A matéria publicada na revista Veja em 22 de junho de 1977 trata da crise que assolava o país e consequentemente a indústria automobilística. A reportagem não está completa, pois só é interessante para historiadores, mas conto um pouco da redação. A crise inflacionária no Brasil em 1977 gerou o começo de uma grande crise e os presidentes das montadoras nacionais reclamam das baixas vendas e que foram pegos de surpresa, não conseguindo criar algum atrativo em seus produtos de imediato, porque qualquer alteração leva alguns meses para ser promovida. No quadro da matéria mostra o desempenho dos modelos por montadora em relação ao ano anterior. Os únicos modelos que tiveram desempenho positivo foram: Belina, Puma, Passat e Brasília. O Puma, apesar de englobar todos os modelos, GTE, GTS e GTB, teve um crescimento, em relação a 1976, de 72,3% de janeiro a maio de 1977. No final de 1977, essa porcentagem caiu um pouco, e a Puma teve um acréscimo nas vendas de 52% em relação ao ano anterior. Esse fato se deve a mudança da traseira do GTS, que no ano de 1976 não obteve números expressivos como vinha ocorrendo ano após ano, se recuperando em 1977, quase atingindo os números do líder GTE e passando a líder de vendas da Puma em 1978.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
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