

caio

Anônimo disse...

PORTO SEGURO FAZ SEGURO DEPENDENDO DO CARRO. boa sorte.

Caio

Roberto disse...

A respeito das peças, compro muito pela internet, sou um apaixonado por pumas, mas compro só peças novas, as que não tenho, pesquizo elas e peço para torneiros/serralheiros e outros profissionais do genero, mas comprar peças usada, é fortalecer os roubos/furtos de nossas preciosidades!