sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Foto de época - Jacob Kounrousan

A foto é do album do ex-piloto Jacob Kounrousan, escaneada pelo meu amigo Mário Estivbalét.
Este é o Puma GTE 1972 do Jacob (de camisa verde), que usava no dia a dia. Ele corria de Lorena GT, mas não era bobo e para o uso diário, nada mais confortável que um esportivo da Puma. Claro que deveria ter um motorzinho nada tranquilo e as tomadas de ar, no lugar das de tubarão, tipo de corrida, faziam parte dos Puma de rua da juventude. Hoje, em depoimentos de ex-pilotos como o meu amigo José Martins, diz que essas tomadas, quando abertas internamente, eram um exagero, o volume de ar era tão grande, que precisava abrir uma saída de ar traseira, para que o capô parasse de pular que saltar do carro.

Vista Aérea

A foto, o Chevrolet 1940 e o Puma GTS 1979 são do meu amigo Glauber Acquati de Brasília-DF. O Fusca 1969 é do amigo dele Caio César.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Puma de corrida #72


O meu amigo Mário Estivalét me enviou a foto com a redação abaixo:
O Jacob Kounrouzan levou um álbum no Encontro de Lorena, que foi copiado, escaneado e devorado e dali saíram muitas coisas interessantes. Apareceram algumas fotos de Puma, que não pude deixar de mandar de presente de Natal para você.
Nessa foto, o Puma vermelho #72 de Miguel Lafer sendo perseguido pelo Lorena azul #11 de Jacob Kounrouzan na Copa Brasil de 1970. Houveram quatro provas, dias 6,13,20 e 27 de dezembro de 1970. No dia 27 o Puma chegou em primeiro e o Lorena em segundo, portanto, a foto pode ser desse dia. Claro que quem ganhou a Copa, soma das quatro provas foi o Lorena com o Jacob, o Puma ficou em um péssimo segundo lugar.... eheheh. Lorena 27 pontos e Puma só 26 pontos. Observe a tomada de ar da coluna do Puma. Matérias em Lorena GT Copa Brasil - Estreantes.



Curiosidades - Menor motor V-12

Quem gosta de mecânica, logo se apaixona por essa construção e se gostar de miniatura, mais será a alegria em ver o filme.
 

Qual a sua opinião?

O projeto de Lei 4235/2012 do Deputado Federal Marco Feliciano (PSC-SP) visa a proibição do comércio de peças usadas para veículos, para diminuição dos roubos de veículos, que tem como consequência o abastecimento do mercado de peças usadas. A exceção fica por conta dos veículos antigos e de coleção, mas com a devida comprovação de origem das peças.
Essa notícia saiu aqui na Câmara Noticias e tem um link para você dar sua opinião aqui.
Ao meu entender, isso contribuirá para o desaparecimento das peças usadas, afinal muitas vem do indústria do roubo. Como consequência para nós antigomobilistas, em futuro próximo não haverá peças de reposição para os antigos que virão. Não seria melhor, pelo menos para nós, coibir o comércio ilegal e os roubos. Como sempre o poder público empurrando a conta para a população.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feliz Natal

A todos, um Feliz Natal com muita paz, saúde e harmonia. O amor será consequência.

Puma pelo mundo

Outro Puma que está na Espanha, esse com placa de Sevilha, como informa meu amigo Fernando Miguel Suaréz Garcia. Pelos detalhes, trata-se de um Puma GT 1969 ou 1970. Estranho, pois os modelos que começaram a viajar pelo mundo foram os GTE e não os GT. Um história a se investigar.

Humor - Fim do mundo 2

O mundo não acabou, se tivesse acabado seria transmitido assim:


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Humor

Peguei no Face do meu irmão e, sempre acredito nele.

Dia A Dia

Hoje em São Paulo, na Av. Juscelino Kubitschek. Quem gosta usa! Ao fundo, no centro o edifício com vidros, onde está a sede do Facebook no Brasil.

Sessão Tela Puma - Entrevista Anísio Campos

No programa Sob Nova Direção aconteceu a entrevista com Anísio Campos e de quebra, Miguel Crispim está participando como convidado a fazer perguntas. Pena que existem problemas no som, prejudicando um pouco o vídeo.
 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Memorabilia (4) Chaveiro Salvacar

Por Claude Fondeville
Mais uma memorabilia Puma, desta vez um chaveiro de uma revendedora de automóveis situada na região do bairro de Vicente de Carvalho no Rio de Janeiro, a Salvacar.
Certamente não era um revendedor Puma, mas sim um de carros usados. 
Como o endereço menciona GB (Estado da Guanabara), estamos entre os anos de 1960 e 1975 e a menção CETEL (Companhia Estadual de Telefones da Guanabara) operou de 1965 até 1975.
Quanto ao endereço, o Google Maps nos remete ao que é hoje em dia a Padaria Confeitaria e Lanchonete Tico e Teco!!!!!
Quanto à Agência de Automóveis Salvacar, quantos puma de segunda mão teria negociado? Ou simplesmente usou nosso carrinho de estimação para embelezar o seu chaveiro?
Enfim, mais um chaveiro Puma para a coleção.

Chaveiro Puma - Puma Sul (2)

Já falamos desse chaveiro aqui, mas hoje venho com foto nova, chapada,  do meu amigo Leandro Guilherme Pacolatti Gomes, o Lêle de Londrina-PR. 
Ele me contou que acabou de adquirir em um site de vendas esse chaveiro do concessionário Puma Sul, de Porto Alegre-RS. Quem gosta tem que correr atrás e ficar sempre ligado.

Puma pelo mundo

Recebi informações de um novo amigo na Espanha, Fernando Miguel Suaréz Garcia. Ele disse que lá existem por volta de cinco automóveis Puma. Esse Puma 1970 ou 1971 está com placa de Madrid. 


Puma+Arts

O meu Maurício de Morais lançou o livro "Pinte o Puma", com diversas imagens de Puma para pintar, colorir, rabiscar e tudo que tiver vontade. Tem todos os modelos desde os primeiros até os GTB e AMV. Uma boa diversão para as crianças que adoram o brinquedo do papai. Informações com o "Maurício de Morais Souza"  no endereço:  - mau917@gmail.com -  

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Eventos - Encontro do Lorena

O 1° Encontro Nacional do Lorena GT realizado no último sábado dia 15 de dezembro em Saquarema-RJ, contou com a importante presença de ícones e entusiastas da marca. 
O local é a fabrica Lapagesse's Car, fabricante do Lorena GT-L, uma réplica do Lorena, baseada no último modelo fabricado, o Mirage GT. Algumas mudanças em relação ao original, como faróis e lanternas, devido a dificuldade de encontrar essas peças originais.
 Tomo a liberdade de falar de outra marca, da mesma maneira que falo de Puma, porque afinal de contas, o Lorena foi o grande desafiador do Puma VW nas pistas no final dos anos 60.
  Abaixo, da esquerda para direita, León Lorena, criador do Lorena GT, forte e saudável aos 94 anos. Ao seu lado, o grande ícone do automobilismo dos anos 60/70, Sidney Cardoso, responsável por levar e brilhar com o Lorena nas pistas de corrida. E por último, Luiz Fernando Lapagesse, organizador do evento e responsável pela fabricação do Lorena GT-L.
Abaixo uma foto de época do Lorena-Porsche de Sidney Cardoso.
 Aqui a turma do Lorena, todos com guarda-pó da fabrica. Da esquerda para direita, Mário Estivalét, grande entusiasta do Lorena e criador do site Lorena GT, onde fala sobre a história, modelos e tudo sobre o carro. Logo a seguir, Hélio Herbert, que em 1976 comprou os moldes e direitos de fabricação do Lorena, lançando o Mirage GT, que tinha algumas modificações devido a utilização do chassis de Fusca com suspensão de pivô e eixos mais largos. Sidney Cardoso, León Lorena e Luiz Fernando Lapagesse.
 Sempre da esquerda para direita, Amaral (pai do Dinho), eu, Estivalét, Lapagesse e Herbert.
 Aqui o Lorena GT original do Dinho Amaral, que está sendo restaurado na fabrica do GT-L.

 Não pude deixar de matar saudades entrando no Lorena GT-L.
Para os mais altos deve ser um problema ficar lá dentro, afinal o carro, que foi projetado nos Estados Unidos, baseado no Ford GT-40, como tal, sua altura não passa as 40 polegadas...
 ... Mas para entrar ou sair, a abertura no teto é providencial.
 O carro original utilizava o para-brisa do Corvette, no GT-L já é vidro nacional.
 Seu desenho é a mais profunda expressão de carro de corrida da década de 60.
 Uma visão da entrada da fabrica, com o Lorena GT laranja do Ribas e outro GT-L ao lado.
 O meu amigo Mário Estivalét levou para o evento, a sua recriação do Formula Vê de José Carlos Pace, o Môco. Claro que baixou a vontade de criança e entrei no formula.
 Quer dizer, me apertei nele. Dá para ver que o carro não foi feito para mim, pois o santo-antonio está abaixo da minha cabeça.
 Imagino a vida desses pilotos na época, além das corridas serem desgastante, ainda tinha que conviver com pouco espaço para as pernas, pés e mãos.

León Lorena contando histórias e mais histórias.
 Aqui o casal Lorena.
 Dois grandes pilotos do Lorena, que ganharam muitas provas, Jacob e Sidney.
 O fã com seu ídolo.
 Outro ícone da história do automobilismo brasileiro: o Joaquim. Para quem não o conhece por fotografia, saberá ao ler o blog do Mestre Joca.
 Dois grandes amigos, Hélio Mendonça, o Luby ou Lobisomen. E ao centro, Cesar Costa, o Berlineta. Agora, quando vocês falarem com eles por e-mail, vão lembrar de seus rostos.
 Outro amigo carioca, Dinho Amaral.
 A fera em Lorena, o meu amigo Mário Estivalét, me explicando as mudanças dos modelos ao longo dos anos.
 Aqui, em primeiro plano, o Lorena GT-L do Estivalét e ao fundo, a réplica do Lorena-Porsche do Sidney sendo feita.
 Outro amigo é o Roberto Octavio (E), correspondente do Puma Classic no Rio de Janeiro e o Luby, que só mostra para nós fotografias dele mais jovem, quando tinha os cabelos bem pretinhos.
 Uma parte da fabrica do Lorena GT-L, que também fabrica barcos.
 Depois fomos ao agradável Restaurante Garota de Itaúna para um delicioso almoço a beira da praia.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Eventos - Almoço de Confraternização Puma Clube

Vamos lá, é neste domingo, 16 de dezembro. Saíremos em carreata do primeiro Posto de Combustível da Rodovia dos Bandeirantes, km 29, às 9:30 horas em direção à Campinas. Contatos: Irineu (11) 99246 2393 ou Eliane (11) 99301 6429.