Quando chega a hora de colocar o emblema frontal do Puma e este não tiver os furos originais, começa o dilema.
Parece não fazer diferença, mas a harmonia da frente dos modelos Puma está na correta localização do emblema "cara da fera". Nos modelos GT de 1968 a 1970 e GTE de 1970 a 1972, com os famosos vincos no capô conhecidos por "bigodes", a situação é fácil, porque sua posição é definida pelos bigodes.
Já nos modelos GTE Spider (conversível) de 1971/1972 e nos GTE / GTS de 1973 até 1976 1ª Série, a posição é mais difícil de definir, devido a frente lisa.
Primeiro acho o centro da posição do emblema tomando por base as lanternas. Depois marque 2,6 cm do vinco da frente até o final do emblema com fita, como na imagem abaixo. Coloque um pedaço de fita crepe para marcar o final do emblema e um risco na vertical para definir o centro. Para marcar os dois furos existentes neste emblema, pingue esmalte de unha nas pontas dos parafusos e vá com cuidado posicionar o emblema na posição correta. Encostou na carroceria ficará marcado os furos a serem feitos. Depois é só colocar e sorrir. Nos modelos GTE e GTS de 1976 2ª Série até 1980 (chassis iniciado por SP 102...), o processso é o mesmo, porém a medida é outra.
Nesse caso a distancia é 3,8 cm, do mesmo ponto adotado no modelo anterior.
Não tenha medo de furar que vai pegar na canaleta de escoamento de água, porque esta fica mais a direita na vertical e na horizontal bem mais abaixo dos furos. Veja na imagem abaixo, os parafusos desse emblema.
Apesar dos modelos GTI e GTC, a partir do modelo 1981 até 1984, terem para-choques diferentes, o emblema é na mesma distância dos modelos 1976 a 1980, ou seja, 3,8 cm.
Como na fibra existem variações, as medidas nunca serão precisas milimetricamente, podendo haver pequenas variações de milímetros que não afetaram o visual correto do emblema. Mas pedir no olhômetro ou na base dos três dedos, isso nunca dá certo. Vamos evitar casos como o exemplo abaixo, completamente fora de posição, mudando até a cara do Puma, que fica parecendo estar sorrindo e fera não sorri, ruge!
Depois desta publicação vai todo mundo correr para o Puma com fita métrica.
Os meus estão com as medidas certinhas ....mórram de invejaaa .... kkkkkkk, brincadeiras a parte espero que o do6 tbém estejam.
ResponderExcluirEu não vou correr pra medir nada no meu Puma. Já fizeram isso pra mim. He he he...
ResponderExcluirO meu está na furação original que localizei debaixo de muita massa...
ResponderExcluirÉ bom lembrar que alguns Puma possuem uma moldura para o emblema.
ResponderExcluirNão sei exatamente quais anos mas o meu 79 tem - creio que é válido apenas para os que saíram com a cara preta (em plástico).
Inclusive furtaram meu emblema que era original, mas a moldura ficou. Moldura e emblema eram colados - não haviam pinos.
Segue no link abaixo com uma foto da moldura.
A distância eu não anotei antes de retirar, segue uma foto da frente antes da repintura
Por enquanto meu Puma continua sem o emblema, ainda não encontrei um genuíno para substituir o roubado.
Tem um desse ai exposto la no museu do lixo do parque do guarapiranga todo ralado e sem o teto.... esta na cor vermelha e infelizmente todo arrebentado
ResponderExcluirBeleza Felipe!!! Parabéns pela matéria. Abraço. Paulo - Fpolis
ResponderExcluirNa minha GTS 79 o emblema continua original e no lugar correto! Como ela nunca foi batida preservaram o emblema no lugar certo,porem o antigo proprietario quando fez a primeira "restauração" integrou a moldura do emblema que no meu caso é cromado com massa plástica! Foi duro para tirar e deixá-lo limpo novamente
ResponderExcluirTambém tem uma outra forma eficiente de se localizar os furos originais. Olhando por dentro da caixa de estepe, no verso do local do emblema. Se os furos não estiverem visíveis, é só lixar bem que eles aparecem.
ResponderExcluirOs meus, achei-os assim.
Felipe,
ResponderExcluirvocê tem as medidas para o logo traseiro? a minha é uma GTC
abraços!