Recebi as fotos do meu amigo Carlos Eduardo Avelleda, que me contou:
Já que você também aprecia fotos de curiosidades sobre Puma, envio as fotos que mostram de onde consegui a capota rígida do meu Puma GTS. Era de um 1973. As fotos foram tiradas no ano de 2000, já são doze anos passados. Na ocasião, o amigo dono do desmanche me ofereceu o carro inteiro por R$ 700,00 e eu não quis. Se arrependimento matasse... Tinha os documentos, para-choques, bancos, instrumentos e tudo mais, era só reformar. Não sabemos o destino que o carro teve depois, que foi vendido por quase nada, só para desocupar o espaço.
Carlos, quando ouvimos histórias como essa, mesmo não conhecendo o lugar, nos deixa também arrependidos, por que não procuramos mais por esse Brasilzão?! Existiam tantos.
Interessante notar, que o Puma que está com a capota rígida, dita pelo dono do ferro-velho ser 1973, tinha carroceria de GT 1968 a 1970, porque o capô dianteiro abre ao contrário.
Nessa foto, notamos o capô traseiro com as tomadas de ar divididas, próprias do GTE Spider de 1971 a 1972. Já o painel traseiro, onde vão as lanternas é do GT 1968 a 1970, por causa do pequeno espaço da luz de placa. É só comparar com o GTS 1974 a 1975 ao lado.Nessa foto é mais perceptível a diferença. Se fosse um 1973 deveria ser igual, tanto o painel como o capô.
E olhando internamente mostra se tratar de 1969 ou 1970, pelo painel.
Concluímos que, não era um conversível verdadeiro, mas um GT transformado e muito bem feito, cortado corretamente. E para completar o bom trabalho foi utilizada a rara capota rígida. Muito provável ter sido feito na época, 1971 ou 1972, em algum concessionário Puma, pois teriam que ter os moldes do capô, dos para-lamas traseiros, e o principal a capota rígida. Ainda assim deve ter compensado ao proprietário do GT, porque a espera por um Puma era tremenda e ainda mais um recém lançado conversível. Cogitar que a modificação foi feita bem depois, não acredito, porque teriam utilizado o capô do 1973 em diante, mais atual.
Na verdade não eram simples Fotos de Época, elas mostram um fato de época: as origens das transformações em Puma.
Vivendo e vendo fatos diversos, isto é História Puma.
5 comentários:
Olha, cada vez que vejo uma Puma, penso como elas são especiais. Já pensaram se falassem... Pensando bem, se repararmos não é que elas falam. Boa semana.
Só eu q vi ou alguem mais percebeu q toda a "bunda" da q esta c o teto rigido está alta se comparado com a do lado?
Chico, verdade.
Anonimo, foi isso que demonstrei na publicação. Se tratando de um Puma cortado, o painel traseiro permaneceu do Puma fechado e ele é diferente do Puma conversível, ficando maior que o original conversível.
Felipe o filme la mostra uma carroceria de puma conversivel sem montar, penso que pode ser a primeira, eu nem reparei como ela era mas eu sinceramente não duvido que eles possam ter feito um protótipo desse estilo ai antes de fazer o modelo definitivo
Assiste que voce vai cansar de pegar imagens pra colocar no blog, mostra muita coisa mesmo
E o Mini Puma AVL, eu ainda quero descobrir se eles fizeram o "Puma conversível" antes da propria Puma(guardadas as devidas proporções hehe), existem, 2 tipos de traseira de Mini Puma e 2 tipos de frente também
André Lemes
André,
A que filme se refere?
Tenho anuncio da AVL de maio de 1970 e não tinha na foto nenhum Puma conversível para crianças, apenas o Marco GTO. O Puma conversível foi apresentado em nov de 1970 e acho muito difícil a AVL fazer aquela traseira e ainda colocar as falsas saídas de ar no capô dianteiro e aerofólio antes da Puma. Pensando assim então foi a Puma que copiou a AVL? Por mais que a AVL fosse uma boa empresa, não tinha comparações com a Puma que tinha um departamento de engenharia e profissionais de alto gabarito para ter que copiar um carro em miniatura.
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