terça-feira, 2 de outubro de 2012

Homenagem - Puma 48 anos

Puma Life
Foto do Mini-Puma no Salão do Automóvel, em novembro de 1974. Uma homenagem aos 48 anos de Puma. Se esse automóvel urbano tivesse entrado em produção seria um grande sucesso, pelo desenho, muito moderno, economia e concepção mecânica, afinal tinha suspensão idêntica ao francês Panhard, campeão das pistas nas décadas de 40 e 50. O vidro traseiro era sem moldura, com amortecedores fixados diretamente no vidro. Conforto para quatro passageiros, o Mini-Puma media apenas 2660 mm de comprimento, menor que um Smart (2700 mm) e teria motor 2 cilindros com 760 cc de cilindrada. Isso permitia fazer 20 km com um litro de gasolina, para uma época em que um Fusca 1300, na média segundo a Quatro Rodas, beirava o 10 km/litro. Com peso bem inferior ao popular Fusca, poderia ser melhor em velocidade, pois seu motor baseado no DAF holandês tinha 30 HP (SAE). O Mini-Puma prometia muito, podendo elevar as alturas o nome Puma. Projeto: Milton Masteguin.

9 comentários:

Adauton disse...

Felipe de uma olhada nesse link http://minicarroantigo.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html

Deni disse...

http://2.bp.blogspot.com/_oKPRrlJAWBw/TPBOyqM98-I/AAAAAAAASdQ/MdLuzvOnrds/s1600/Copy%2Bof%2BPuma_48_a.jpg

Puma 48 Anos!

Johnny Carvalho disse...

Por onde será que anda o Mini Puma hoje? Ouvi falar que estava sendo restaurado, mas até hoje nunca vi nenhuma foto atual do modelo, mesmo sem restauração. Alguém sabe o que foi feito com o carro após o salão?

JOÃO PEDRO MARCHINA disse...

País das MULTIS, compravam e compram todos perante concorrentes inteligentes, como também ocorreu com a GURGEL, nenhum incentivo do governo

Rinaldi disse...

Johnny o mini Puma(carroceria) está com um pessoa do sul do País. No encontro que teve em Floripa ele apresentou para o pessoal. Eu tirei fotos e acho que repassei ao Felipe mas ele não publica minhas fotos não sei porque?
Abs

Rinaldi

Felipe Nicoliello disse...

Adauton,
Conheço o autor do blog, o André, já trocamos informações.
Deni,
Bonita foto!
Johnny,
O carro do salão era de madeira e foi desmontado. Um carro de fibra foi totalmente montado e mais vendido. Hoje ele está com o Wlamar de Campinas, segundo ele, eu não vi o carro. Parece que foi alterada a frente para colocação de outro motor. Outra carroceria foi fabricada e não montada, que hoje está com um cara do sul.
João Pedro,
Concordo.
Rinaldi,
Vc não sabe tirar foto, uma pior que a outra. E vc sabe bem porque não publico a foto da carroceria desse Mini-Puma, cortei meu relacionamento com o tal proprietário.

Anônimo disse...

o problema mesmo tentando valorizar uma empresa nacional seria o preço

se tivesse sido fabricado acho que custaria o equivalente a um Landau.

como o MiniDacon.então pro Brasil não faria a menor diferenca.

Felipe Nicoliello disse...

Engano meu caro,
O Mini-Dacon foi idealizado para ser o carro urbano de luxo, com muitos mimos e acessórios.
O Mini-Puma seria um carro urbano e barato, inicialmente a carroceria das primeiras 500 ou 1000 unidades seria de fibra, depois passaria a ser de chapa de aço. Não pelo custo, mas sim pela produção, porque segundo Jorge Lettry, 500 unidades mensais é a produção máxima em fibra de vidro e os planos Puma eram bem mais audaciosos.
No Dacon a mecânica e motor era VW, já pagando royates a montadora alemã. No Mini-Puma seria mecânica e motor P U M A, fabricados dentro de casa, não precisando pagar lucros para terceiros.
O Gurgel BR-800 tinha preço competitivo, mesmo sem os investimentos pretendidos pela Puma, que eram os mesmos que as grandes montadoras faziam. Só que o dinheiro emprestado não veio e a fabrica em Capivari não foi nem iniciada, ficou apenas no galpão.

Johnny Carvalho disse...

Felipe e Rinaldi,

Muito Obrigado pela resposta. Uma pena o modelo do salão não ser real, pois tinha o sonho de vê-lo pessoalmente, principalmente o interior, com os bancos à la Dodge.

Espero que os modelos que sobraram estejam em boas mãos e apareçam restaurados qualquer dia desses.

Lembro também que a Puma chegou a testar alguns modelos Daihatsu (acho que o Cuore) para este projeto.

Sou um curiosos por essas histórias de carros que nunca foram fabricados, ou foram em pequena série e o Mini-Puma sempre me chamou atenção.