segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Eventos - Encontro do Lorena

O 1° Encontro Nacional do Lorena GT realizado no último sábado dia 15 de dezembro em Saquarema-RJ, contou com a importante presença de ícones e entusiastas da marca. 
O local é a fabrica Lapagesse's Car, fabricante do Lorena GT-L, uma réplica do Lorena, baseada no último modelo fabricado, o Mirage GT. Algumas mudanças em relação ao original, como faróis e lanternas, devido a dificuldade de encontrar essas peças originais.
 Tomo a liberdade de falar de outra marca, da mesma maneira que falo de Puma, porque afinal de contas, o Lorena foi o grande desafiador do Puma VW nas pistas no final dos anos 60.
  Abaixo, da esquerda para direita, León Lorena, criador do Lorena GT, forte e saudável aos 94 anos. Ao seu lado, o grande ícone do automobilismo dos anos 60/70, Sidney Cardoso, responsável por levar e brilhar com o Lorena nas pistas de corrida. E por último, Luiz Fernando Lapagesse, organizador do evento e responsável pela fabricação do Lorena GT-L.
Abaixo uma foto de época do Lorena-Porsche de Sidney Cardoso.
 Aqui a turma do Lorena, todos com guarda-pó da fabrica. Da esquerda para direita, Mário Estivalét, grande entusiasta do Lorena e criador do site Lorena GT, onde fala sobre a história, modelos e tudo sobre o carro. Logo a seguir, Hélio Herbert, que em 1976 comprou os moldes e direitos de fabricação do Lorena, lançando o Mirage GT, que tinha algumas modificações devido a utilização do chassis de Fusca com suspensão de pivô e eixos mais largos. Sidney Cardoso, León Lorena e Luiz Fernando Lapagesse.
 Sempre da esquerda para direita, Amaral (pai do Dinho), eu, Estivalét, Lapagesse e Herbert.
 Aqui o Lorena GT original do Dinho Amaral, que está sendo restaurado na fabrica do GT-L.

 Não pude deixar de matar saudades entrando no Lorena GT-L.
Para os mais altos deve ser um problema ficar lá dentro, afinal o carro, que foi projetado nos Estados Unidos, baseado no Ford GT-40, como tal, sua altura não passa as 40 polegadas...
 ... Mas para entrar ou sair, a abertura no teto é providencial.
 O carro original utilizava o para-brisa do Corvette, no GT-L já é vidro nacional.
 Seu desenho é a mais profunda expressão de carro de corrida da década de 60.
 Uma visão da entrada da fabrica, com o Lorena GT laranja do Ribas e outro GT-L ao lado.
 O meu amigo Mário Estivalét levou para o evento, a sua recriação do Formula Vê de José Carlos Pace, o Môco. Claro que baixou a vontade de criança e entrei no formula.
 Quer dizer, me apertei nele. Dá para ver que o carro não foi feito para mim, pois o santo-antonio está abaixo da minha cabeça.
 Imagino a vida desses pilotos na época, além das corridas serem desgastante, ainda tinha que conviver com pouco espaço para as pernas, pés e mãos.

León Lorena contando histórias e mais histórias.
 Aqui o casal Lorena.
 Dois grandes pilotos do Lorena, que ganharam muitas provas, Jacob e Sidney.
 O fã com seu ídolo.
 Outro ícone da história do automobilismo brasileiro: o Joaquim. Para quem não o conhece por fotografia, saberá ao ler o blog do Mestre Joca.
 Dois grandes amigos, Hélio Mendonça, o Luby ou Lobisomen. E ao centro, Cesar Costa, o Berlineta. Agora, quando vocês falarem com eles por e-mail, vão lembrar de seus rostos.
 Outro amigo carioca, Dinho Amaral.
 A fera em Lorena, o meu amigo Mário Estivalét, me explicando as mudanças dos modelos ao longo dos anos.
 Aqui, em primeiro plano, o Lorena GT-L do Estivalét e ao fundo, a réplica do Lorena-Porsche do Sidney sendo feita.
 Outro amigo é o Roberto Octavio (E), correspondente do Puma Classic no Rio de Janeiro e o Luby, que só mostra para nós fotografias dele mais jovem, quando tinha os cabelos bem pretinhos.
 Uma parte da fabrica do Lorena GT-L, que também fabrica barcos.
 Depois fomos ao agradável Restaurante Garota de Itaúna para um delicioso almoço a beira da praia.

17 comentários:

luis wynns disse...

Parabens rapaziada, um lugar paradiziaco como Saquarema, e com uma fabrica de carros de corridas na garagrm, parece um conto de fadas.

Anônimo disse...

Duvidas - a mecanica desses novos Lorena é wv a ar ou outra?

se for a antiga mecanica como será feito nos carros novos produzidos para passarem nos limites do proconve? será que esses carros novos poderão ser licenciados normalmente?

EU acho que o Lorena nunca foi um primor de beleza. talvez tenha sido feito mesmo para as pistas da epoca. e hoje, 50 anos depois com todo o respeito me parece um carro muito feio. se a mecanica não tiver algo de especial, motor cambio suspensões, quem compraria um carro desses? e a qual preço?

Passeios de Jardineira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Passeios de Jardineira disse...
Valeu Felipe,ficou ótima a matéria.
Aguardamos os próximos.
Pequena correção,localizei os moldes no final de 76 início de 77 e não 71.

Obrigaqdo por tudo.
Abçs.
Helio Herbert

F250GTO disse...

Como já comentei em outras fotos, a cara de felicidade desse bando que esteve nesse evento, mostra o que foi essa grande festa.
Alguns meliantes presentes, (não sei como permitiram): Do lado de lá, Robertinho Otavio, Rodrigo Mattar e Cesar Costa.
Do lado de cá, Felipe Nicollielo, Mestre Joca e Helio Herbert!
Socorro! Saquarema nunca mais vai ser a mesma...
Romeu

Fernando Bessa disse...

Felipe adoraria ter ido ao evento, conhecer esse trabalho, artesanal, sem incentivo governamental, ao amigo anônimo os carros são produzidos como todos foras de série dos anos 70 com chassi e motor vw a ar, porém se quer modernizar pode colocar cambio de kombi diesel e motor ap flex moderno, ou manter o câmbio do vw a ar e motores boxer Subaru, porém descaracteriza o projeto do Lorena e Mirage.
Abraço Felipe.

Luby disse...

Evento nota 10 e a grande satisfação de conhecer pessoalmente o mestre Felipe..
abs
Helio Mendonça

Felipe Nicoliello disse...

Anônimo, entre no site Lapagesse's Car para maiores informações. O link está na matéria. Esses carros serão feitos para aqueles que conheceram o Lorena e um dia desejaram ter um. Para ter um esportivo com desenvolvimento moderno, melhor comprar um Camaro, Mustang ou Challenger, que só tem o apelo nostálgico no desenho, mas são muito diferentes dos modelos originais em tudo, velocidade, condução, estabilidade, conforto, equipamentos, segurança, etc. É impossível criar um automóvel idêntico de uma época, com a tecnologia moderna. Aquele que mais se aproximou disso foi o Ford GT, que nem nas dimensões eram as mesmas do original Ford GT 40.

Helinho,
Obrigado pela correção.

Romeu Nardini,
O senhor faltou ao evento, como pode uma coisa dessa? Seria o desempate para o lado de cá. Tá, te entendo, não tinha Ferrari no meio, mas a discussão girou entre o Lorena Porsche ser muito melhor que qualquer Ferrari... rsrsrs

Fernando,
Realmente foi muito legal, a garotada estava muito feliz, como o Nardini disse, estampada na cara.

Luby,
A satisfação foi minha em conhecê-lo pessoalmente depois de muitos anos de conversas.

Helio Herbert disse...

O Romeu não queria perder a final do Corinthians.

Sidney Cardoso disse...

Felipe
Foi um prazer enorme conhecê-lo pessoalmente. Além do mais, com te disse, você é parecidíssimo com um primo meu.

Pretendo escrever uma matéria sobre esse encontro no Nobres do Grid. Você me permite usar algumas das suas fotografias?

Olha, vou copiar abaixo o que acabei de escrever no blog de nosso amigo em comum Maurício Morais.

Maurício
O evento foi excelente como disse o amigo Luby. O Mário Estivalét e o Fernando Lapagesse o organizaram muito bem.

Tive o grande prazer e a honra de rever o Sr. Leon Larena Isquierdos após 44 anos, quando nos conhecemos na Estructofibra. Fiquei impressionado com sua total lucidez estando com 91 anos. Impressionante!!!! Sua esposa Dna. Rosa foi de uma simpatia total.

Assim como simpáticos, acolhedores e super hospitaleiros foram Luiz Fernando Lapagesse e toda sua família.

Conheci o Hélio Herbert Felisone Júnior, também construtor de Lorena.

Tive o prazer de conhecer muitas pessoas que só conhecia pela internet, como as da turma do Puma representadas pelo Luby, Felipe Nicolielo, também a turma do Puma de Brasília, a turma do Miura, etc. E muito mais que não citarei para não cometer injustiças, pois a memória pode falhar.

De Brasília vieram os pilotos José Carlos Catanhede,Sérgio Bandeira de Mello da Câmber e mais um outro muito boa praça que me me fugiu o nome da memória neste momento que escrevo.

Tive o prazer de conhecer pessoalmente Jacob Kounrousan, piloto do Lorena de SP que fez umas corridas vitoriosas e maravilhosas com o Lorena, assim como maravilhosa é sua pessoa.

Até o Alain Comi veio da Suíça para o evento. Não imaginava que esse carrinho, o Lorena, tivesse tantos admiradores.

Tive o prazer de rever vários amigos como o Mestre Joca, Dinho Amaral, seu pai, César Costa, Rubens Leal Casses, Rodrigo Mattar, etc,etc.

Essa camisa vestida por mim e feita com sua arte foi muito admirada pela turma.

Enfim, foi um encontro maravilhoso, assim como maravilhosa é Saquarema com suas belas e agradáveis pousadas

Felipe Nicoliello disse...

Sidney,
As fotos que lhe mandei por e-mail são suas, fique a vontade. Eu usei nesta publicação fotos que vc me mandou, algumas sei que não foram tiradas por vc, mas foram com sua máquina.
Enfim, somos todos lorenistas.
E Viva o Lorena!

Mario Estivalet disse...

Felipe,perdão pela demora no comentario mas ainda não consegui sair de Saquarema. Não consigo me afastar das Lorena´s. Realmente o evento foi paravilhos, pessoas sensacionais, apaixonados, um bando de malucos. Agradeço sua presença, e espero que sua "traição" aos Puma não traga problemas, pois depois de sentar na Lorena voce não consguia tirar do rosto um sorriso de felicidade. Agradecimentos para todos que compareceram, especialmente ao meu amigo Luiz Fernando, organizador do evento, que trabalhou por semanas, praticamente sozinho, que realmente foi um sucesso.

Mario Estivalet disse...

Felipe,perdão pela demora no comentario mas ainda não consegui sair de Saquarema. Não consigo me afastar das Lorena´s. Realmente o evento foi paravilhos, pessoas sensacionais, apaixonados, um bando de malucos. Agradeço sua presença, e espero que sua "traição" aos Puma não traga problemas, pois depois de sentar na Lorena voce não consguia tirar do rosto um sorriso de felicidade. Agradecimentos para todos que compareceram, especialmente ao meu amigo Luiz Fernando, organizador do evento, que trabalhou por semanas, praticamente sozinho, que realmente foi um sucesso.

Mestre Joca disse...

Felipe, muito obrigado pela menção ao meu nome e á sua agradável companhia neste evento, assim também como a cessão das fotos. Impossível descrever em palavras o que foi este encontro de amigos.Esperamos que haja outro no próximo ano, vamos nos organizar para isso. Grande abraço,

Sidney Cardoso disse...

Felipe Nicoliello
Grato por ceder as fotos.
E Viva o Lorena!

fernandolapagesse disse...

Vcs me matam de orgulho de ser amigo de vocês...
Muito obrigado, sempre!!!

Luiz Fernando Lapagesse

Cesar Costa disse...

Estopu tendo orgasmos múltiplos com o DVD que o Mario Estivlet me deu...