O Puma GTE 1970 é do meu novo amigo Pedro Araújo, de Lisboa, Portugal. Um dos pioneiros no mundo, esse Puma é da primeira safra das exportações Puma para a Europa. Segundo o Pedro, só devem existir dois Puma em Portugal, o dele e outro "tubarão" que foi mostrado aqui como sendo GTE 1974, conforme informação do Puma Club da Alemanha. Mas ouve um engano, pois o ano está errado, sendo 1976 e o proprietário Álvaro Silva foi lhe apresentado por Antonio Gil, diretor da revista Topos e Clássicos, que é muito amigo do Pedro.
Voltando ao GTE 1970, o exemplar ainda exibe muita originalidade e o Pedro pediu minha ajuda para restaurá-lo conforme os padrões originais. Imagine minha resposta: SIM!
Faltam poucas coisas originais nesse Puma e coisas fáceis de obtenção, como as bolhas dos faróis, capas dos para-choques, entre outros. O senão fica por arrumar as rodas "Tijolinho" de aro 14 polegadas, atualmente muito raras, apenas as reproduções.O Puma tem as linhas perfeitas, nunca deve ter sofrido nenhuma grande colisão e muito menos algum tipo de alteração na carroceria. Tem os frisos dos vidros originais, as maçanetas de Fissore...
... E o painel quase intacto. O volante foi substituído e não tem mais o console central. Os bancos, pela foto, não dá para saber se são os conchas originais ou foram trocados.
O estado do assoalho era lastimável, mas também com 42 anos, não poderíamos esperar outra coisa.
Até as borrachas de respiração do ar dentro das bolhas dos faróis está no lugar, faltando apenas os degraus na fibra para encaixe das bolhas. Essas lanternas laterais não são originais, devem ter colocado para atender a legislação portuguesa. Em quase toda Europa essa exigência é bem antiga. As lanternas dianteiras de Fissore estão no lugar, assim como os vincos (bigode) da frente e capô e os famosos limpadores cruzados. A antena no tejadilho (teto, no Brasil) sempre foi uma moda européia. Aqui no Brasil nunca foi muito adotada devido a problemas de vedação, já que no país chove muito. Somente nos anos noventa, as montadoras brasileiras com modelos europeus adotaram esse tipo de antena, mas anda meio decadente por aqui.
O Pedro já começou a restauração desse Puma, iniciando pelo assoalho. Notem que o novo assoalho tem um desenho de estampa diferente dos VW brasileiros.
Ficou perfeito.
Em 2013 a história continua, com idas de peças para Portugal e principalmente minhas orientações. Esse será mais um afilhado.
Um comentário:
Esses assoalhos mais largos e com esse padrão de estamparia devem ser do Typ 181 ou The thing. O Puminha português é show. Com o restauro no padrão original será um modelo muito cobiçado na Europa.
Postar um comentário