sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fato de época - Tomada de ar no capô

 As imagens foram colhidas no filme brasileiro "Uma Verdadeira História de Amor" de 1971 pelo meu amigo Mário Estivalét. O que lhe chamou atenção foi a tomada de ar no capô traseiro, próprio dos modelos GTE 1600 S e GTE 1800 S, que tinham motores fortes e necessitavam refrigeração melhor. Essa tomada de ar foi criada para os carros de corrida e depois ganhou as ruas em 1970. Permaneceu até 1971, não sendo mais usada a partir de 1972.
Essa tomada não era totalmente aberta, existia apenas uma fresta no final da tomada. Mais tarde sua função foi questionada, porque a entrada de ar da ventoinha VW é na parte traseira e o ar das tomadas "tubarão" forneciam muito bem a quantidade de ar necessária para refrigeração do motor. Essa só permaneceu no Puma Espartano #48, porque Miguel Crispim abriu uma saída de ar onde vai a placa de licença, ajudando assim a expelir o ar quente que por ventura ficasse no compartimento do motor.

2 comentários:

Luby disse...

Pelo que lembro e vi em varios pumas o pessoal mandava fazer e instalava tanto esta da foto na tampa do motor como aquelas entradas que cobriam as 2 quelras laterais..era moda na epoca tinha inclusive um amigo meu que tinha um puma 72/73 bem brabo que tinha esses e adereços...
abs
Helio Mendonça

Art's by Eliel Levi disse...

a minha 72 veio com estes acessórios, mas ja tirei e vou retornar ela ao original...