O Touring Club do Brasil era um clube de automóveis, que fornecia reboque, assistência técnica, despachante, etc., tudo aquilo que as companhias de seguro fornecem hoje. Para isso, pagava-se uma anuidade individual por veículo e como há muito tempo temos os mesmos serviços fornecidos pelas seguradoras ou operadoras de estradas, os clube foram deixando de existir. Em São Paulo ainda sobrevivia o Automóvel Clube do Estado de São Paulo, com caminhões antigos, sobrevivendo por muita força e raça, mas não resistiu a modernidade. Somado a isso tudo, a telefonia móvel e com Internet ajudou muito o motorista no socorro imediato.
Lá nos idos dos anos 70, o Touring lançou seu plano de expansão para aumentar seu quadro de associados. Estava se tornando um dos melhores clubes de serviços ao automóvel, superando os antigos clubes. Os caminhões eram modernos, a variedade de serviços aumentando ano após ano e com o plano de expansão, o Touring tinha ambição ser o maior clube de assistência do Brasil.
Na imagem abaixo, reproduzida do folheto, publiquei no Foto de época com a devida fonte, ressaltando o Puma GT DKW. O que não sabíamos que a foto vinha de um folheto de propaganda.
Folheto Touring cedido pelo meu amigo Sergio Campos.
2 comentários:
Dessa época até o fim da década de 80 foi uma era romântica do automobilismo que hoje só está viva no antigomobilismo, pois hoje com o advento dos financiamentos fáceis a perder de vista, compramos carros novos praticamente como trocamos de roupa (se bem que, hoje em dia com a crise nem tanto)
Meu pai se aposentou no touring ele foi socorrista por anos e hoje estou com o reboque que era do touring e hoje me pertence
Postar um comentário