A roda "Bolo de Noiva" da Scorro foi fabricada em três diâmetros, aro 13", 14" e 15". As treze todos conhecem e original do Puma GT 1969. A quatorze foi feita para atender os buggys de um modo geral, mas principalmente o Buggy Kadron, que tinha em sua linha de acessórios 14 x 6 para a dianteira e 15 x 9 para a traseira. As rodas 15 x 5,5 como da foto acima, era para atender os consumidores de Fusca e Karmann Ghia, que vinham originalmente com pneus 5.60 x15 e as pessoas não queriam ter o custo das novas rodas e novos pneus, para equipar seus carros. Assim com esse modelo, só trocariam as rodas. Já as rodas 15 x 9 eram específicas para buggys, que aceitavam rodas mais largas sem pegar nos para-lamas. Esse modelo tinha reforço lateral, ao contrário das de oito polegadas que não tinham.
O problema na época sempre foi os pneus. Carente de modelos mais largos, a improvisação tomava conta e as rodas de nove polegadas ficavam com os pneus mais largos existentes no mercado, os 195 x15 ou 7.70 x15 (Galaxie), ainda ficavam azeitonados. Muito tempo depois apareceram os Dunny Buggy.
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3 comentários:
Felipe, essas rodas alargadas com reforços saíram em aro 14 também?
To pensando em modificar umas bolo de noiva 14 para esse modelo com reforços.
Os reforços não são por causa do aro e sim por causa da largura da roda. Mesmo as aros 13" com talas muito grande (acima de 9") tinham reforços.
Não lembro de ter visto aro 14 com reforço.
Felipe, se pegar a foto do buggy kadron da revista que comenta todos os acessórios do carro.
E pedir a alguém com um bom olho e um pequeno zoom na foto, verá que as rodas do aro eram aro 14 com opção de 6,5 pol até 8. Segundo a revista.
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