quarta-feira, 25 de abril de 2012

MAIS UM - GTB 1977

O meu amigo Carlos Avelleda esteve em um Encontro de Antigos em São Marcos-RS e clicou as imagens desse Puma GTB 1977 e se espantou em ver que ainda mantinha as lanternas traseiras originais.
Realmente um espanto, nada convencional, ver um GTB com ricos detalhes de originalidade e algumas outras bobagens modificadas. A começar pela grade dianteira, que já era aquela com frisos cromados alternados por frisos pretos na vertical e friso cromado que circunda a grade, a única mudança do GTB em relação ao modelo 1976. Um item até que fácil de conseguir, porque existem pessoas que fazem reproduções dessa grade. Falta os frisos do para-brisa, que também existe à venda e pintura dos limpadores em alumínio de uso geral.
 Na lateral um grande pênalti são as maçanetas de Alfa existentes, ao invés das originais de botão idênticas do GTE / GTS de 1973 a 1976 1a. série, item facilmente corrigido. No vidro traseiro, que sempre acostumei em chamar de vigia, coisa antiga, falta também o friso como no dianteiro. O teto solar Webasto não era da época do carro, sendo lançado no ano de 1980, por isso não gosto, por parecer uma carta fora do baralho.
 O logotipo da fera em cima do 4.1 GTB no capô traseiro está correto, mudança ocorrida em 1976. Bocal da gasolina no local correto.
 E aqui as raras lanternas de Saab Sonett III, que foram utilizadas de 1974 até o terceiro trimestre de 1977. Essas lanternas já incorporavam a luz de placa.
Um Puma que apesar das pequenas alterações, ele só soma para o número de GTB originais. Seu maior problema e esse muito grave, nos diz repeito quando a cor escolhida pelo seu proprietário, uma cor moderna, quando poderia ter sido repintado de muitas das cores bonitas existentes no catalogo de 1977, das montadoras brasileiras Ford e GM . No livro de registro Puma consta que saiu de fabrica na cor Branco Polar em 23 de maio de 1977.

6 comentários:

Anônimo disse...

Felipe,

Este carro é aqui da minha cidade. Vi apenas algumas vezes. Há um post do carro neste link abaixo. Pelo que conta o proprietário, a pintura ainda é original.

http://www.kmdoze.com/2012/02/puma-gtb-4100-reve-o-sol-no-planalto.html

Abs!
Alex Zanolla

Flávio disse...

Estive neste encontro! E vi este puma ,realmente ele é muito legal e foi o primeiro que vi ao vivo com estas lanternas traseiras.
Até quiz mandar algumas fotos para o blog ,mas acabei esquecendo!Que deslize!

Eduardo Nogueira disse...

o modelo deste gtb para mim é o mais belo de todos... e este está uma 'belezura' heim... parabéns ao proprietário...

Felipe Nicoliello disse...

Alex,

Muito obrigado pela informação. Lá nesse site tem várias fotos do carro, inclusive com a plaqueta que mostram os números desse GTB, os quais pude consultar junto ao Rossato.

São 48 anos de paixão por automóveis, mais 44 anos de amor aos Puma, somado aos 40 anos de paixão pelos antigos, observei muito e tudo sobre carros que passaram durante minha vida. Um das quais, sempre tive admiração por cores e quando falei que essa cor não era original, é porque em minha memória ela não existia. Em 1977 usava-se tinta acrílica e a qualidade não era como as atuais. Imagine que uma cor daquela época tinha o brilho acesso (perolizado) que essa cor tem, ainda mais depois 35 anos de existência, que serão completados no mês que vem. Isso não existe!

Como está divulgado nesse site que vc mencionou, "fora os mimos, o restante é original", inclua nesses mimos, a cor, teto, grade, tampa do cabeçote cromada, maçanetas, volante, espelhos, console forrado com carpete, o próprio tecido dos bancos e laterais, que parecem ser do Santana GLS, e vai por aí, numa análise apenas pelas fotos e sem se aprofundar.

Por isso que comecei meu trabalho sobre Puma, porque muitas bobagens sempre foram ditas para valorizar o carro do proprietário e como ninguém entende nada, aceitam passivamente.
Vou divulgar esses dados, uma coisa que não faço, mas como os números e a placa de licença estão lá no site para quem quiser ver, vai abaixo os dados colhidos no livro de Registro Puma:
N° do Produto 0291
N° do chassis P8.0280
N° do motor P8.0280
Fabricado em 23/05/1977
Vendido para Camargo Penteado
COR: BRANCO POLAR

luis wynns disse...

ainda bem que vc esclareceu esses pontos, quando vi o site em questão, mesmo eu que não entendo nada, identifiquei todos esses "mimos", mais como o site afirmava ser tudo original, fiquei confuso.
mais com tudo isso é um belo carro, e eu queria muito ele pra mim.

Anônimo disse...

Felipe, grande professor.

Tomei a liberdade e passei os dados para eles, citando a sua fonte.

Forte abraço!