segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Eventos - XXIII Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro

No último fim de semana foi realizado no Rio de Janeiro-RJ, o o XXIII Encontro de Automóveis Antigos no Forte de Copacabana, organizado pelo Veteran Car Club do Brasil - Rio de Janeiro.
O meu amigo Sergio Campos esteve presente e fotografou aquilo que nos interessa, os melhores Puma. Depois vem mais fotos.
Começando com o GTE Spider 1972 de capota rígida...

 ... E agora com aerofólio, pois o ano passado não tinha esse equipamento. Apesar de parecer muito, esse aerofólio ao meu ver é reprodução, identifico os suportes, que deveriam ser bicudos e as dobras das extremidades do aerofólio, que no original são mais dobradas. Mas vale como apresentação de um equipamento da época.


 As lanternas laterais próprias dos modelos Puma de 1971 a 1972.

 Depois o GT 1500 1969 do Dinho, com rodas "castelinho" da Italmagnésio. As originais são as "bolo de noiva" da Scorro.
 Apesar de ter sido restaurado há quase dez anos, ainda dá um bom caldo pela originalidade.
 Um GTE 1972, que se for aquele que acho que é, o Puma é bem original.


 O GTB 1978 que foi do meu amigo Gustavo Cruz, agora restaurado com nova cor.

 E o Puma Al Fassi que já mostramos aqui.




9 comentários:

Sergio Tempo disse...

Show de bola, os amigos cariocas sempre com bons pumas
abs

luis disse...

caro felipe, a puma azul de capota rigida estava inscrita como 1971.

Felipe Nicoliello disse...

Luís,
Foi por essas e outras que comecei minha pregação sobre Puma. As lanternas dianteiras de Corcel são discutíveis, já que a Puma não tinha data correta para fazer as alterações e vimos em foto de época de 1971, GTE Spider com essas lanternas, provavelmente do final do ano, pq o primeiro Puma a utilizar essas lanternas foi o GTE do Jan Balder no Rallye da TAP em Portugal, nos dias 6 a 10 de outubro de 1971. O aerofólio também mudou de 1971 para 1972, mas como as lanternas, pode ter sido na transição, apesar de eu não considerá-lo original e sim uma reprodução. Mas a capota rígida, essa só veio em 1972 para atender pedidos do importador da Suíça.

walter ramos disse...

Como o Puma é bonito !
Em qq versão, em qq lugar. em qq ocasião.
Belo evento da turma do RJ .
Parabéns pela tradição do encontro .

Walter

Fernando Portilho disse...

O GT 1500 do Dinho merece um jogo de rodas "Bolo de Noiva", o carro é muito bonito.

Vivi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Nogueira disse...

Felipe, como é o nome da trava de roda (se possui algum nome especifico) que está no puma da foto 8?

Felipe Nicoliello disse...

Eduardo,
Esse complemento chama-se Cubo Rápido, muito utilizado nos protótipos e formulas de corrida da década de 60. Ao invés de ter quatro ou cinco parafusos, era uma única porca grande com as pontas para aperto e desaperto rápido nas trocas de rodas no boxe. No caso do Puma é uma imitação do Cubo Rápido, não tendo essa função, apenas decorativa. Nem como calota é considerada, já que os cinco parafusos estão a mostra.

Daniel Pardo disse...

Antes de conhecer esse blog, apesar de já ter ouvido falar nos Pumas Al Fassi, eu juro que achava que eles eram lendas.

Já aquele Puma azul com rodas castelinho, mesmo não sendo as originais, ficou belo mesmo assim, afinal, o que importa é que ele mantém a furação original de 5 furos.